Fernanda Saads – Do seu lado

resenha do livro Do seu lado

Do seu lado
Fernanda Saads
Editora Novo Conceito, 2012
317 páginas

Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu.
Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca!
Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.

Fiquei imaginando se a autora do livro, ao escrevê-lo, estava pensando naquela música do Jota Quest que diz o seguinte: “o seu amor pode estar do seu lado”. Porque é exatamente essa música que o livro me lembrou, e, enquanto lia, não pude deixar de pensar nela, tamborilando na minha mente. Fernanda Saads é mais um exemplo, pra mim, de como a literatura nacional pode ser incrível.

A autora conseguiu construir um romance muito fofo que nos prende desde a primeira página. A história é um pouquinho cliché, vou admitir: você sabe quem fica com quem só de ler a sinopse, porque está na cara (e não deveria ser tanto), mas o modo como ela levou toda a história até lá fez toda a diferença.

Os personagens são, de modo geral, todos muito queridos. Tive uma “relação” de proximidade, uma simpatia com cada um deles (menos, é claro, com o ex-namorado da protagonista – que é um idiota, diga-se de passagem). A construção da história acontece em, basicamente, dois ou três ambientes, mas é nos lugares aonde eles menos vão que eu mais gostei. Por exemplo: tem uma cafeteria que Sarah e Igor sempre vão, como se fosse um lugar só deles, e a autora conseguiu transmitir esse sentimento para o leitor, fazendo com que queiramos que esse lugar, esse “esconderijo” realmente exista, e onde poderemos encontrar os personagens, como se eles fossem reais.

Tive vontade de dar uns sacudões na Sarah na primeira metade do livro, porque ela simplesmente não via coisas que todo mundo via, e que estavam na cara. Mas depois ela enxerga, o que foi um alívio. Gostei muito também da ideia da autora de colocar a personagem em uma terapia. Assim, ela reflete todos os seus momentos com a doutora, fazendo com que, nessas horas, consigamos ver o que se passa dentro da cabeça dela. E foram nessas consultas, entre falas e e-mails escritos, que ela viu o que estava acontecendo.

Não tenho muito que eu possa falar sobre esse livro sem fazer com que ele perca a graça pra vocês; porém, não tenho como não recomendar essa leitura. É possível ler o livro em um ou dois dias, porque você gruda na história e quer saber logo o final. É um livro cativante, fofo e que você não vai esquecer com tanta facilidade. Leia!

POSTS RELACIONADOS

28 comentários

  1. Responder

    Priscilla

    07/08/2012

    PRECISO ler esse livro.
    adorei aqui! =3

    http://jemappellepriscilla.wordpress.com/

  2. Responder

    Nana

    07/08/2012

    Hey
    Nem li o livro ainda e já tenho pena do Igor só de ler as resenha
    Esse moço deve sofrer nesse livro hahaha
    Amigo apaixonado.. dá nisso.! O Ex sempre volta de algum jeito.. ¬ ¬ ‘sas praga’.

    bjs
    Nana – Obsession Valley

  3. Responder

    Babi Lorentz

    07/08/2012

    Ai, Gabi! Esse livro parece ser tão fofo… No momento estou lendo Bem Mais Perto, da Susane Colasanti, e devo dizer que pensei que ele fosse me prender mais. Às vezes me desligo facilmente da história. Pelo que você falou, Do Seu Lado não é um livro que vá te fazer querer largar por uns momentos pra pegar depois e continuar.
    E digo isso por causa das tantas resenhas que li sobre o mesmo livro. Fernanda Saads, portanto, dever ser uma grande escritora – mesmo que a história tenha tido seu quê de cliché.

    Beijão!

  4. Responder

    Carolli Márol

    07/08/2012

    Fique super curiosa pra ler [heart]

  5. Responder

    Ludmila

    07/08/2012

    Gabi,
    Eu quero ler!!!!
    Estão falando tanto de Do Seu Lado e se antes, quando li a sinopse eu já queria, agora lendo sua resenha eu quero muuuuito!
    Que resenha gostosa!
    É realmente a gente sabe quem vai ficar com quem, mas a maneira que você comentou sobre o modo que ela levou a história ter feito toda a diferença me deixou interessadíssima.
    Adoro histórias que marcam e que ficam na nossa cabeça durante um bom tempo.
    Lerei com toda certeza!
    Beijos

  6. Responder

    Camila Araújo

    07/08/2012

    Gabi,
    esse livro é bem isso que você falou. A gente quer bater na Sarah pra ela acordar, mas é justamente por gostar dela que a gente faz isso.
    O ex dela é um babaca completo. E o Lucas é um amor.
    Também adorei a cafeteria com cupcakes.
    Bjs.

  7. Responder

    Beatriz

    07/08/2012

    Ai tô querendo esse livro faz tempo e depois da resenha quero mais ainda haha. Acho que na Bienal deve vender né? Porque aqui a livraria é pequena e eu não acho 🙁

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      07/08/2012

      Essa bienal é a primeira que eu vou, então não sei exatamente como é que funciona venda de livros; mas acredito que eles vendam sim, porque já vi várias blogueiras vindo embora de uma bienal cheia de compras, hehe.
      E se tiver a NC vai estar vendendo com certeza!

  8. Responder

    Caroline

    07/08/2012

    Tô começando a reparar que você é uma pessoa muito positiva, Gabi. Porque leio as resenhas em outros blogs e é sempre “ah, faltou alguma coisa”, “não gostei do final” e por aí vai. Mas aí eu leio a sua resenha e tipo, dá pra ver que você prestou muita atenção em cada detalhe, como se procurasse o lado bom em tudo. É por isso que sou fã das suas resenhas! [happy] esse livro me chamou a atenção, gostei da sinopse, já passei por algo semelhanet e é por isso que quero muito ler. A sua “percepção” dele só me animou ainda mais!Beijos

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      07/08/2012

      Eu acho que sou positiva mesmo, haha. Porque leio resenhas não tão positivas e, quando vou ler o livro, eu adoro! Claro que tem as partes chatas, mas prefiro das atenção às mais legais! Haha, que bom que isso é um ponto positivo pra você! ^^

  9. Responder

    Lilian Britto

    07/08/2012

    Oi Gabi! Eu simplesmente amei “Do Seu Lado”! Fico com tanto orgulho de ser uma autora brasileira a escrever uma estória tão boa, tão atraente!
    Devorei o livro em 2 dias, achei super envolvente e muito bem escrito 😉
    Ótima resenha, parabens!
    Beijos, fique bem =*

    @morenalilica

  10. Responder

    Driely Meira

    07/08/2012

    Oii
    Adorei a sua resenha, parabéns..
    Quero muuito ler esse livro..Estava pensando em comprá-lo autografado na bienal, mas infelizmente não vou poder ir no dia que a autora vai 🙁
    Estou looouca para lê-lo..
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  11. Responder

    Lucas Maia

    07/08/2012

    Oi Gabi,
    já tinha visto a capa dele e já imaginava que a história seria linda, como a capa. Já li algumas resenhas e o povo fala bem dele. Tô gostando de ler livros assim que faz os personagens refletir um pouco e a gente querer entrar no livro para resolver algo no lugar deles. ahsha’

    Beijos

  12. Responder

    juliana

    07/08/2012

    Já li muitas resenhas sobre este livro , mas depois da sua m convenci que preciso lê-lo. Ele parece tão fofo *—-*

  13. Responder

    Bruna

    07/08/2012

    oii Gabi!

    eu já estou com super vontade de ler este livro e mal posso esperar pra que chegue o que ganhei da NC, mas ao ler sua resenha posso sentir que assim que chegar passarei ele na frente de outras leituras..hehe

    megaa bjoo
    ;**

  14. Responder

    Julia G

    07/08/2012

    Oi Gabi, realmente o livro parece bem clichê, eu nem comecei a ler e já sei com quem a protagonista fica no final. Mesmo assim, parece um livro divertido e gostoso, espero poder ler também.

    Beijinhos

  15. Responder

    Grazy

    07/08/2012

    Oie Gabi.
    Primeiro essa capa é linda ! [smile]
    Esse livro já está na minha lista de desejos, estou ansiosa e assim que for “na cidade grande” vou procurá-lo em alguma livraria.
    Tem alguns personagens que dá vontade de bater, e eu senti isso com a Sarah só lendo a resenha porque eu me identifiquei com ela. Ás vezes a gente fica tão preso a uma pessoa, só porque não é pra ser e esquece que o amor pode estar onde menos se espera, ás vezes em um amigo.
    Enfim… Beeijoo e boa semana !

  16. Responder

    Raíssa Lins

    07/08/2012

    Que ótimo você ter gostado do livro. Li alguns comentários a respeito dele e nem todos foram tão positivos assim e, mesmo tendo comprado o outro livro da autora (Confissões de Laura Lucy) estava com um pé atrás de começar a leitura. Espero gostar do primeiro livro dela e depois ler Do Seu Lado também 🙂
    Beijos

  17. Responder

    kakau4ever

    07/08/2012

    Já li falando sobre este livro e também super bem. E sabe que gosto de livros que a gente lê rapidinho, assim não cansa.
    bjoks

  18. Responder

    Lúcia

    07/08/2012

    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas agora eu fiquei realmente curiosa. Eu tenho uma quedinha (bem grande até) por romances fofos envolvendo melhores amigos hahaha
    Vou procurar ler em breve, quer dizer, quando eu puder comprar livros novos, pois me proibi até diminuir a minha fila hahaha
    Beijos

  19. Responder

    Luara Cardoso

    08/08/2012

    Oi Gabi!
    Você acertou na indicação: eu ia pegar esse livro para ler logo depois de acabar o que eu estou lendo. Espero que essa “cegueira” da personagem principal na primeira parte não me irrite, estou tendo sérios problemas com personagens assim, viu? Mas ok, se no final as coisas se ajeitam, a gente releva, não é mesmo?
    Eu to aqui ajeitando minha ida à Bienal (que ainda não está confirmada, diga-se de passagem), mas o dia que eu estou planejando ir é justamente na sessão de autógrafos da autora. Com certeza irei se as coisas derem certo!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  20. Responder

    Luana Villwock Silva

    08/08/2012

    Eu acho que desde que o livro seja bem desenvolvido não importa se e clichê ou não, pois é a forma como o livro capta a noção atenção é o que conta, esse é uma das minhas próximas leituras, e é bom saber que ele é bom, eu gostei bastante da capa dele, e por isso fiquei ainda mais curiosa para ler.

    beijos, Lu

  21. Responder

    Jeniffer

    08/08/2012

    Foi o mesmo que conclui dele quando o li, um livro com um enredo meio clichê mas que a autora soube muito bem me conduzir na leitura e depois que comecei a leitura, não quis deixar de lado! Também quis dar umas sacudidas na Sarah por ela ter dado uma nova chance ao ex –‘ E me encantei, claro, com Igor ♥ A cada chick-lit que leio, percebo que a leitura é super fácil de levar e que é um dos meus gêneros literários favoritos, com certeza!

    Beijos ><

  22. Responder

    Poly

    08/08/2012

    Foi exatamente esse o pensamento que eu tive quando estava na metade do livro. Sempre que olhava o título eu tinha que cantarolar: “O amoooooor pode estaaaaaar do seu laaaadooo”
    Me apaixonei por esse livro e fico toda besta ao ver que temos autores nacionais com tanto potencial assim 😀
    Bjuxxxx

  23. Responder

    Pipa

    09/08/2012

    ADORO!!!!!!!!

    http://estilohedonico.blogspot.com.es/

    xoxo

  24. Responder

    Igor Thiago

    09/08/2012

    Quero muito ler o livro porque um dos personagens tem o meu nome (brincadeirinha). Gosto muito de romances e esse sei la me intrigou de um jeito, que sei la, nem sei explicar. Li, que ela é meio “tjonga” mas também existe pessoas assim, rs. Eu convivo com uma, rs. Quero ler demais.

  25. Responder

    Camila Leite

    09/08/2012

    Eu também adorei o livro Gabi, achei leve e fofo, e às vezes muito divertido, quando Fátima entrava em cena! =)
    É uma leitura que eu realmente recomendo!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

  26. Responder

    Caroline De Sousa

    10/08/2012

    Desde que vi esse livro e li a sinopse já imaginava que seria um livro fofo..
    A sua resenha me faz querer comprar o livro hoje e já começar a lê-lo o mais rápido possível 😀 porém por enquanto ainda vai continuar na minha listinha de desejados..
    Infelizmente não poderei ir na Bienal mas eu queria muito 🙁

ESCREVA UM COMENTÁRIO