Cat Patrick – Deslembrança

resenha do livro deslembrança

Deslembrança
Cat Patrick
Editora Intrínseca, 2012
250 páginas

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Me desculpem pela resenha enorme, não tive coragem de tirar nada! *-*

Depois de terminar de ler esse livro, tive que parar tudo o que estava fazendo e pensar sobre a história. Fiquei olhando pra essa tela branca por um longo tempo, com o cursor piscando para mim, esperando minha reação. Como resenhar um livro que mexeu tanto comigo a ponto de engolir minhas palavras? Então, tive que parar e refletir. E aqui vamos nós!

É impossível ler a sinopse e não se lembrar daquele filme “Como se fosse a primeira vez”. Por um lado, ambos têm uma pequena semelhança, mas por outro eles são bem diferentes. O filme conta sobre a moça que esquecia tudo quando acordava. O livro conta a história de London Lane e sua memória que reinicializa todas as noites, às 04h33min. Além disso, London não só esquece o passado: ela pode prever o futuro – as únicas lembranças que ela tem são do que acontecerá daqui a um tempo, seja ele curto ou longo.

É muito engraçado ler o livro e colocar-se no lugar de London. Todas as noites, antes de dormir, ela escreve bilhetes de coisas que precisa saber ou lembrar para o dia seguinte. Sem esses bilhetes, ela sente-se perdida; eles são como algo fundamental para ela viver. É estranho pensarmos que você acorda todos os dias com a memória zerada, sem saber o que aconteceu no dia anterior.

Até que ela conhece Luke, um menino que ainda não deixou de me arrancar suspiros, mesmo após eu ter fechado o livro. Ainda penso na fofura dele, nas surpresas que ele faz para London. Sempre que eles passa o dia juntos, ela precisa escrever tudo, para não “perder” esses momentos. Depois de algum tempo, muitas outras coisas começam a acontecer, principalmente uma visão bem sombria de um enterro. Ela não sabe quem está no caixão, mas ela sabe que aquilo irá acontecer.

Sobre o final (não se preocupem que não é spoiler), muitas pessoas estavam falando que ele é incerto, deixa brechas para uma possível continuação (a Intrínseca não tem informações sobre um segundo livro, a princípio é só esse). Eu não achei isso. Eu percebi que há muitas informações nas entrelinhas, digamos assim, e acredito que a autora quis deixar as coisas mais subentendidas. Gostei disso. Dá a possibilidade de o leitor acreditar no que quiser. Eu sempre acredito no cenário positivo, é claro =D

Esse é um livro que mexeu muito comigo, e acho que foi porque, ao mesmo tempo em que é leve e delicioso de ler, tem uma história muito diferente, que tira você de qualquer mundo em que esteja vivendo e te transporta pra um lugar completamente diferente. Incomum. Forte. Emocionante. Não tenho como expressar os meus sentimentos quanto ao livro, porque é inexplicável o que ele transmitiu para mim. Não estou inventando nada – eu realmente senti que tenho um forte candidato a “favorito dos favoritos” da minha estante, posição que nenhum outro livro chegou perto há mais ou menos dois anos.

Se eu recomendo? Preciso mesmo dizer? Estava pensando em colocar uma imagem a mais da estrelinha ali na sinopse pra fechar com 10, haha! Leitura obrigatória!

Confira essa resenha no Blog das Séries da Intrínseca também, clicando aqui!

POSTS RELACIONADOS

51 comentários

  1. Responder

    Clara

    28/06/2012

    Que bom que você gostou =D Eu queria ler esse livro, mas não tenho =/

  2. Responder

    Renata de Aquino

    28/06/2012

    ain coisa boa x) Tou lendo lendo ele!! Tou no comecinho ainda, mas as resenhas que li e pela sinopse já me capturou a atenção! Milagrosamente não demorei pra comprar e mais milagrosamente á estou lendo ele. Creio que não vou demorar na leitura mesmo sem muito tempo pra ler. Vou tentar degustar o livro devagarzinho x)
    Vou ali pegar meu livro :**

    [e a resenha nem foi grande pensei que ia ser gigantesca uhsauhas foi na medida certa ;D]

  3. Responder

    Sammy

    28/06/2012

    Nossa, pode sentir sua emoção ao ler a resenha, fiquei encantada! Com certeza ainda vou ler esse livro, e saber tudo sobre essa estória, afinal é algo tão diferente, esquecer o que aconteceu e ainda prever o futuro, deve ser incrivel essa obra!

    Bjs

  4. Responder

    Victoria eliza

    28/06/2012

    Deste que lançou esse livro eu estou muito Afim dele!! Eu li o primeiro capitulo e adorei, muito fofo!! Ele é fininho e a capa ficou muito linda.. Quando eu vi que você tava lendo esse livro, Aaah a gabi ta lendo , provavelmente vai ter resenha. Tava louca por essa resenha e quando eu vi que ela é supeer Grande eu Ameii!! Hahaha Adorei a resenha!! [love]

    bjs [lol]

  5. Responder

    Gabi

    28/06/2012

    ahh, que bom que gostou!
    Confesso que sou do time ‘final incerto’, até gosto que o livro deixe brechas para imaginar, mas eu senti mesmo que o fim precisava de mais.
    E é ótimo quando um livro mexe com a gente! Leitura é pessoal, então o que mexe com um às vezes não mexe com outro. Eu gostei do livro, mas não achei arrebatador e tal 😉

    Beijitos

  6. Responder

    Leandro de Lira

    28/06/2012

    Oi!
    Ao ler sua resenha, só me deixou mais desesperado para lê-lo o mais breve possível. Quero muito esse livro. E acredito que a história seja muito interessante.
    Amei a resenha! >.<
    Abraço!

  7. Responder

    Débora Lima

    28/06/2012

    Oi Gabi!
    Sério que esse livro é taõ bom assim? Eu tinha ficado um pouco reticente na loja, sem saber se comprava ou não, e acabei optando por largar ele por lá. Ai se arrependimento matasse.rs
    Gostei muito da resenha! =)
    A foto no final ficou fofa. Adorei seus óculos. 😉
    Beijos!

  8. Responder

    Carol

    28/06/2012

    CARAMBA! Vi toda a sua empolgação no twitter pra fazer a resenha desse livro. Pareceu bem interessante e fiquei esperando você postar aqui. Agora que li a resenha posso entender o porquê – a história é MUITO massa. Estou gostando muito do seu blog e das resenhas. Eu amo ler, mas nos últimos tempos (tipo uns 3 anos) estou com dificuldades pra achar um livro que me agrade. Do jeito que você descreve me dá vontade de ler todos! Parabéns!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      28/06/2012

      Nossa, que gratificante saber que você está gostando das resenhas aqui! Pode ter certeza que todos os livros resenhados expressam a minha sincera opinião. Espero que você se motive a voltar a ler mais livros! *-*
      Obrigada, obrigada pela sua visita e apoio!
      Beijos.

  9. Responder

    Camila Araújo

    28/06/2012

    Eu também adorei esse livro! Não chega a favorito dos favoritos, mas eu gostei bastante!
    Como eu disse na minha resenha, a autora não deixa tudo explicado mastigadinho, mas explica o necessário para que a gente entenda e imagine que muita coisa boa vai acontecer a partir de agora.
    Eu também acredito que esse livro seja individual.
    Bjs.

  10. Responder

    Henrique Almeida

    28/06/2012

    Parece interessante o livro, pena que eu não tenho paciência para ler livros.. KAPOSKAPOSKAPSOAKSPOA.
    Beijos [wink]

  11. Responder

    Luana Villwock Silva

    29/06/2012

    Enfim encontrei alguém que gostou tanto do livro como eu! não sei se ele entra para os favoritos dos favoritos, mas eu gostei muito mesmo. é um livro tão fofo.
    Eu achei que o final deixa sim abertura para uma continuação, mas ainda assim nos podemos saber o que acontece na história, já que não terá continuação, a autora deixou bem claro isso no site dela, uma pena porque eu adoraria ter um pouco mais de London e Luke na minha vida!

    beijos, Lu

  12. Responder

    Endryelle Santos

    29/06/2012

    Estou com bastante vontade de ler esse livro, apesar de algumas resenhas não tão positivas como a tua. Tenho bastante expectativas quanto a ele 😉
    Ótima resenha! 🙂
    beijo grande :*

  13. Responder

    Ludmila

    29/06/2012

    Oi Gabi,
    É sempre bom ler várias resenhas de um mesmo livro.
    Pq vai te deixando com várias expectativas em relação ao livro, sua curiosidade fica aguçadíssima.
    Li várias resenhas de Deslembrança, todas foram positivas, mas todas disseram que faltou alguma coisa na história.
    Bom, eu estou doida para ler e tirar minhas proprias conclusões.
    Sua resenha me deu animo total, pelas suas palavras, empolgação e por ele ter mexido tanto com você.
    Adorei!
    Beijos

  14. Responder

    Luara Cardoso

    29/06/2012

    Você gostou tanto do livro que até botou uma foto com uma carinha mais do que feliz com ele. Que fofa!
    É, realmente, como você disse, eu logo lembro do filme “Como se fosse a primeira vez”. E parece que o Luke é tão fofo quanto o Adam Sandler (não lembro o nome do personagem) no filme né? No filme ele a reconquista todos os dias… Ai, queria um homem assim. AUHAHSUAHA
    Pra um livro chegar ao top dos tops tem que ser muito bom ein? Depois dessa eu tenho que dar uma chance pra esse livro!
    Olha, do jeito que os autores hoje em dia estão, é bem capaz de sair de uma continuação, apesar de você ter achado significados nas entrelinhas. Mas a quantidade de séries que saem ultimamente, nossa, parece que todo livro que eu leio tem uma continuação. Isso me irrita de vez em quando.

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/06/2012

      Oi! Sim, é impressionante a quantidade de livros de continuação que estão saindo agora. Tanto que está até me dando raiva. Até os autores nacionais já planejam seus livros com continuação. Mas enfim, uma menina comentou aqui e disse que a própria autora já confirmou que esse não terá continuação (Amém, Jesus!).
      Beijão!

  15. Responder

    Nana

    29/06/2012

    Hey
    Ah me apaixonei por esse livro quando vi na livraria.
    Uma pena que não pude trazê-lo.. mas a sinopse me lembrou o filme.. e detalhe que alguém da livraria estava lendo HAHAHA porque tinha uma página marcada.

    Fiquei super curiosa sobre essas visões da London. E óbvio pra conhecer o mocinho.

    Adorei a resenha, primeira que li sobre o livro.. agora quero ler o mais rápido o possível.

    Johnny Depp é praticamente um x-men dos cinemas muhauahauahua.

    beijos
    Nana – Obsession Valley

  16. Responder

    Giullia A

    29/06/2012

    Jah queria ler esse livro quando li a sinopse… mas depois dessa resenha, FATO que estará na minha lista de presente de aniversário!!! uhul! obrigada por mais uma linda resenha. beijoooooo

  17. Responder

    Poly

    29/06/2012

    Awwwwnnn! Fiquei morrendo de vontade de ler agora *_*
    Parece ser um livro tão fofo!
    Vou adicionar na minha lista 😀
    Bjuxxxx

  18. Responder

    Dandra

    29/06/2012

    Eu também gostei do livro, e o final ficou bacana com esse suspense deixando o leitor imaginar o que quiser, mas só achei que merecia mais páginas pra mostrar antes do final outras coisas que tinham pra serem mostradas.
    O Luke é um fofo mesmo *_* Foi meu personagem favorito no livro 🙂

  19. Responder

    Bianca Sampaio

    29/06/2012

    Oi, Gabi!
    Não consigo imaginar o quão difícil deve ser lidar com essa situação, que até para escrever um comentário, tirou minhas palavras. Acredito que ela tem uma das maiores provas de amor, afinal de contas, não consigo imaginar muitos garotos com a coragem e determinação para lidar com algo tão delicado. Talvez existam, mas ando meio desenganada kkkkkkkk Ótima resenha, parabéns!

    Beijos!

  20. Responder

    CheiroLivros

    30/06/2012

    Poxa, eu tava desejando muito ler Deslembrança, só que li tantas resenhas negativas que desanimei com o livro. Mas sua empolgação e elogios na resenha me deixaram morreeendo de curiosidade para tirar minhas próprias conclusões. Adoro temas abordando anomalias mentais, neurológicas… a perda de memória é uma das que também me prendem na leitura. Tenho mesmo que dar uma chance a esse livro!

    Beijos ♥
    Mih – CheiroLivros.com

  21. Responder

    Thainá

    30/06/2012

    Nossa Gabi, deu realmente pra sentir o carinho que você teve ao ler o livro.
    O engraçado que lendo sua resenha mudou totalmente a visão que tinha dele.
    Mesmo já tendo ele aqui em casa [Ganhei de um amigo que me deu esse livro dizendo que eu iria me identificar com a personagem que é esquecida igual a mim [ugh] ], nunca havia me interessado em lê-lo. Adoro ler resenhas que mudem minha opinião e você com toda certeza fez isso. Obrigada!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/06/2012

      Nossa, que bom saber que mudei a sua opinião sobre o livro, Thainá! Espero que quando você ler o seu (que querido esse seu amigo, hehe), você goste dele tanto quanto eu gostei! E ele é bem rapidinho de ler.
      Beijos!

  22. Responder

    Lygia

    30/06/2012

    Esse livro é SUPER delicinha mesmo, Gabi! 🙂
    Vi mt gente reclamando mas achei a narrativa da Cat Patrick bem singular e adorei a abordagem do tema. Luke é um fofo mesmo!

    Está linda na foto! 😀

    Bjs.

  23. Responder

    May

    30/06/2012

    Não li Deslembrança, mas sei como é essa sensação de “favorito”. Faz muito tempo que não sinto isso tão forte em relação a um livro. Quer dizer, não tanto tempo assim, primeiro, foi com O Caçador de Pipas, há três anos. Depois, com O menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros, ano passado, e esse ano, com Cruzando o Caminho do Sol. São leituras obrigatórias pra todo mundo que me perguntar.

    Beijinhos,
    May ;*

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/06/2012

      Os três primeiros que você citou eu li e adoro. O último, Cruzando o caminho do Sol, ainda não consegui ler, mas com certeza, sabendo que é um dos seus favoritos, é minha próxima leitura! *-*
      Beijos!

  24. Responder

    Maria Silvana

    30/06/2012

    Olá, Menina, que coisa esse livro, agora estou curiosa e quero ler!
    Que loucura, perder a memoria e só lembrar através de bilhetes!
    quero está me sentindo da mesma forma que você quando tiver a oportunidade de está lendo.
    Abraços
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/

  25. Responder

    Nick

    30/06/2012

    Nossa,que profundo o que você escreveu!
    Uma das melhores resenhas que já li…
    Inicialmente pensei a semelhança com o filme ‘Como se fosse a primeira vez’ mas conforme fui lendo a resenha percebi as diferenças e peculiaridades dessa história
    Fiquei curiosíssima para saber o final…
    Eu realmente amei esse livro e fiquei com vontade de ler…
    Eu já tive/tenho pessoas na família com esse mesmo problema…
    Mudando de assunto,seu sorriso é tão lindo! [wink]
    Muito obrigada pela indicação!!!

    ~> Flights and Dreams

  26. Responder

    Lúcia

    30/06/2012

    Bom, se eu tinha alguma dúvida se iria gostar desse livro, com certeza agora eu não tenho mais hahaha
    Acho que não existe nada que me desperte mais a curiosidade sobre um livro do que uma resenha tão apaixonada quanto essa.
    xxx

  27. Responder

    Raí

    30/06/2012

    Gabi!!
    A capa de Deslembrança é linda (muuuito bonita mesmo), tão bonita quando a capa do original americano. Depois de ver tantas pessoas que não gostaram do livro, achei legal ver que você realmente gostou muito do livro. Agora quero comprar.

    Você vai na Bienal?? Vamos nos encontrar lá e tirar fotos!! Se você for, a gente combina de se encontrar por e-mail.

    Adorei a maneira que colocou a legenda da foto! Ficou tão bonito! As cores, o estilo, tudo! Você é a melhor web designer que eu conheço! Tudo o que você faz é bonito! hahahahah #puxasaco (mas é verdade, tá?)

    Comentário gigante, sorry [dead]
    Beijoos! [smile]
    raiwrites.com

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      01/07/2012

      Oie!
      Vou estar na Bienal, sim, no segundo final de semana. Sábado e domingo inteiro estarei por lá! ^^ Mais perto da data eu vou fazer um post especial pra isso!
      E obrigada pelos elogios ao meu trabalho, fiquei muito feliz em saber isso! *-*
      Beijo.

  28. Responder

    Raíssa Lins

    01/07/2012

    Quando vi a capa do livro pela primeira vez, me apaixonei. Talvez por ser facilmente seduzida por capas e títulos bonitos, mas adorei o visual do livro. Depois, ao ler a sinopse e, posteriormente, algumas resenhas, só posso dizer que Deslembraça é uma das minhas próximas prioridades. Lembrei de “Como se fosse a primeira vez” a principio, mas essa história parece ter algo muito além do romance, né? Estou muito ansiosa para lê-lo.
    Beijo

  29. Responder

    Raone Araujo

    02/07/2012

    Gabi, você me deixou tão inspirado com a sua resenha, que minutos depois de eu lê-la fui correndo no site da Livraria Cultura consultar o preço do livro e por sorte, o valor é bem acessível! Liguei para a livraria aqui da minha cidade e eles vão fazer a encomenda pela Cultura, não vejo a hora de ter o livro em mãos! [love]
    Gostei MUITO da sinopse e achei a história bem diferente dos livros que estou acostumado a ler… E também, nunca li nada do Cat Patrick, estou bem ansioso aqui! [omg]

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      02/07/2012

      Oie!
      Nossa, que bom saber que minha resenha atiçou tanto a sua curiosidade! Espero que você goste muito do livro. Depois me diz o que achou! ^^
      Beijos.

  30. Responder

    Barbara

    02/07/2012

    [heart] Que história linda … ótimo livro … perfeita resenha!
    Parabéns Gabi!
    * Eu vi que vc está no blog da Intrínseca… hehehe!

  31. Responder

    Erika Tammy

    02/07/2012

    estou com muita vontade de ler esse livro Gabi. Li o primeiro capitulo bem rapidinho 😉 quando fui a livraria e fiquei com muita vontade e agora lendo sua resenha deu mais vontade ainda!
    quando li a sinopse veio também logo na minha cabeça “como se fosse a primeira vez” e fiquei bem curiosa também pela capa, achei muito linda!

  32. Responder

    Nandinha Menezes

    03/07/2012

    Eu tenho esse livro, mas ainda não peguei para ler, quero ler tanta coisa…queria conseguir mais tempo e ler mais rápido, assim conseguiria ler pelo menos a metade dos que estão na minha listinha de leitura do ano 🙂

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      03/07/2012

      Eu também, Nanda! Queria poder parar o tempo pra ler tudo o que está pendente. Ah, se eu pudesse ^^ Todos os bookaholics agradeceriam!

  33. Responder

    Raquel

    03/07/2012

    Já tinha visto esse livro e a capa apesar de chamar minha atenção, não foi o suficiente para que eu lesse a sinopse ou alguma resenha, só não sei o motivo.
    Lendo a sinopse também lembrei da personagem do filme Como se fosse a primeira vez! eheheh
    Deve ser horrível esquecer tudo todos os dias e ainda prever o futuro? Bem estranho :p
    Você me deixou curiosa para saber o que acontece depois que ela sonha com o enterro, mas eu fiquei em dúvida, a autora explica porque isso acontece com a personagem?
    É muito bom quando gostamos tanto assim de um livro! eheheh

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      03/07/2012

      Oi, Raquel!
      A autora explica, sim, o motivo da personagem ter essa perda de memória todos os dias. A história fecha direitinho. Beijos.

  34. Responder

    Lucas Maia

    04/07/2012

    Quando comecei a ler a resenha me veio logo na cabeça o filme com a Drew Barrymore, “Como se fosse a primeira vez”. E não achei que foi um post tão grande assim, acho que a gente acaba sentido a sua emoção e se deixando levar e ficando encantado também com o livro. Vou adicionar a minha próxima lista de compras. ^^

    Beijos, Gabi!

  35. Responder

    Bruna Reis

    05/07/2012

    Desde o lançamento eu fiquei muito afim de ler esse livro, e depois desse teu emocionante depoimento sobre ele então, quero ainda mais. Podia rolar um sorteio hein? ^^
    É tão bom quando a gente encontra livros que mexam e verdade com a gente né?

    Beijos Gabi
    Bruna Reis
    http://www.desbravandohistorias.com.br

  36. Responder

    Sarah

    05/07/2012

    Só me deu muuuuito mais vontade de lê-lo, o que eu já estava querendo faz tempo
    *__*
    ótima resenha, beeeijos

  37. Responder

    Mônica

    08/07/2012

    Já tinha lido algumas resenhas do livro e fiquei com muita vontade de ler … mas sem condições de comprar agora … sem perceber de 26 de junho até hoje … comprei 8 livros D:

  38. Responder

    Lara

    27/07/2012

    Não preciso dizer que amei a sua resenha, né? Logo que eu li a história desse livro lá no Skoob, imediatamente quis comprar porque parece ser tão bonito… tão diferente! Deve ser muito frustante não poder lembrar nada do que você viveu no dia anterior… Obrigada pela resenha e isso me fez ficar com mais vontade de comprar logo! Parabéns, ficou ótima!

  39. Responder

    Gabriela Arruda

    20/08/2012

    Af, você está me dando prejuízo rs, vou ter que comprar muitos livros desse jeito. Cada resenha sua me dá vontade de ler o livro o mais rápido possível, ah, e você é muito fofinha *-*’

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      20/08/2012

      Muito obrigada, xará, rsrs!
      Espero que continue voltando por aqui e tendo prejuízos, haha! ;D
      Beijos.

  40. Responder

    Ticiane Ingrid

    20/01/2013

    Eu já li o livro e ele é realmente bom, eu amei a história, e é muito boa

  41. Responder

    Letícia Almeida

    01/02/2013

    Gostei tanto, mas TANTO da sua resenha que comprei o livro comecei a ler hoje e estou amando *-* [love] [love] [love]

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      01/02/2013

      Jura??? Que bom, Letícia!!! Espero que goste tanto quanto eu do livro inteirinho! *-*

ESCREVA UM COMENTÁRIO