Jojo Moyes – A última carta de amor

resenha do livro A última carta de amor

A última carta de amor
Jojo Moyes
Editora Intrínseca, 2012
384 páginas

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Quando olhamos pra esse livro, nos apaixonamos de cara pela arte de capa dele, que é toda feita com cartas sobrepostas, envelopes, selos e carimbos. Para os amantes de correspondências, que adoram receber e enviar cartas, essa história é um prato cheio e é quase uma obrigação ter um exemplar na estante. Foi o que aconteceu comigo. Mas não foi só por isso que decidi ler este livro: além da minha paixão por cartas, a história se passa em 1960, um período onde tudo era muito mais rígido e, acima de tudo, é um romance. Muito autêntico e muito delicioso de ler.

Ao mesmo tempo em que é contada a história de amor de Jennifer e “B” (não posso revelar esse nome), a vida de Ellie, a jornalista que descobre as cartas 40 anos depois, dá uma guinada que ela nunca imaginou. A dedicada jornalista vê a sua carreira afundar enquanto repensa toda a sua vida amorosa, vendo a si mesma e às suas dúvidas na caligrafia de Jennifer, nas cartas endereçadas a alguém que ela desconhece, narrando uma história de amor que ela desconhece, mas que vê refletida na sua.

Estive planejando comentar brevemente sobre a necessidade de haver um ano no início de cada capítulo para facilitar o encontro do leitor com a época; ia escrever sobre a pouca distância nas entrelinhas que confunde a leitura; ia escrever sobre as cartas de inícios de capítulos, que não têm ligação uma com a outra (no final do livro fala que elas são as últimas cartas de amor de pessoas reais); ia dizer que, apesar da citação da capa dizer que você iria chorar lendo este livro, eu não chorei. E eu ia falar sobre todos esses pequenos obstáculos que encontrei no decorrer da leitura, mas tudo foi total e completamente irrelevante em comparação ao final. Eu soltei uma exclamação que é impossível transcrever quando DESCOBRI! E foi incrível. Não, apaga isso. Foi inacreditável!

Eu adorei ler fazendo comparações com as cartas de amor de hoje e antigamente, e cheguei à conclusão de que nasci na época errada. Cadê todo o diálogo e as palavras de amor colocadas no papel? Onde está o sentimentalismo? Nas mensagens de texto por celular e MSN é que não estão. Por isso, sempre que posso, ainda escrevo cartas. Elas sempre levam um pouco de nós, do modo mais sincero.

POSTS RELACIONADOS

115 comentários

  1. Responder

    Natalia França

    25/05/2012

    Me interessei pelo livro quando vi a capa e depois de ler a resenha me apaixonei! Preciso ler!

  2. Responder

    Jei Oliveira

    25/05/2012

    Quero muuuito ler esse livro, tanto é que a página dele na Saraiva é minha página inicial *-*

  3. Responder

    Flávia

    25/05/2012

    Amo livros assim. Fiquei curiosa para ler, tomara que eu ganhe. No momento, estou lendo “O diário de uma paixão”. Já assisti o filme e é lindo, mas com certeza o livro é melhor.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      26/05/2012

      O livro de Diário de uma paixão é mesmo muuuito bom! É um dos meus livros preferidos, espero que você adore também! *-*

  4. Responder

    Anny Helyse

    25/05/2012

    Oi Gabi! Acabei de ler sua resenha sobre o livro “A Ultima Carta de Amor” e posso te dizer que fiquei extremamente curiosa pra saber o que acontece nessa história. Adoro livros assim de romance e que tem o final surpreendente e de tirar o fôlego. Estou participando do sorteio, espero conseguir ganhar esse livro, quero muito ler! Beijos.

  5. Responder

    Luuh Costa

    25/05/2012

    Eu amei a resenha deste livro e fiquei doidinha para comprar. E essa capa linda?
    Ele é lindo demais, quero muito ler *-*

    Amei demais a resenha <3

  6. Responder

    Pedro

    25/05/2012

    Juro que comprei esse livro por causa da capa! Mas, quando li a sua resenha não vou me arrepender de ler quando chegar. Não vou participar do sorteio, porque, se eu ganhar (o que não é possível) irei ficar com dois exemplares. [happy]

    Beijos Gabi, e muito sucesso!
    xx, Pedro.

  7. Responder

    Beatriz

    25/05/2012

    Essa capa é tudo de bom *-*

  8. Responder

    Erika Tammy

    25/05/2012

    Oi Gabi, já faz um tempo que não comento e adorei a resenha [wink]
    Estou louca para ler esse livro, adorei a resenha como sempre!
    já estou participando da promoção, agora é torcer para ganhar, rs!
    Beijos minha linda!

  9. Responder

    Imelidane

    25/05/2012

    Eu nem acredito.. Eu adoraria ganhar este livro.. Deve ler uma história linda… =)

    • Responder

      Imelidiane

      25/05/2012

      Ei, espera. Esqueci de comentar que sim… as cartas fazem muita falta hoje. E que uma história que se passa em Londres, que envolve cartas e ainda um “B” que estou agora imaginando quem é… Deve ser uma magnífica e apaixonante história. Estou rendida apenas com a resenha, imagina quando puder lê-la por completo. E quanto as cartas… É verdade que mesmo gostando das cartas, acabo (como muitos) apelando para o sms ou até mesmo uma simples mensagem offline no msn… é… acho que precisamos apostar em cartas de amor com amor. [confused]

  10. Responder

    Clara Alves

    25/05/2012

    Não sei o que parece melhor: a capa ou a sinopse UAHUAH Londres E 1960? É pra matar qualquer um kkkkkk Não acho (mais) que eu tenha nascido na época errada, massss adoro a década de 60 haha O livro parece ser incrível! *-*

  11. Responder

    Jaqueline Silva

    25/05/2012

    Fiquei encantada e louca para ler esse livro. Adoro me corresponder por cartas e esse livro eu preciso ter na minha estante já *–*
    Adorei sua resenha , Gabi [wink]

  12. Responder

    Rafa Ribeiro

    25/05/2012

    Já disse que adoro as tuas resenhas? Pois é 😀

    Quando vi este livro circulando por aí, foi amor a 1ª vista. A capa é linda e a história deve ser surpreendente. Fiquei curiosa depois de ler a tua resenha, juro

    P.S: Faço das tuas as minhas palavras: “Para os amantes de correspondências, que adoram receber e enviar cartas, essa história é um prato cheio e é quase uma obrigação ter um exemplar na estante.”

    Bom final de semana, beijão ♥

  13. Responder

    Ludmila

    25/05/2012

    Gabi,
    Ah! Estou doida para ler esse livro…
    A.D.O.R.E.I sua resenha!
    Adoro cartas também e é também gosto de fazer essas comparações sobre os comportamentos do passado com os de hoje em dia e, perdemos tanto não é?
    Sua resenha me deixou curiossíssima para “descobrir” o que vc descobriu. rsrsrs
    Agora é participar bastante do sorteio para ver se consigo esse livro [love] rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Beijo grande!

  14. Responder

    Bruna

    25/05/2012

    oii Gabi

    já estava encantada pela capa deste livro, agora com essa resenha fiquei commais vontade ainda de ler.
    amooo cartas de amor e declarações de afeto em geral sabe… deve ser incrível mesmo ler esse livro.

    super participando do sorteio

    megaa bjoo
    ;**

  15. Responder

    Camila Araújo

    25/05/2012

    Eu também amei esse livro, Gabi. É muito lindo mesmo, todo o entrelace de uma história com a outra e tal.
    Daí, logo em seguida, li A Casa das Orquídeas que tem um tema parecido e também adorei.

    O final é muito bom mesmo! E eu fiquei emocionada com a história.

    Também adoro cartas! Muito mais que e-mails e sms, apesar de não economizar palavras nesses tipos de correspondências como muitas pessoas fazem.

    Sorte aos que participarem do sorteio.

    Bjs.

  16. Responder

    Natália Maia

    25/05/2012

    Nossa, que ótima a resenha! O livro parece lindo mesmo. E essa capa é muito fofa! Também sou assim em relação a finais. Pra mim, se o final é arrebatador e bem pensado, o livro todo sobe no meu conceito, e eu esqueço de todos os defeitos. SUHAUSHA
    Natália Maia – viciadasemlivros.wordpress.com

  17. Responder

    Eliana

    25/05/2012

    Adorei a resenha e fiquei super afim do livro ! [wink]
    E é claro que já estou participando do sorteio HAHA’

  18. Responder

    Sammy

    25/05/2012

    Somos duas que nascemos na época errada! Acho tão romantico cartas de amor, eu fica boba quando via as da minha mãe, hoje infelizmente o mundo andou tão rápido, que gestos assim ficaram para trás só nas lembranças. Posso dizer que a resenha que deixou para lá de curiosa a respeito do B! Tenho um problema com essa minha curiosidade, rsrs.

    Enfim, já estou participando da promoção e torcendo muito!

    Bjs

  19. Responder

    Victoria eliza

    25/05/2012

    A resenha esta ótima , eu sou louca por esse livro a CAPA é lindaaa , adoro Cartas acho muito Romântico , sincero, é mais fácil escrever na carta expressar tudo o que você sente do que falar pessoalmente , pelo menos pra mim é !!! Quero muito esse livro , amo Romance e esse parece ser um Ótimo Livro!! [love]

  20. Responder

    Suellen

    25/05/2012

    Pela capa, pela resenha e pelo nome do livro eu me apaixonei, quero muuuito.
    #VouGanhar!

  21. Responder

    Bruna Reis

    25/05/2012

    Nossa Gabi, estou doida por este livro sabe? Adoro essas histórias que mesclam uma mesma situação no passado e no presente XD A gente consegue notar muito bem as diferenças. Essa parece ser uma história de aprendizado, acima de tudo. Quero muito ler. Espero ganhar dessa vez ;x haha

    Beijão
    Bruna Reis

  22. Responder

    Rafaela

    25/05/2012

    Adoro livros assim ! Adorei a resenha e foi amor a primeira vista quando vi a capa do livto, hahhhaha ! Fiquei muuito curiosa agora, preciso ler.
    Participando do sorteio e torcendo pra ganhar ! Beijos
    rafaelacomtudo.blogspot.com

  23. Responder

    Dezi Faustino

    25/05/2012

    Ah, fiquei curiosíssima pra saber o que acontece no livro, parece ser uma história linda. Puxa, se eu não ganhar esse sorteio vou ter que comprar esse livro, fiquei com muita vontade de ler. [smile]

  24. Responder

    Débora Lima

    25/05/2012

    Oi, Gabi!
    Eu fiquei olhando pra esse livro na loja e não sabia se levava pra casa ou não. Na dúvida acabei largando ele por lá. Só que agora que eu li a sua resenha me arrependi completamente da minha escolha.rs Também gosto muito de cartas e a diferença das correspondências atuais com as de 40 anos atrás deve ser enorme.
    Adorei o livro!
    Beijos!

  25. Responder

    Júlia

    25/05/2012

    O que me chamou bastante atenção nesse livro e na resenha que você fez dele é o fato dos personagens parecerem complexos e reais, isso faz a história parecer bem mais emocionante de ler. Estou ansiosa para começar a descobrir essa história <3

  26. Responder

    Amanda

    25/05/2012

    Que bom que gostou do livro, Gabi! Fiquei feliz em saber! Li outras resenhas por aí onde o pessoal tinha se decepcionado com a história. Eu ainda quero ler e espero gostar tanto quanto você! 🙂

    Beijos!

  27. Responder

    Danni

    25/05/2012

    Oi, Gabi!

    Como eu comentei no twitter, eu sabia que tu iria gostar deste livro *-* A capa é mesmo linda e maravilhosa e vou confessar para você que até certo ponto eu fiquei confusa com a história e tals por essas razões que vc disse, mas depois estava tudo certo e o livro teve o desfeixo perfeito 🙂

    Beijos :*
    ps: eu chorei um pouquinho com este livro ):

  28. Responder

    Amanda Gomes Amaral

    25/05/2012

    muito linda a capa deste livro,compraria só por ela ^-^
    Nunca tinha ouvido falar da autora,mas como amo romances me interessei imediatamente.Muito fofo isso de cartas de amor,romance a moda antiga é tão perfect [love]

  29. Responder

    Clara

    25/05/2012

    Sua resenha está muito boa, Gabi! 🙂

  30. Responder

    Fernanda Menezes

    26/05/2012

    Concordo com você essa capa é lindíssima. Já me peguei pensando várias vezes que nasci na época errada, apesar de amar computador e tudo relacionada a tecnologia, eu ainda sou daquelas que coleciona papeis de carta e escreve cartinhas até hoje para o meu maridão (sou casada a 15 anos) e quando recebo dele ou do meu filhote (sim, meu filhote de 6 anos escreve cartinhas do jeitinho dele, mas eu amoooo e guardo tudo…rs) fico igual uma boba lendo varias vezes (apesar de ter mais de 30, aqui ainda bate um coração adolescente…kkkk). Adorei sua resenha.

  31. Responder

    Aninha Lima

    26/05/2012

    Preciso muito, muito ler esse livro, sou apaixonada por livros do tipo.

  32. Responder

    Renata Lima

    26/05/2012

    Eu sempre que posso escrevo cartas também, não somente de amor homem/mulher, como também de amizade. E concordo com você, nasci no tempo errado. Acho tão tudo, fico tão maravilhada com esse tipo de coisa que quando me deparo com romances assim, mesmo não fazendo sentindo nenhum para os outros, eu simplesmente desmorono. Acho que esse livro vai ficar lindo na minha estante rs. Quero muito. ótima resenha! Parabéns pelo blog.

  33. Responder

    Cida

    26/05/2012

    olá
    vc está certa, por mais que a tecnologia ajude muito, perdemos a pessoalidade e a proximidade real com as pessoas.

    parabéns pela resenha.

    Bom final de semana.

    Bjos.
    Cida
    @c_i_d_a
    http://www.moonlightbooks.net/

  34. Responder

    Camila Costa

    26/05/2012

    Oi Gabi!
    Juro que quando comecei a ler a resenha pensei naquele livro da Sophie Kinsella, o Lembra de Mim? Mas agora tenho certeza que um não tem nada a ver com o outro além a semelhança de problema da protagonista (perder a memoria e descobrir estar traindo o marido e tals)
    Eu realmente quero ler esse livro; também sou do tipo de pessoa que pensa que nasceu na época errada, para mim falta poesia na vida de hoje em dia e eu AMO enviar/receber cartas. Muito mais pessoal;
    Espero conseguir ler o livro em breve, adorei sua resenha
    Beijããão

  35. Responder

    Evelyn Coutinho

    26/05/2012

    Quero ganhar o livro A última carta de amor
    #Amei [wink]

  36. Responder

    Mara

    26/05/2012

    [love] Oi Gabi.
    Que lindo esse livro, então você é como eu nasci na época errada rs eu to muito ansiosa pra ler esse livro tenho certeza que vou amar, Amei a emoção que você colocou na resenha.
    Beijos.

  37. Responder

    Thami

    26/05/2012

    Me interessei pelo livro por causa da resenha mas, e essa capa em? Capricharam! Vou participar *-*

    Beijos!
    http://like-paradise.blogspot.com.br/

  38. Responder

    Brenda Dias

    26/05/2012

    Muito legal este livro! Apesar de eu nao curtir muito romance, ele nao tem so romance. O sofrimento pelo amor e os problemas que as vezes temos que enfrentar sao sempre bem vindos pra mexer com nossas emoçoes! =) E claro, PARTICIPANDO da promo! [smile]

  39. Responder

    Mey

    26/05/2012

    Gosto muito de escrever pequenos bilhetes e já troquei mtos com as amigas que fiz na blogosfera literaria. Realmente o que mais chama a atenção no livro é a capa. Gostei muito. Quanto a historia, teria de ler. Não gosto mto de historias confusas, gosto de tudo mto claro…mas se o final é tão surpreendente é impossivel não ficar curiosa. Gostaria mto de ler. Bjksss

  40. Responder

    Leandro de L.

    26/05/2012

    Oi!
    Adorei a resenha. Quero muito ler este livro.
    E eu também nasci na época errada. As pessoas não sabem mais dá valor aos sentimentos do próximo.
    Abraço!

  41. Responder

    Camila

    26/05/2012

    Nossa! Adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro. Tomara que eu ganhe o sorteio!

  42. Responder

    Luara Cardoso

    26/05/2012

    Oi Gabi!
    As cartas ainda são mágicas, não é mesmo? Concordo com você que elas levam um pouco da gente e eu as envio sempre que posso também.
    Mas quanto ao livro, desde que a Intrínseca anunciou o lançamento eu fiquei babando nele. Ele parece ser a coisa mais linda do mundo. <3 Estou realmente muito curiosa pra ler.

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  43. Responder

    Bianca Sampaio

    26/05/2012

    Oi, Gabi!
    A capa é um mimo, já desperta muita curiosidade nos amantes de cartas. Infelizmente, não tenho tanto o hábito de mandar cartas, apesar de gostar bastante, nem todo mundo gosta de trocar cartinhas. Acho bem mais emocionante esperar o carteiro chegar e depois, aquela ansiedade em abrir a carta para saber o que está escrito. Tenho certeza que vou amar a leitura!

    Beijos!

  44. Responder

    May

    27/05/2012

    Eu realmente amei a capa desse livro. Não sabia que a história se passava na década de 60, também sou grande fã de livros que tenham as histórias dentro desse ano. Fiquei bastante curiosa depois da sua resenha!

    beijinhos,
    May ;*

  45. Responder

    Sharon

    27/05/2012

    Oie.
    Já tinha lido a sinopse achei bem legal, mas com sua resenha em deu mais vontade, hehe.
    Não peguei emprestado ele pq queria ler outra coisa antes, mas tem sorteeeeio. Vai que eu ganhe !?
    Hehehehe.
    Vi a camiseta do blog, achei linda, como vamos ganhar uma ? [love]

    Bjs.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      27/05/2012

      Oii! Então, boa sorte pra você na promo! 😀 Sobre a camiseta, acho que vou ver, daqui a uns meses, pra sortear uma, sim! \o/
      Beijos.

  46. Responder

    Francesca

    27/05/2012

    A capa do livro já é uma fofura. Já havia lido a sinopse do livro, e sua resenha, como sempre, está maravilhosa. Quero muito ler, espero ganhar. 😀

  47. Responder

    Camila Bezerra

    27/05/2012

    Quero muito, muito ler esse livro. Só pela capa já foi paixão a primeira vista. Tenho lido outras resenhas e estou adorando. Parabéns pela resenha Gabi. Ficou ótima!
    Bjão!
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

  48. Responder

    kakau4ever

    27/05/2012

    Acho que também nasci na época errada, viu? Falta tanto desse romantismo hoje e eu sou romântica, sonho demais! E hoje com toda essa tecnologia ficamos pessoas distantes e práticas demais.
    Espero ganhar, porque ainda não ganhei um sorteio por aqui =/ hehe
    bjoks

  49. Responder

    Rafaela Regis

    27/05/2012

    Aiiii… assim que eu vi essa capa me apaixonei *.*

    Adoro escrever cartinha! =D A historia lembra um pouco cartas para Julieta né

    mAs muiee… cá entre nos (eu tb nasci na epoca errada) os romances de hoje .. comçam numa festa e terminam por mensagem de texto =/ triste mas a realidade e os homens de hoje hoje sao raras as excessoes ¬¬

    Aii sec XVII cade vc meu felho T_T

    =*

  50. Responder

    Nathalia Duarte

    27/05/2012

    Olá Gabi, tudo bem?
    Eu não sabia que o livro se passava em uma época diferente,e pra mim isso só já é um grande ponto, porque adoro os anos 60.
    Realmente quando as pessoas se comunicavam por cartas era muito mais bonito falar sobre os sentimentos, hoje em dia nem tanto. As pessoas nunca falam sobre sentimentos cara a cara, sempre tem uma tela para separar. O que faz perder todo o encanto.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    Nathalia Duarte
    http://www.mentalmorfose.com

  51. Responder

    Naty

    27/05/2012

    Vou participar do sorteio!
    Beijos e bom domingo!

  52. Responder

    cris dornelas

    27/05/2012

    Achei lindo esse livro. Quando vi o lançamento fiquei super empolgada com ele. A história parece ser tão linda! E ele é tão fofinho, a capa e tal. Queria ler.

  53. Responder

    Poly

    27/05/2012

    Que felicidade que vai ter sorteio *_*
    Toda vez que entro no Skoob e tem banner dele eu fico parada lá babando. Além do banner, a capa é linda também e me deixou com muuuuuita vontade de ler. Só pela capa mesmo hahaha
    Ai eu leio a sinopse e sua resenha e vejo que ele é um romance fofo e lindo e fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Eu AMO escrever carta, não tem nada que substitui o sentimento de papel + caneta.
    Bjuxxxx

  54. Responder

    Luks Vieira

    28/05/2012

    Oh, amei a capa, muito fofa…
    Att.,
    Luks

  55. Responder

    Liz Albuquerque

    28/05/2012

    parece muito interessante o livro!! gostei muito da história e fiquei super curiosa para saber o que acontece!!! 😉

    tenha uma ótima semana 😉
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

  56. Responder

    Juh Claro

    28/05/2012

    É bom ver opiniões diferentes sobre um livro.
    Já vi gente falando que não gostou, gente falando que gostou e você que amou haha Tenho muita curiosidade pela história e também por causa da capa, que é maravilhosa e ficaria linda na minha estante hahaha
    Concordo com você em nascer na época errada. Imagina só, anos 60, Beatles <3 Cartas são lindas, eu queria conseguir escrever mais, mas eu não consigo :/
    Vou participar da promoção, vai que 😛

    Beijos.

  57. Responder

    Marina

    28/05/2012

    A capa do livro é linda ,e essa resenha a vontade aumenta de ler o livro .Se eu não ganhar o sorteio eu quero comprar ! [happy]

  58. Responder

    Babi Lorentz

    28/05/2012

    Gabi, eu não estava conseguindo gostar do livro porque não conseguia descobrir sobre qual época o capítulo falava. Ficava um pouco perdida na leitura e acho que isso foi um ponto super negativo no livro. Mas quando descobri, assim como você, fiquei feliz por ter lido o livro até o final.
    Beijão!

  59. Responder

    Rian Bicalho Potter

    28/05/2012

    Olha sua resenha foi maravilhosa. sei a emoção de recebe um carta, é muito legal, as palavras escritas transmitem uma certeza, que alguem se importa com vc.

    Amei a resenha, e quero o livro,.

    um beijao.

  60. Responder

    Luana

    28/05/2012

    Eu simplesmente quero esse livro ele deve ser muuuito fofo, e um monte de gente tem falado bem.

    Bjs

  61. Responder

    michele

    28/05/2012

    Olá
    òtima resenha! que bom que vc gostou do livro, eu li e não gostei muito não, para mim foi boa a historia mas nao me empolgou.
    a capa é bonita.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

  62. Responder

    Cris Aragão

    28/05/2012

    É tão especial quando um livro causa tanta emoção a quem o lê, eu fico só imaginando o que sentiria o autor se ele pudesse sentir a reação emocional àquilo que ele escreveu. Alguns livros que li me fizeram desejar poder conversar com o escritor apenas para dizer muito obrigada. Me parece que esse pode ser um desses livros, espero poder ler essa carta de amor muito em breve e me emocionar muito.

  63. Responder

    Clarice Moreira

    29/05/2012

    Aiii, sua resenha tá ótima.. e só aumentou minha vontade de ler o livro! hahaha mas agora já tô achando que é um daqueles de chorar super, viu..

  64. Responder

    Caroline De Sousa

    29/05/2012

    Realmente a primeira coisa que me ocorreu em relação a esse livro foi me apaixonei pela capa que é tão linda. [love]
    E só pela sinopse eu já queria ter esse livro pra mim.
    Lendo algumas resenhas só aumento minha vontade de ter esse livro. As vezes eu também acho que nasci na época errada. Parabéns pela resenha! [smile]

  65. Responder

    Lucas Maia

    29/05/2012

    Você tem razão Gabi, hoje em dia não é comum vermos pessoas trocando cartas (de amor ou amizade) e também adoro receber e tenho uma caixa onde guardo as minhas que ganhei enquanto estava no colégio. E o livro parece ser muito bom mesmo, também gosto das história contadas em outro tempo, bem diferente do que estamos. ^^

    Nossa, pra não deixar o comentário maior ainda, só quero avisar que coloquei o banner do book tour no blog, só demorrei porque estava mudando o layout. ^^ Beijoss

  66. Responder

    Danyelle

    30/05/2012

    [love] A sua resenha me deixou completamente apaixonada pelo livro!! Quero muuuito leeer.

  67. Responder

    Daniela

    30/05/2012

    Ai que sonho!! [love]

    Eu me apaixonei por este livro pela capa, fui conquistada pelas sinopses e resenhas.
    Sei que nem todos compartilham do mesmo ponto de vista, mas eu PRECISO ler e dizer o que achei dele.

    E penso como você. Também acho que nasci na época errada. Infelizmente parece que para alguns, antigos gestos, como o simples ato de escrever uma carta é considerado ultrapassado demais [sad]

    Tô participando da promo e torcendo para ganhá-lo [smile]

    Parabéns pela resenha e seu blog é liiindoo!!

    Beijinhos

    Dani / @daride

  68. Responder

    Gengiscan Pereira

    30/05/2012

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e quero muito ler ele, parece muito bom, e a capa é linda né [love]
    beijo gabi ! [heart]
    http://www.booksformenow.com

  69. Responder

    Miriam

    31/05/2012

    outras pessoas já me disseram que esse livro é LINDO, LINDO, LINDO! e eu quero muito lê-lo!! Ainda bem que já está disponível na biblioteca da Universidade! \o/

    Tua resenha só me confirmou que não posso deixar passar essa leitura!

  70. Responder

    Jenniffer Puerta

    31/05/2012

    Adorei o seu blog, é muito fofo!!! Parabéns!
    O livro parece bem romântico do jeito que eu gosto…vou participar da promoção e tentar a sorte.
    Ah, amei a capa do livro!

  71. Responder

    Sara

    31/05/2012

    Participando! =]

  72. Responder

    Tatiellen Tarzo

    01/06/2012

    Ai eu suspiro toda vez que leio uma resenha sobre esse livro…
    Também acho que nasci na época errada viu porque considero muito quando recebo uma carta. É tão mais pessoal e romântico…
    Bom, é claro que estou louca pra ler esse livro rs
    Já coloquei na listinha de desejados [wink]

    Beijos

    Tati

  73. Responder

    Amanda Melanie

    01/06/2012

    Eu amo livros que se passam em épocas diferentes, sou fã da Jane Austen por isso. Gosto muito de “viver” em uma época com comportamentos diferentes do que vivemos hoje. Acho muito emocionante.
    Gosto também de livros com cartas e correspondências amorosas.
    Adorei sua resenha. Esse parece ser um livro realmente emocionante e parece fazer meu estilo.

    Parabéns pela sua escrita.

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

  74. Responder

    Jason

    01/06/2012

    Nossa, parece ser um livro muito bom *-* Estou louco para saber o desfecho dessa história, traições e romances sempre me atraem (não interprete mal…)

  75. Responder

    Carol

    01/06/2012

    Nossa esse livro parece ser realmente muito bom!

    Se não ganhar, me interessei em comprar.
    Acabei de conhecer o blog e já adorei!

    Beijo

  76. Responder

    Pérola Santiago

    02/06/2012

    Qual seria a ultima carta de amor? Anciosa para descobrir

  77. Responder

    Antônio Derley

    02/06/2012

    Vi esse livro na turnê da intrínseca, e desde então estou louco pra ler. Quero muuuuuuito ler!!

  78. Responder

    Amanda

    03/06/2012

    Parece encantador…. Já estou participando *-*
    Esse blog é muito lindo, fofo e romântico! (amo isso)
    Beijos :*

  79. Responder

    Jennifer Farias

    03/06/2012

    Tô super curiosa pra ler esse livro,é uma narração diferente,falando de cartas,me lembrou o filme ‘Cartas Para Julieta’,parece ser bem legal!
    Amei sua resenha,também acho que nasci na época errada :S

  80. Responder

    Thaís

    03/06/2012

    UAU que resenha! até fiquei com vontade de ler o livro, amo romance!

  81. Responder

    Pam

    03/06/2012

    linda demais a Resenha *-*
    Fiquei mais curiosa ainda para ler A ULTIMA CARTA [love]

  82. Responder

    Joyce C.

    04/06/2012

    O livro parece ser interessante. E a capa é linda demais!

  83. Responder

    Lariane

    04/06/2012

    As vezes tbém fico com a sensação q nasci em uma época errada hihihiihi

    Adorei a resenha, fiquei com muita vontade de ler este livro.

    Beijo,
    Lariane

  84. Responder

    Tainá Cajazeira

    04/06/2012

    Estou super ansiosa para ler esse livro, só a capa e a sinopse já me consquistaram! imagina agora o meu grau de vontade de ler depois da sua resenha! hehehe Super amo essa coisa de cartas de amor *-*
    Já estou participando do sorteio, espero que dessa vez eu ganhe! [smile]
    Beijos

  85. Responder

    Kelly Barros

    05/06/2012

    Esse livro é lindo não é? Eu li ele recentemente, eu chorei, em vários momentos [o que é pior]. Eu desconfiei do final, mas demorei muito pra perceber e foi um choque quando caiu a ficha. A última cena podia ter sido melhor. E realmente, aquelas cartas que começavam cada capítulo não tinham nada a ver né? Mas as cartas do Booth Ai…. [smile] [love] [heart] me deixaram apaixonada, suspirando, querendo alguém pra me dizer aquilo. Lindo demais né? Mas esse livro foi cheio de surpresas, adoro isso. A menininha, aquilo foi surpresa pra mim. Sabe, eu vivi uma relação de amor e ódio com esse livro, antes eu odiava os principais, gostava do “vilão” e depois foi o contrário… ai, só sei que chorei muito. Beijos

  86. Responder

    Lorena

    05/06/2012

    Louca para ler o livro, parece ser muito bom! 🙂

  87. Responder

    Naty

    05/06/2012

    Nossa! este livro ja estava na minha lista! Agora que eu li sua resenha, eu preciso dele!!!

  88. Responder

    Liziane Goulart

    07/06/2012

    Olá…vou ser sincera eu não gosto de ler resenha de livro que ainda não li, eu fui na 1 turnê intrinseca em porto Alegre e quando falaram sobre esse livro fiquei bastante intrigada gostaria muito de ler.

  89. Responder

    Lorrine Leite

    08/06/2012

    Ah, só por essa capa eu já tenho vontade de comprar. [love]
    Adorei a resenha, todo mundo fala muito bem do livro!
    Fiquei bem curiosa pra saber como a vida da Ellie foi afetada pela de Jennifer e pra conhecer as cartas também!
    Adorei saber que o final é inacreditável, dá mais vontade ainda de ler! hehhe
    Beijo!

  90. Responder

    thaila de oliveira

    08/06/2012

    oie, conheci seu blog hoje e ja amei, to muito a fim desse livro. Achei muito gentil voce ter um post explicando como se faz para seguir pelo networked, pois eu particularmente nem sabia como fazer. Obrigada

  91. Responder

    thaila de oliveira

    08/06/2012

    To secando esse livro faz um tempão, e pela sua resenha deu ainda mais vontade, como sou manteiga derretida com certeza vou chorar lendo kkk, Acho que esse livro pela sinopse me lembra muito Para Sempre, mais em uma versão mais apaixonante e mais romantica, coisa que senti falta no outro livro citado. a capa realmente é linda e ja muito romantica

  92. Responder

    Barbara

    09/06/2012

    Participando!

  93. Responder

    Rafael Fernandes

    09/06/2012

    [wink]
    Essas comparações entre passado e presente, e mais de uma história me dá uma confusão na cabeça, mas eu gosto de vez em quando, sabe… E ah, fiquei curioso pra saber quem é B, pode ser vários nomes… rs quero ler! o/
    @rafa__rafa

  94. Responder

    Raí

    10/06/2012

    Oi, Gabi!!

    Primeiro, essa capa é tão linda! Não sei, achei super fofa, as cores combinam, ahh TUDO é bonito! haha #feliz. Fiquei bem curioso para ler o livro, principalmente pela história das cartas. Em falar nisso, quando li o seu FOI INACREDITÁVEL!, mesmo sem ter lido o livro, fiquei pensando em qual final ele teria, hahauhauhauh #soudesses.

    Beijoos! Raí,
    raiwrites.com [smile]

  95. Responder

    Fernanda Nádia

    12/06/2012

    Este livro deve ser realmente surpreendente. Amo histórias de amor e já estava querendo muito comprar no evento que tem todo ano aqui na minha cidade, chamado Feira do livro, mas resolvi comprar alguns outros no lugar. Mas ainda continuo bastante curiosa para ler A última carta de amor. Espero que consiga ganhar no sorteio, iria ficar muito feliz. [smile]
    Beijo beijo *;

  96. Responder

    Erica Ferro

    13/06/2012

    Ai, cartas são demais, não é mesmo? Escrever e enviar uma carta é uma das formas mais sinceras de “fazer um carinho”, de dizer a alguém o quanto essa pessoa é especial ou até mesmo o quanto você se importa com ela. Porque pra escrever uma carta é preciso parar um pouco, sentar e esquecer todas as outras atividades, mergulhando nos pensamentos e deixando a mão ir tecendo as letras e formando palavras que serão lidas com a maior das atenções. Ah, cartas são únicas! E cartas de amor então? Meu Deus do céu, são maravilhosas! Cartas de amor bem escritas, com todo o sentimento e a doçura que uma carta de amor pede, é um verdadeiro tesouro.
    Quero muuuito ganhar essa promoção!
    Vou adorar esse livro! A capa é linda demais e o livro, pelo que pude captar da sua resenha, é igualmente lindo e encantador.

    Beijo, Gabi!
    Como será que anda o Book Tour do livro Cordeluna?
    Ainda não recebi nada. Acho que vai demorar um pouquinho até o livro chegar a Maceió, né? 😛

    Sacudindo Palavras

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      13/06/2012

      Oi, Erika! Sobre o Booktour, eu enviei o livro mas ainda não chegou pro primeiro participante, acredita? Os correios devem ter super atrasado a entrega (só espero que não tenham extraviado!), e está chegando próximo o dia limite de entrega, aí eu ligo lá e reclamo. Mas espero que dê tudo certo =/
      Beijo.

  97. Responder

    Erica Ferro

    13/06/2012

    Nossa, Gabi! Que chato… =/
    Mas, apesar do atraso (Ah, Correios danados! hahaha), tenho certeza que o Book Tour vai dar certo!

    :*

    Sacudindo Palavras

  98. Responder

    Ana Paula Ramos

    14/06/2012

    Oi, tudo bem? queria pedir desculpas, quando fui preencher o formulario, me atrapalhei e acho que algumas “coisas” não sairam certo, mas não foi de ma fé.. rsrs me atrapalhei mesmo… srrs
    Fiquei interessada em ler ese livro, depois que li sua resenha……. quem sabe eu não choro lendo?? é que é bem comum acontecer comigo…..
    até a proxima!!!

  99. Responder

    Flávia Pachêco

    14/06/2012

    Ameeeei a capa!! Que linda, to apaixonada!!! haha.
    E a história então? Parece maravilhosa, do jeitinho que eu gosto *-*

  100. Responder

    Micheane

    16/06/2012

    Nooooooooossa! Achei super interessante, já pensou, que história lindaa! Só de ler a resenha já me encantei, imagina quando ler o livro todo [love]

  101. Responder

    Jennifer Prange

    17/06/2012

    Achei o maximo essa capa, muito linda mesmo! Concordo com você, também acho que nasci na epóca errada! Cartas são tão lindas e verdadeiras, elas passam uma emoção muito grande para quem a lê, é com certeza maravilhoso.
    Que linda a sua resenha, parabéns.
    Ah, e participando claro!

  102. Responder

    Fátima Menezes

    18/06/2012

    Também adoro escrever cartas. Bilhetes, o que seja. Minha letra pode sair feia, posso errar algo, mais será mais eu. Às vezes escrevo mensagens assim e as pessoas se surpreendem. Hoje é tão raro se comunicar por meio de cartas… que pena. Sei lá, sua resenha me fez olhar com outros olhos para esse livro pela primeira vez. Antes, ele parecia só mais um romance bobinho. Ao ler a resenha, cheguei a pensar em Jane Austen, não sei bem o motivo.

  103. Responder

    Dinha

    18/06/2012

    Eu já tinha lido sobre esse livro antes e me apaixonei desde a primeira vez que o vi. A história é bem comovente e, após ler a resenha, me deu mais vontade de ler ainda! Amo cartas, recados, bilhetes… Qualquer coisa que dê pra escrever. Preciso ler esse livro *-*

  104. Responder

    Giulia Ladislau

    21/06/2012

    Como frequentadora assídua de livrarias, já tinha visto esse livro, mas ainda não tive oportunidade de comprá-lo. Agora eu fiquei hiperansiosa pra ler.
    Sou fã de romances, mas também gosto de ficar curiosa durante a leitura. Podendo reunir os 2 em um mesmo texto… fantástico. Obrigada por colocar a pulga atrás da minha orelha (e por me avisar dos obstáculos que enfrentarei na leitura).
    Beijinhos! [happy]

  105. Responder

    Rosane Santos

    21/06/2012

    Boa resenha. Quero muito ler esse livro, já percebi opiniões diversas sobre ele, vi gente que odiou e gente amou muito. Me apaixonei desde o início pela capa e a diagramação, que são lindas. Concordo com o que você disse com relação a cartas, eu amo esse tipo de comunicação e acho uma pena ser tão pouco usual nos dias de hoje. Também sempre que posso escrevo cartas. Parabéns pelo blog, você é uma fofa *-*

    Abraços.

  106. Responder

    Everton Assis

    21/06/2012

    bom, já tinha ouvido sobre esse livro e achei fascinante, porque ele envolve pessoas que são de muntos diferentes, mas ao mesmo tempo tem muitas coisas em comum, e todos saem com uma lição para a vida toda, muito bom mesmo, ainda mais agora que soube por você que o final e inacreditável :*

  107. Responder

    Taiane

    21/06/2012

    Ouvi muita coisa sobre esse, mas a sua resenha me deu uma fontade muito grande de, melhor agira eu preciso ler esse parecer se a minha cara !

  108. Responder

    Kari

    22/06/2012

    Que blog lindoooo!!!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      22/06/2012

      Ah, querida, obrigada! Volte sempre aqui! ^^

  109. Responder

    Gabriela Cruz

    15/09/2012

    ja li esse livro também e concordo com tudo que disse, e amei o LIVRO [heart]

  110. Responder

    Ticiane ingrid

    20/01/2013

    Faz tempo que eu quero ler esse livro, mas, até agora não pude. Tô louca para ter um exemplar!

ESCREVA UM COMENTÁRIO