Melanie Gideon – Esposa 22

resenha do livro Esposa 22

Esposa 22
Melanie Gideon
Editora Intrínseca, 2012
400 páginas

Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.

Alice Buckle está, dizem, sofrendo de uma crise de meia idade. Vários são os fatores prováveis, mas o fato é que seu casamento está em ruínas, e ela não sabe mais o que sente pelo homem com o qual se casou, vinte anos atrás. William tende a ser frio, distante, e ela não sabe mais o que fazer para se reaproximar dele. No momento em que ela recupera um e-mail de sua caixa de spam é que tudo começa a mudar. O e-mail era um convite para para responder algumas perguntas sobre seu casamento, para um estudo chamado “Estudo do Casamento”. Ela aceitou num impulso, e recebeu um pesquisador anônimo para guia-la, chamado Pesquisador 101, e ela seria a Esposa 22.

Responder às perguntas era, para Alice, uma forma de desabafar toda a angústia que sentia. Ela percebeu como estava infeliz e solitária antes do Pesquisador 101 chegar à sua vida. Mas eles começam a aprofundar os assuntos e se tornar perigosamente próximos (através do Facebook, sem saber a identidade um do outro), ao ponto de ela se questionar até quando vale a pena salvar seu próprio casamento. Nas respostas de Alice, podemos conhecer como ela e William se conheceram, como tudo se tornou uma bola de neve, desde vinte anos atrás até hoje. Ela viciou-se em falar com o Pesquisador, porque ele a entendia a fundo, ele compreendia o que ela sentia e dizia a ela coisas que ela, há muito, queria ouvir.

Os capítulos são curtos e bastante diferenciados: em um temos a história dos dias atuais, no outro temos uma conversa do Facebook, no outro temos as respostas das perguntas e por aí vai. E são todos curtinhos, o que faz com que a gente não queira largar o livro, para ler só mais um capítulo, só mais um – até terminar. A escrita de Melanie é gostosa de ler, com pitadas de humor, conversas sérias e todos os ingredientes perfeitos para uma história inesquecível.

O desfecho do livro é incrível. No começo eu esperava aquilo, mas a autora escreve de uma forma que nos deixa na dúvida e, quando realmente aconteceu, eu já não estava esperando, e isso foi uma grande surpresa. A única coisa ruim foram as perguntas, que estavam no apêndice do livro, enquanto as respostas estavam no contexto. Dessa forma, eu tive que ir para as últimas páginas ver a pergunta pra depois voltar e ler a resposta. Acho que isso foi desnecessário, e as perguntas poderiam estar no contexto.

No geral, é um livro que eu recomendo muito, demais! Você não ficou curioso pra saber quem é o Pesquisador 101? Você vai se surpreender, é serio. Às vezes as coisas que mais precisamos não estão muito longe.

“101: Digamos apenas que eu não seria o que você esperava.” página 369

19/12/2012

POSTS RELACIONADOS

65 comentários

  1. Responder

    Tais

    15/12/2012

    Não lembro se vc chegou a ler a minha resenha mais infelizmente não consegui gostar tanto assim desse livro =/
    Achei a história bem legal e adorei o final, mais sei lá faltou algo.
    Não sei explicar mais tem histórias que tem tudo para me agradar e acabam não agradando.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  2. Responder

    Giulia Ladislau

    15/12/2012

    Esse livro acaba de entrar pra minha lista de Natal com urgência. Já tinha ouvido falar sobre ele, mas não sabia do que se tratava. Achei o enredo muito legal e vc me deixou em uma curiosidade suprema pra saber o final. Muitíssimo obrigada pela dica. 😉
    Beijinhos!
    Giulia

  3. Responder

    Bruna M.

    15/12/2012

    Olá
    Gostei muita da sua resenha.
    Ela me deixou super curiosa para ir correndo ler o livro, pena que não tenho ele aqui [sad]
    Mal vejo a hora de comprar, parece ser ótimo.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

  4. Responder

    Raíssa Lins

    15/12/2012

    Já li algumas outras resenhas do livro e acho que nenhuma delas foi negativa. Acho que livros narrados com muitos emails e mensagens deixam a história tão dinâmica, né? Principalmente quando temos capitulos curtos também. Esposa 22 parece ser um chick-lit bem interessante, com muito romance.

  5. Responder

    May

    16/12/2012

    Geralmente eu sou maníaca pelos lançamentos da Intrínseca (mesmo que não saia comprando todos os que eu quero num impulso, a minha lista de livros para ler dessa editora é ENORME), mas esse livro eu não conhecia!

    Gostei da sua resenha, e gostei da forma como a história parece ser conduzida, reflexiva. Vou marcar como desejado no Skoob pra já!

    Beijinhos,
    May :*

  6. Responder

    João Victor

    16/12/2012

    Oi ..

    Pude perceber, pela sua descrição de como é os capítulos, que o livro é bem dinâmico. Isso facilita a leitura mesmo 🙂
    O livro parece ser legal. 5 estrelas de vários blogs por aí.
    Gostei da resenha!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

  7. Responder

    Carolina

    16/12/2012

    Ai, agora to morrendo de curiosidade pra saber quem ele é HAHAHAHA
    Adorei essa sua resenha, fiquei com uma super vontade de ler esse livro. A capa é bem… estrenha haha Não sei se chamaria minha atenção numa livraria.
    Amo livros com capitulos curtinhos, impossivel não devorá-los, né?

    Beijo

  8. Responder

    Thais Teixeira

    16/12/2012

    Fiquei curiosa para saber quem é o pesquisador 101, quero ler, com certeza!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

  9. Responder

    Quequel

    16/12/2012

    Ah .. fiquei mega curiosa!
    Quero muito ler, lista de desejado já! kkk
    Bjinssssssssss

  10. Responder

    Ellen Alves

    16/12/2012

    Ei Gabi nossa…minha lista de livros ta crescendo rápido demais fiquei curiosa sobre o 101 será que é o marido dela? gosto de livros que envolvam redes sociais acho que deixa a leitura mais leve né?

  11. Responder

    Babi Lorentz

    16/12/2012

    Gabi, eu ainda tenho muitas dúvidas: leio ou não? Porque as resenhas que leio mostram várias opiniões diferentes. Alguns gostam, como você, outros odeiam. E como as opiniões são muito diferentes, ainda tenho medo de ler e me decepcionar.

  12. Responder

    Vanessa Grandin

    17/12/2012

    Desde o lançamento desse livro fiquei extremamente curiosa para lêlo…gosto desse tema de casamento ! A capa é uma graça…….
    Adorei sua resenha,…..espero poder ler em breve!

  13. Responder

    Ludmila

    17/12/2012

    Curiosa? Curiosa é pouco!
    Você me deixou aguçadíssima para ler esse livro. rsrs
    Assim que for possível vou compra-lo. [smile]
    Adorei sua resenha, Gabi!
    Parabéns!
    Beijos

  14. Responder

    Bianca Karina

    17/12/2012

    Gabi, quanto tempo não passo por aqui, hein? Já tinha até me esquecido como você é boa em instigar a minha curiosidade com suas resenhas, sério. Fiquei curiosa agora. Me lembrei um tico de @mor, por causa do lance virtual e tal.
    Fiquei curiosa mesmo, hehe.
    Beijoss

  15. Responder

    Karine

    17/12/2012

    Essa pergunta no final despertou uma curiosidade em mim… imaginei até quem pode ser o tal Pesquisador 101… mas não vou ficar alimentando isso porque se não perde a graça, haha. Vou mesmo é ler o livro e me preparar para surpresas! hihi. Muito boa a resenha. Nessas férias tenho procurado sugestões de livros para ler… aqui no seu blog é o que não falta e, este será um dos que estarão na minha listinha 🙂 hihi. Beijinhos Gabi *o*

  16. Responder

    Julia G

    17/12/2012

    Oi Gabi! Eu tenho lido algumas resenhas desse livro que parecem só destacar coisas positivas, e tenho ficado bastante curiosa para ler. Acho incrível quando os autores consegue colocar bem as tecnologias do nosso cotidiano em uma boa história e ainda conseguir prender. Ainda não li nada assim, quero muito esse.
    Beijos

  17. Responder

    Inara (@lerdormircomer)

    17/12/2012

    Oi, Gabi! Já li algumas resenhas sobre esse livro, e fiquei bastante curiosa… Bom saber que você gostou! Com certeza, quero ler! 😉

    Um beijo,
    Inara

  18. Responder

    Dezi Faustino

    17/12/2012

    Olá! Poxa, fazia tempo que eu não dava uma passada aqui no seu blog, até senti falta [sad]
    Ótima resenha, pra falar a verdade, eu nem conhecia esse livro. Agora vou logo procurar em uma livraria pra ler, achei muito interessante pela sua resenha, acho que até minha mãe vai gostar de ler esse.
    Só tenho que dar um jeito de começar a ler antes de começar a faculdade, tenho medo de não ter tempo quando o curso começar [dead]

    Beijos :*

  19. Responder

    Preto no Branco

    18/12/2012

    Gabi lindaa, que saudades do seu cantinhoo, rs.
    Bom, não li a resenha porque estou lendo esposa 22 nesse exato momento e quero que tudo me surpreenda, rs, adorei a nota e o coraçãozinho lindo que você deu, espero gostar tanto assim, tô torcendo para que essa leitura me agrade e me divirta bastante, haha.
    Beijoo!!

  20. Responder

    Biia Rodrigues

    18/12/2012

    Desde que li a sinopse desse livro tenho vontade de ler ele só para descobrir quem é esse pesquisador 101, acho que é a unica coisa que eu fico imaginando sobre o livro rs

  21. Responder

    Bianca

    18/12/2012

    Fiquei curiosa para ler esse livro! E eu adoro quando os capítulos são curtos. [happy]

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

  22. Responder

    Nanda

    18/12/2012

    Ei Gabi,

    Este está nos meus top desejados de 2013, quando lançou eu não dava nada por ele, mas todo mundo que resenha ama, e agora quero muito ler.

    E ai vai se animar no top piriguetagem literária? faz?? rss
    http://www.viagemliteraria.com.br/2012/12/viaje-comigo-82-top-piriguetagem.html

    bjs

  23. Responder

    Carissa

    18/12/2012

    Eu quero muito ler o livro. Tinha lido uma resenha falando muito bem. A sua só me deixou com mais vontade. Quero saber quem é o pesquisador.

    Beijos!

  24. Responder

    Lívia Castro

    18/12/2012

    Noooooossa eu já estava ansiosa para ler esse livro, agora então, depois de ler sua resenha fiquei louca. *-*
    Acho que desconfio da identidade do pesquisador 101, sei lá.. doidera doida minha arriscar um palpite sem ter lido a história kkkkkk’
    Eu curtir muito a capa desse livro, um monte de gente não gostou, achou feia e tal, mas eu gostei *-*

    Beeeijos Gabi (:
    ótima resenha *-*

  25. Responder

    Marla

    18/12/2012

    Essa não é a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas continuo achado o enredo interessante. Vai para a lista de 2013.

    *bye*

    Louca por Romances

  26. Responder

    Ellen Alves

    18/12/2012

    Ei gabi eu ja postei o diário da blogueira tá?

  27. Responder

    Carol Freitas

    18/12/2012

    Confesso que fiquei morrendo de curiosidade de saber quem é o tal Pesquisador 101 hahahah e eu gosto bastante dessas histórias que intercalam entre o passado e o presente, faz eu me sentir uma parte de tudo.
    Vi esse livro na livraria e me segurei muito pra não comprar, porque achei ele caro e, com essas compras de Natal, já gastei mais do que deveria, mas acho que vou pedir de presente pra alguém 😛
    Beijos, Carol

  28. Responder

    Isadora

    18/12/2012

    Oi Gabi [smile] Tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do meu blog! Nem preciso dizer que sou apaixonada pelo seu, né? :p
    Não sou muito fã desse tipo de livro, mas adorei a resenha! Na verdade adoro ler resenhas haiushas
    Enfim, beijão!

  29. Responder

    Nati

    19/12/2012

    Eu quero muito esse livro, demais… Está na minha lista de desejados do skoob.
    Chamou a minha atenção por se parecer um pouquinho com a minha história, tomara que quando eu ler corresponda todas as minhas expectativas. Beijos

  30. Responder

    Beatriz

    19/12/2012

    Fiquei com vontade de ler Gabi! Já peguei esse livro umas 3 vezes na livraria e fiquei meio assim para levar e sempre acabei deixando lá. Mas agora que vi a resenha fiquei afim de ler e quando eu for na livraria vou procurar por ele de novo. Gostei de saber que ele tem capítulos curtos e é em estilo email e tal. Capítulo curto é vida, sempre paro de ler quando acaba algum capítulo e quando eles são grandes eu fico cansada e contando os folhas para ver quantas faltam para chegar o próximo e eu parar de ler. haha
    Enfim .. sempre fico com vontade de ler os livros que você resenha aqui. [think]

  31. Responder

    Brenda M.

    19/12/2012

    Pela resenha eu AMEI o livro, gosto dessa coisa de rede social, vida meio que em um “diário”, fiquei super interessada (:
    Parabéns pela resenha, Gabi.
    :*

  32. Responder

    Fabíola Nunes

    19/12/2012

    Deve ser um livro bem interessante e gostoso de ler! Ou devorar! Tô doida para tê-lo em minhas mãos!!!

  33. Responder

    Elisama Barbosa Brasil

    19/12/2012

    Fiquei curiosa para ler o livro… Parece ser bom 😀

  34. Responder

    Soraya Carvalho

    19/12/2012

    [heart]
    Cara, eu tô nesse momento de avaliação da relação… É muito triste perceber que a gente se esforçou tanto e não tem mais aquele entusiasmo… tenho só 4 anos de namoro… Imagina isso em um casamento de 20 anos e com filhos???
    Mulher sofre, viu?
    Quero muito ler esse livro!!!

  35. Responder

    Carol

    19/12/2012

    Adorei a resenha , parece ser um livro ótimo [smile] !!
    Um beijo!
    Carol-www.amorzinhodelivro.blogsot.com [love]

  36. Responder

    Fê Falleiro

    19/12/2012

    Adorei a dinâmica do livro ser diferente e fiquei querendo spoilers desse tal de pesquisador kkkk
    Bjjocasss

  37. Responder

    Roberta

    19/12/2012

    fiquei curiosa de verdade …

  38. Responder

    Patricia Gomes

    19/12/2012

    o livro parece ser bastante envolvente, com uma narrativa que flui bem e até um pouco de mistério (a identidade do pesquisador 101)… com certeza uma leitura bastante agradável!!

  39. Responder

    Gisele

    19/12/2012

    Super bacana a resenha! Gostaria de ler o livro *-* [wink]

  40. Responder

    Júlia Proença

    19/12/2012

    Tem alguma coisa no seu jeito de escrever, que vc se apega tanto ao livro, e a emoção que ele passa, que dá uma vontade gigante de ler! Com esse não foi diferente.

  41. Responder

    Tauana

    19/12/2012

    Ameei *–* [love]

  42. Responder

    Claris Ribeiro

    19/12/2012

    Li várias resenhas muito boas sobre esse livro, gostei muito da sua.
    Já estava louca para ler, e quando vi na livraria fiquei mais ainda, a capa é mais fofa ainda pessoalmente [heart]
    Desejo!

  43. Responder

    Joyce C.

    19/12/2012

    Oi, Gabi! Gostei da tua resenha e fiquei com vontade de ler o livro. Bom, por tudo que você escreveu, acho mesmo que tenha uma leitura leve.

    Beijos!

  44. Responder

    Fran Petite

    19/12/2012

    Oie!

    Primeira vez que leio sobre este livro e já fiquei interessada. Gosto de livros que trazem uma abordagem diferente, como essa coisa de ser escrito em formato de e-mail e mensagens pelo facebook. Pelo jeitinho que você falou, deve ser gostosinha.

    E já tenho uma noção de quem possa ser o Pesquisador 101 só pela sua dica, hahahaha.

    Bjins

    http://www.dicasoutravessuras.blogspot.com

  45. Responder

    Beatriz Gosmin

    20/12/2012

    Fiquei bastante curiosa a respeito do livro e do enigma de quem é o tal pesquisador, parece ser uma hisória diferente e bem bacana, e se você gostou acho que também irei gostar.
    Beijos *-*

  46. Responder

    Ingrid Lorena

    20/12/2012

    Adoro livros, e acho que me interessaria bastante por esse ao lê-lo…
    Parece ser muito bom, e do jeito descrito, o desfecho parece ser impressionante.
    Mal posso esperar pra comprar e ler *-*

  47. Responder

    Bruna Morgan

    20/12/2012

    Nossa, esse é um tipo de livro que eu não leria, mas por causa da sua resenha eu fiquei com muita vontade de ler .-.

  48. Responder

    Yasmim Namen

    20/12/2012

    Quero muito ler esse livro!! Minha lista de queridos e a conta bancária que sempre entraram em choque !
    ps: Se o pesquisador 101 for o marido dela, vou ficar chateada! HUSAHSUAHS
    Beijos e feliz fim de mundo! xD

  49. Responder

    Juliany Cruz

    21/12/2012

    Muito boa a resenha, fiquei curiosa para saber quem é o pesquisador 101. Já está na minha lista de livros que vou ler. [happy]

  50. Responder

    Luana

    22/12/2012

    Livros nesse estilo é bem assim… a gente vai lendo mais um pouco e quando ve terminou louca pra ler.

    Bjs

  51. Responder

    VANNESSA QUEIROS

    22/12/2012

    Resenha interessante fiquei com vontade de ler e e descobrir o que vai acontecer no final.
    Nossa crise de meia idade,Alice está perdida,não sabe mais o que sente pelo marido,e depois de receber um e-mail anônimo sua vida ficou mais interessante, ela ainda vai poder desabafar com um desconhecido.

  52. Responder

    Izadora Lima

    23/12/2012

    Muito interessante a história do livro! Como adoro um enredo surpreendente, esse também já entrou pra minha lista de natal >< Parabéns pela resenha, graças a ela fiquei morrendo de vontade de ler [wink]

  53. Responder

    carina nunes

    23/12/2012

    parece otimo!

  54. Responder

    Thaís

    23/12/2012

    Ah, Gabi! Ainda não sei o que posso achar desse livro. Acredito sem dúvidas no seu gosto porque lemos coisas bem parecidas e na maioria das vezes gostamos. Mas esse livro está dividindo as pessoas, são muitas opiniões e observações diferentes.

    Amei a resenha e óbvio que estou curiosa para saber quem é o Pesquisador 101! *O*

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

  55. Responder

    Jessixa F

    24/12/2012

    Quero muito lerrrr! Pela resenha parece ser muito bom, to super curiosa.
    Beijos!
    P.s: adoro o blog.

  56. Responder

    Nathália Lima

    25/12/2012

    Amei a resenha, me deixou ainda mais curiosa pra ler o livro! Ainda nao tinha lido nenhuma resenha sobre este livro (=
    Beijos, @_nathalial

  57. Responder

    Vivian Pan

    28/12/2012

    Parece um bom livro, e como eu nunca recuso um …
    ótima resenha Gabi :*

  58. Responder

    Cris Aragão

    30/12/2012

    Esse livro parece ser bem divertido e ainda por cima tem conteúdo. Gosto dessas estruturas narrativas diferentes e capítulos curtos realmente são a receita para não largar até o final, eu não resisto a ler “só mais um capítulo”.

  59. Responder

    Camila Ribeiro

    30/12/2012

    Ameei a resenha, parece ser muuito bom esse livro!

  60. Responder

    Beatriz

    02/01/2013

    Já tinha ouvido falar do livro, mas pensei que era mais um clichê sem graça. Só que pelo visto estou enganada, agora fiquei super curiosa para ler o livro *-*

  61. Responder

    Maristela G Rezende

    05/01/2013

    [happy] Puxa já li várias resenhas sobre esse livro mas a sua me empolgou bastante. Quero muito ler esse livro. Gostei da capa simples e da história.

  62. Responder

    Roberta Ferreira

    05/01/2013

    Adorei sua resenha sobre esse livro. Parabéns [smile]

  63. Responder

    Juliana

    06/01/2013

    Adorei a resenha..estou doidaaa pra ler!!!

  64. Responder

    Kelry Caroline

    06/01/2013

    Amei a resenha, a história me parece incrivel.
    Agora só falta o livro. bjs

  65. Responder

    Zilda Mara Peixoto

    11/01/2013

    Eu amo chicklit! E acho que vou amar esse livro. Histórias de mulheres carentes ou com problemas de autoestima sempre dão pano pra manga..rsrs.
    Essa diversidade de gêneros dentro de um único texto me fascina.
    Ótima resenha, Gabi!
    Fiquei ainda mais curiosa para l~e-lo.
    Bjs!

ESCREVA UM COMENTÁRIO