Pedro de Camargo – Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…

resenha do livro Eu compro, sim mas a culpa é dos hormônios

Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…
Pedro de Camargo
Editora Novo Conceito, 2013
192 páginas

Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.

Comecei a leitura de “Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…” de uma forma despretensiosa, esperando um livro puramente informativo, cheio de termos técnicos e detalhes de pesquisas sobre hormônios e o comportamento do consumidor. Porém, para minha surpresa, esse livro é tudo isso, sim, mas agrega muitos exemplos divertidos aliado a uma escrita sem nenhum erro e de fácil compreensão, mesmo em meio a tantos termos não muito bem entendidos por mim.

Antes de mais nada, você precisa saber que Pedro de Camargo, além de outras formações e ocupações, é consultor em Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor, o que o permite escrever um livro muito bem fundamentado e baseado em pesquisas feitas em campo, e que dá credibilidade ao assunto. Fiquei impressionada pelo tamanho de informações que Pedro coletou para escrever este livro.

O autor vai contra quem diz que somos serem humanos inteiramente racionais pois, em sua visão, somos em muito irracionais, principalmente no que diz respeito a consumir itens – isso pode ser também jogos de azar, roupas, sapatos e outras compras que nos deem prazer momentâneo. O nosso corpo e cérebro decidem por nós e só somos informados depois, instruídos a agir conforme a sua vontade. É por esse motivo que, muitas vezes, compramos coisas que nem precisávamos e nem temos consciência do por quê. Pedro trata desse assunto em seu livro, e nos ensina como driblar esses anseios, fazendo você comprar de forma mais racional.

“Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…” é um livro bastante voltado às mulheres, e Pedro se dirige a elas, que são as maiores consumidoras – mas isso não exclui os homens de serem igualmente tentados pelas compras! O livro está baseado no prazer que sentimos ao comprar algum objeto ou serviço que queremos muito, e na repetição deste ato, fazendo-nos gastar repetidamente – e, muitas vezes, nos arrependendo momentos depois. Esse “vício” é devido a uma substância chamada Dopamina, que, nas palavras do autor, é um “agente químico que faz a comunicação entre células nervosas” (pág. 33). Então, de uma forma geral, o livro conta como essa substância age sobre a nossa vontade de comprar, comer ou fazer qualquer coisa repetidamente em prol de um sentimento de felicidade ou realização.

É incrível a quantidade de detalhes que nos induzem à compra! Desde o modo de agir do vendedor, o conforto, o clima, a música, os sentidos, o humor e muito mais! Quando passamos a conhecer todos esses recursos utilizados pelo marketing para fisgar o consumidor e fazê-lo consumir mais, podemos nos tornar mais conscientes do que está acontecendo, e economizar.

“Compre pequenos prazerem em vez de grandes objetos.” Página 28.

Esse guia é essencial para quem gasta demais, mas também para aqueles que não gastam muito, mas querem entender melhor o funcionamento do seu organismo e como ele nos induz a consumir. É um livro essencial, e que nos traz úteis ensinamentos e dicas. E um alívio aos bolsos e à nossa conta bancária!

POSTS RELACIONADOS

20 comentários

  1. Responder

    Gladys Sena

    31/10/2013

    Também não dava muito por esse livro, mas por ser embasado na ciência, fiquei curiosa, bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

  2. Responder

    André

    31/10/2013

    Legal, bem na época em que estou vendo “consumo e consumismo” na escola. Vou procurar saber mais 😀

  3. Responder

    Catarina

    31/10/2013

    Esse livro deve ter sido escrito pensando em mim. Ultimamente ando muito consumista [dead] o que é péssimo, pois já teve momentos em que gastei mais do que ganho. Hoje consigo me controlar um pouco melhor, mas não 100%.
    Esse livro deve ser muito bom, quero comprar pra ver se me ajuda a parar com essa “necessidade” de querer gastar, e restaura minha poupança.
    Beijos

  4. Responder

    Thalita Melo

    31/10/2013

    Eu adoooooooro gastar dinheiro com coisas fúteis. Talvez um dia eu precise desse livro, tipo, quando quase estiver falindo mesmo HUSADUHHUSDHUSDUHDSA

  5. Responder

    Barbara * Sempre charmosas

    31/10/2013

    Que legal esse livro! Fiquei super curiosa para ler!
    [wink]
    Bjs

  6. Responder

    Helloise

    31/10/2013

    Ahh, acho que os hormônios influenciam sim, mas a culpa maior, em muita gente, é da falta de autocontrole, ou seja, um vício psicológico, não químico.

  7. Responder

    Amanda Melanie

    01/11/2013

    Eu gostei bastante da leitura desse livro. Me mostrou várias coisas que me fazem ser uma consumidora compulsiva e no que preciso melhorar para evitar que meu bolso reclame.
    Adorei sua resenha, Gabi. Expôs bem o que o livro proporciona. Parabéns.

    Beijos

  8. Responder

    Solange Antuano

    01/11/2013

    Boa Noite!!
    Ja li a resenho, achei muito interessante, espero ler em breve!!
    Bjus

  9. Responder

    ellen nunes

    01/11/2013

    coloquei na minha lista de livros que quero !!

  10. Responder

    Mayara Mendes

    01/11/2013

    Infelizmente nem sempre compramos algo conscientes de nossas necessidades, na maioria das situações é por simples desejo de compra. Gostei bastante da resenha, e principalmente da análise feita pelo autor.

  11. Responder

    Karla Araujo

    02/11/2013

    Interessante, não tinha ouvido falar ainda, mas agora definitivamente comprarei!! *-*

  12. Responder

    Bianca Remohi

    02/11/2013

    Me pareceu um livro muito interessante! Muitas pessoas são looooucas por compra, principalmente as mulheres, e é muito interessante um livro que explique de uma forma legal o pq gostamos tanto disso! haudhdaudahuad , ainda mais escrito por um cara experiente. adoraria ler!

    Beijão, ótima resenha 😀

  13. Responder

    beatriz c. ♡ (@aproveite_o_dia)

    03/11/2013

    Sua resenha está de parabéns Gabi. Eu ainda não tinha visto nenhum sobre o livro e gostei de saber do que se trata. É um livro que eu não tenho muita vontade de ler, mas acho esse assunto bem interessante. Eu não compro muito, mas as coisas que eu gosto é meio sem utilidade. Compro DVD, livros e algumas minuaturas de anime e meu pai sempre fala: para de gastar dinheiro com coisa atoa”. Tirando livros, o resto é meio atoa mesmo mas a culpa não é minha. É dos hormônios! u_u UASHAUSH

    Beijos!

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      03/11/2013

      HAHAHA! Sim, a culpa não é sua, é dos hormônios! xD

  14. Responder

    Giovanna Oliveira

    03/11/2013

    Gostei muito da resenha e me interessei pelo livro, mesmo não sendo tão consumista assim (só com livros haha). Fiquei bem curiosa pra ler 🙂

  15. Responder

    Thais yurie morimoto

    10/11/2013

    Este livro tem muito a ver comigo! Adoro comprar, apesar de muitas vezes não poder. Este livro já entrou pra minha lista de desejados!

  16. Responder

    Carolina Scopel

    12/11/2013

    Comprar vicia qualquer uma, né? Eu, por exemplo, sou muito consumista de livro hahahaha [heart]

  17. Responder

    Mirelle

    14/11/2013

    Gabi, que resenha fantástica. Desde que conheci o autor na Bienal do RJ fiquei super afim de ler o livro. Ele é tão engraçado, expansivo e atencioso que imaginei que a leitura fosse ser realmente boa.. mas pelo visto ela é ainda melhor, pois não imaginava que fosse ter tantos detalhes técnicos interessantes e instrutivos. Valeu pela dica flor. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  18. Responder

    Dudinha

    16/11/2013

    Ao ver esse livro pensei a mesma coisa que você.

    Olha, eu já li Por Que Os Homens Fazer Sexo e As Mulheres Fazem Amor, que também tem esse gênero informativo/científico/estatística e tal, e eu até gostei, aprendi um bocado… mas não é sempre que estou com disposição para ler esse tipo de narrativa… tem que ser situações extraordinárias. ^.^

    Contudo, depois de ler sua resenha, percebi que tenho que presentear meu namorado, urgentemente, com esse livro! hahaha #ConsumidorCompulsivo

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      16/11/2013

      Seu namorado é consumidor compulsivo? Hehe! Esse livro pode mesmo ser útil. Só que o autor “fala” mais para “elas”, então pode ser que seu namorado ache estranho, mas as dicas valem tanto para homens quanto para mulheres 😉
      Beijos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO