Kelly Link – O estranho mundo de Zofia

O estranho mundo de Zofia

O estranho mundo de Zofia e outras histórias
Kelly Link
Editora Leya
252 páginas

Nesta incrível coleção de histórias charmosas, engraçadas, tristes e mágicas, narrada em cenários de horror e fantasia, o pop se transforma em objeto de lirismo delicado. Em “Animais de Pedra”, uma família muda-se para uma linda casa suburbana. Quase imediatamente, seus pertences começam a desaparecer, enquanto uma horda de coelhos é vista frequentemente no quintal da casa. “Magia para Iniciantes” aborda um grupo de adolescentes cujas experiências subitamente geram eventos surreais numa série fantástica de TV. “O Hortlak” acompanha experiências cujos objetos são servos zumbis. E “A Bolsa Mágica” é a história de um vilarejo que se refugia na bolsa mágica da vó Zofia. O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias é a prova de que sonhar define o tamanho do poder da criação!

”O estranho mundo de Zofia e outras histórias” é uma coleção de nove histórias extraordinárias. Admito que comprei pela capa, uma das mais bonitas que já vi, na minha opinião, sem nem ao menos ler do que se tratava (o que um bom design não faz na cabeça e nas atitudes de compra das pessoas?). Vou descrever uma breve resenha de cada conto, sobre o que achei de cada um e, depois, uma resenha do livro ao todo. Espero que gostem! 😉

PS: o post ficou gigante de novo, pra variar, mas você pode ler só as resenhas dos contos que mais chamar a atenção. Mas digo uma coisa: vale a pena ler um pouquinho de cada um, são incrivelmente originais 😉

  • 1. A bolsa mágica – 5 estrelas
  • Este é o primeiro conto do livro e o único que envolve a história da Zofia, que é avó da narradora e possui uma bolsa mágica onde vive um povoado inteiro (inclusive a própria Zofia viveu na bolsa, mas voltou para tomar conta dela), que se abrigou lá dentro quando houve uma grande catástrofe em sua cidade natal, a extinta Baldeziwurlekistão (não me peçam para escrever isso de novo!). Não vou contar do que a bolsa é feita, vocês precisarão ler para descobrir! Ela tem três formas de abrir: de um jeito, você só veria uma bolsa normal, de outro jeito você entra dentro dela, mas se você abrir do jeito errado, algo muito ruim acontece – que tem a ver sobre do que a bolsa é feita. Ah, e o tempo passa diferente dentro da bolsa mágica. Pode ter se passado um dia lá dentro enquanto no mundo real se passaram anos!

  • 2. O Hortlak – 4 estrelas
  • Este conto é a história de Batu e Eric, que trabalham em uma loja chamada Noite-Inteira, que nunca fecha e que atende principalmente zumbis que moram no penhasco do outro lado da estrada. Tem também Charley, a garota de quem Eric gosta e que trabalha colocando cães para dormir. E têm também as histórias dos tantos pijamas estranhos que Batu sempre usa e que Eric não sabe de onde vêm; às vezes mostram imagens muito esquisitas e outras vezes versos de diários de meninas da redondeza.

  • 3. O canhão – 2 estrelas
  • Este não é bem um conto, mas mais um diálogo entre algumas pessoas, não se pode saber quantas, mas a mim pareceu três. São perguntas e respostas sobre um canhão, sobre pessoas que são arremessadas do canhão (que tem história e já foi casado!) e que ficam “viajanto-voando” por aí até que resolvem parar e descer e ter vidas normais (tanto quanto possível) em outro país. Às vezes ninguém nunca mais vê as pessoas que são atiradas de um canhão.

  • 4. Animais de pedra – 4 estrelas
  • Uma família muda-se para uma nova casa, loja de Nova Iorque, onde tem estátuas de coelhos no jardim. Depois de um tempo, as coisas começam a ficar estranhas. Dezenas de coelhos cuidam do jardim, as pessoas da família dizem que coisas começam a ficar assombradas (inclusive o próprio irmão ou o peito da mãe) e a mãe pinta as paredes dezenas e mais dezenas de vezes, até os cômodos ficarem menores.

  • 5. Pele de gato – 4 estrelas
  • Esta é a história de bruxos que roubam ou compram filhos e gatos e às vezes dão luz a casas que crescem para se poder morar sob seu teto. Um dia, a bruxa principal da história morre, e seu filho Small se junta ao espírito dela, uma gata chamada Vingança da Bruxa, que lhe faz uma roupa de gato, com pele de gato, para destruírem seu principal inimigo.

  • 6. Plano de contingência contra zumbis – 3 estrelas
  • Nosso personagem se chama Sabonete, mas este não é o verdadeiro nome dele. Ele já esteve na prisão e é obcecado por zumbis e icebergs. Esse é o conto mais normalzinho, se compararmos aos outros, e expõe bastante da vida, dos pensamentos malucos e do que Sabonete fez para ir para a prisão.

  • 7. O grande divórcio – 3 estrelas
  • “Houve um homem, certa vez, cuja esposa estava morta.” Essa é a primeira frase do conto, e esse casal teve três filhos mortos durante os doze anos que viveram juntos. O pai, vivo, comunicava-se com os filhos através de uma tábua Ouija ou através de uma médium. Mas o casal quer o divórcio.

  • 8. Magia para iniciante – 4 estrelas
  • Este conto é a história de Jeremy Marte, um garoto de 15 anos que assiste, com seus amigos, uma série de TV chamada “A Biblioteca”, que conta a história de um personagem chamado Raposa, que “não está morta ainda. Mas estará em breve”. De repente parece que a vida de Jeremy e da Raposa começam a se cruzar, e coisas estranhas começam a acontecer.

  • 9. Calmaria – 2 estrelas
  • Calmaria é um conto que começa apresentando um grupo de amigos que se reuniam há certo tempo para jogar cartas e outros jogos afins. A história se concentra na história de Ed, que se separou de Susan há pouco tempo. Até que um dia os amigos resolvem ligar para um número para falar com uma mulher que conta histórias. E a mulher conta a história de Ed e Susan, quando existiam várias Susans que se reproduziam em máquinas e conversavam com alienígenas.

    Coisas interessantes que eu reparei:
    – Os personagens adoram comer grama;
    – A autora adora escrever sobre bolsas feitas de coisas estranhas e macabras;
    – A autora adora fins incertos. Todas as histórias acabam sem saber o que acontece com os personagens;
    – A autora também gosta de pôr fogo nas casas em seus contos;
    – Em vários contos aparece alguma referência a artes e pintura.

    POSTS RELACIONADOS

    13 comentários

    1. Responder

      Claudinha

      25/03/2011

      Nossa, tô querendo ler esse livro a muitooooo tempo! Também desde que vi essa capa tão linda. E também li boas resenhas, então super me interessei…a ilustração da capa me lembra Tim Burton, sei lá pq. rs Mas ainda preciso compra-lo. T-T Adorei a dica, Gabi!

      Beijos

    2. Responder

      Luisa

      26/03/2011

      Ai que legal esse livro! Achei a história super cativante hahaha, já até adicionei no meu Skoob pra eu não esquecer de ler no futuro (:
      Adorei o blog!

      Beijos

    3. Responder

      Vanessa

      26/03/2011

      SOU DOIDA POR ESTE LIVRO QUE ASSIM COMO VOCÊ, ME CONQUISTOU SÓ PELA CAPA, QUE É MUITO LINDA MESMO!

      BJKSS

    4. Responder

      Poly

      26/03/2011

      Ahhh!! A capa é linda!!
      A história parece ser interessante, mas já tenho uns 20 livros que comprei e estão na frente, mas assim que terminar minha lista, adiciono esse tbm ^^
      Bjuxxxxx

    5. Responder

      fernand's

      26/03/2011

      bom,
      eu não posso nem pensar em comprar um livro… rsrs ontem chegaram 10 que encomendei pela internet, com preços maravilhosos, aqueles de edição de bolso que são baratíssimos. mas anotei as dicas, e tbm adorei a capa.

      uma ótima leitura pra ti.
      aqui já estou me refestelando com os meus. rsrsrs

      um gde bj.
      lindo seu blog.

    6. Responder

      Vahallam

      27/03/2011

      Ai sim hein?! Amei a resenha…putz este parece ser um livro muito legal…como vc mesma disse só pela capa parece ser animalesco demais..Imagina só pelo nome tbm auahuaha

      AMEI

      Vou comprar com certeza

    7. Responder

      Vahallam

      27/03/2011

      Ahh esqueci de citar,….eu li O MUNDO DE SOFIA…será que é histópria paralela ou sátira…meu amei..eu vouler sim

    8. Responder

      vanessa

      27/03/2011

      Eu não gosto muito de livros de contos, sei lá, não são muito bacanas. Adorei a resenha dele, mas acho que não leria UAHSAUSU

      Beijos, Vanessa.
      This Adorable Thing

    9. Responder

      Thiany

      27/03/2011

      O livro parece ótimo, quando minha filha me der um tempo eu com certeza quero ler [omg]

    10. Responder

      Sanzinha

      27/03/2011

      Hey, Gabi!

      Eu tb teria comprado o livro apenas pela capa… rs. É linda mesmo!
      Mas não gosto de finais incertos, então desanimei a ler. [confused]
      Acho tãããããooo fofo seu blog! Já disse, né? rsrs

      Beijinhos e linda semana!

    11. Responder

      Stefane

      08/05/2011

      Oi Gabi!
      Adorei a resenha eu irei comprar esse livro amanha mesmo quero ver si ele é tão bacana como vcs dizem. [happy]

    12. Responder

      Matheus

      27/08/2012

      Achei interessante, quero muito lê-lo agora. [omg]

    ESCREVA UM COMENTÁRIO