James Bowen – Bob: um gato de rua fora do normal

resenha do livro bob um gato de rua fora do normal james bowen

Bob, um gato de rua fora do normal
James Bowen
Editora Novo Conceito, 2014
208 páginas

“Nós ganhamos segundas chances todos os dias, mas geralmente não as aproveitamos. E então eu conheci o Bob”. James Bowen é um músico sem-teto que se apresenta nas ruas de Londres para sobreviver. A partir do momento em que ele encontra um gato de rua machucado, com o pelo cor de laranja e grandes olhos verdes, sua vida começa a mudar. Juntos, James e Bob enfrentam o mundo – e vencem.
Uma história verdadeira sobre amor e amizade que vai fazer você sorrir muito.

Publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, o terceiro livro de James Bowen é um encanto. Se você ainda não conhece a história de James e seu gato, Bob, vou apresentá-los rapidamente: quando jovem, James e sua mãe mudavam-se muito frequentemente em decorrência do seu emprego. Tantas mudanças não fizeram bem à mente do menino, que não conseguia adaptar-se e fazer amigos nas mais diversas cidades. Ele logo foi diagnosticado com transtorno bipolar e começou a se tornar uma pessoa revoltada, até que, algum tempo depois, resolveu tentar a carreira de músico em Londres.

Na Inglaterra, o sucesso não veio como o esperado, e James começou a se afundar nas drogas, ficando cada vez mais dependente dela. Expulso da casa de sua meia irmã, passou a dormir no chão de casas de amigos e, logo depois, foi viver nas ruas. James experimentou de tudo, caindo na heroína, que o levava a cometer pequenos delitos e se tornar alguém irreconhecível, misturando minutos com horas, horas com dias. Dez anos se passaram como em um piscar de olhos, até que ele começou a perceber que precisava sair dessa vida. A cura não seria fácil, muito menos rápida.

resenha do livro bob um gato de rua fora do normal james bowen

Com a recuperação, James passou a fazer apresentações nas ruas de Londres, ganhando algum dinheiro para alimentar-se e pagar o aluguel de sua pequena quitinete. Viver nas ruas não é fácil; algumas pessoas não o veem e, quando o fazem, as reações são as mais diversas: algumas ajudam, outras fingem não ver, mas há outras que gostam de arrumar encrenca ou simplesmente lançar um insulto. James afirma que, vivendo nas ruas, ele sentiu-se desumanizado e invisível para o mundo.

Quando encontrou Bob, machucado e precisando de ajuda (assim como ele!), um novo caminho se abriu. Apesar de ter mais uma boquinha (que come muito!) para alimentar, James enxergou em Bob uma oportunidade de ter um objetivo para se recuperar, largar as drogas, sentir-se humano outra vez e voltar a ter uma vida digna. Os obstáculos foram muitos e os perigos de trabalhar nas ruas estava sempre lá, à espreita. Mas James e Bob receberam uma segunda chance na vida, e não iriam largar. Hoje, essa dupla encanta o mundo inteiro pela sua determinação, garra, confiança mútua e companheirismo.

resenha do livro bob um gato de rua fora do normal james bowen

Este livro conta praticamente a mesma história que encontramos no primeiro, “Um gato de rua chamado Bob“, porém em uma versão mais reduzida e “leve” – e, é claro, com fotos. Para quem já conhece a história da dupla, assim como eu, pode achar o livro repetitivo, pois até mesmo as situações que a dupla enfrentam são as mesmas, e contadas da mesma forma. Porém, acho que a história desses dois é tão encantadora que não me cansei de ler mais uma vez sobre eles.

A leitura flui em uma velocidade ótima: você passa os capítulos sem nem ao menos perceber e, quando se dá conta, já se passaram 50, 100 páginas. Li este terceiro livro em questão de horas, e foram momentos agradáveis, inspiradores e de muito crescimento espiritual. Para mim, conhecer a história de James, um cara que tentou ser músico, afundou-se durante 10 anos nas drogas e conseguiu sair por vontade própria, e de Bob, um gato inteligente e carinhoso que também sabe retribuir o carinho que recebe, é uma lição de vida.

resenha do livro bob um gato de rua fora do normal james bowen

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Responder

    Michelle

    12/07/2014

    Eu adoro livros sobre animais (gatos, especialmente) e me interessei pela história de Bob assim que soube que viraria livro. Mas, pelos comentários que li ultimamente, contar a mesma história em 3 volumes me parece exagero (e certa esperteza da editora). Enfim… quero ler, mas provavelmente só o primeiro livro.
    bjo!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      12/07/2014

      Oi, Michelle!
      Também achei um pouco chato terem contado praticamente a mesma história em 3 livros. E, na verdade, a esperteza começa com a editora lá de fora. O primeiro com certeza vale a pena ser lido, mas esse com as fotos… conquista, né?
      Beijo!

  2. Responder

    Brenda Kwon

    12/07/2014

    [love] [heart] Wnn, esse livro parece ser muito fofo!! Eu amo gatos, hahah ♥
    A história é bem interessante. Eu ouvi falar muito sobre esse livro, realmente parece ser uma história bem legal!! Ele já vai estar na minha lista de compras!! [happy]

    Beijos, Gabi! [heart]

  3. Responder

    clay

    12/07/2014

    Pra quem é apaixonada por felinos vale a pena hahaha, eu adorei =D

  4. Responder

    Babi Lorentz

    13/07/2014

    Não sabia que este contava a mesma história do primeiro, então acabei por querer começar a leitura destes livros hoje mesmo. Estava ainda esperando receber o primeiro para poder começar a ler, entende? rs. Adorei saber disso, então.
    Acho que deve ser uma linda história de recuperação…
    Beijos.

  5. Responder

    Iris

    21/06/2016

    [love] Quando James, irá lançar outro livro nos contando como esta sua vida atualmente com Bob, as mudanças, as melhoras, gostaríamos de saber como eles estão nos dias atuais

ESCREVA UM COMENTÁRIO