Quentin Newark – O que é design gráfico?

O que é Design Gráfico
Quentin Newark
Editora Bookman
255 páginas

O livro de Quentin Newark é dividido em três partes: Questões, Anatomia e Portfólios.

QUESTÕES
O design não acontece no vácuo; ele é influenciado por diferentes áreas como a economia, aética, a tecnologia, a teoria e as demais manifestações artísticas. O que é design gráfico? Explora essas questões e mostra como o design evoluiu ao longo dos séculos – da sua origem na Alemanha medieval até hoje, a era do branding corporativo, das revistas, da televisão e dos sites.

ANATOMIA
Esta obra analisa os elementos que compõe a disciplina do design: a tipografia, a combinação de imagem e texto – a essência do design gráfico -, e o processo de reprodução.

PORTFÓLIOS
Não existe um tipo de designer ideal. É possível trabalhar sozinho ou em uma grande agência, ser escritor, editor, curador, designer de tipos ou empresário. Este livro apresenta e analisa o trabalho de um grupo diverso de jovens designers, mostrando a riqueza e a abrangência da profissão.

Quando alguém pergunta o que você estuda na faculdade e você diz “Design Gráfico”, algumas pessoas só acenam com a cabeça, murmuram qualquer coisa, dizem “ah, legal” ou qualquer palavra parecida. Tem muita gente que já conhece a profissão, mas fica confuso na hora de explicar o que é. Até porque é difícil explicar, em poucas palavras, o que é o design gráfico, o que fazemos, com quê trabalhamos.

O livro já abre a primeira frase com a afirmação: “O design gráfico é a mais universal de todas as artes. Está em toda parte, explicando, decorando, identificando – impondo significado ao mundo.”.
Em outra página, temos outra afirmação: “Tentar reduzir uma atividade tão abrangente e variável em uma breve definição ou em uma expressão pronta é, no mínimo, difícil.”.

O livro aborda, entre outras questões, a diferença entre design e arte, termos que muitas pessoas confundem. No meu ponto de vista, design não é o mesmo que arte, o que muitas pessoas acham que é. Arte é algo que acontece por acaso e existe pouca ou nenhuma cópia, além da original. Design é algo produzido já pensando na produção em grande escala, na maioria dos casos. Design é algo pensado, planejado, rabiscado, redesenhado mil vezes antes da finalização. Claro que podemos dizer que, de certo modo, estamos criando arte, mas outro tipo de arte, que é planejada e voltada para o interesse público, e não apenas do artista. Tudo isso é minha opinião.

Algumas pessoas relacionam o design com a publicidade também, o que é normal, uma vez que ambos são muito parecidos, da mesma família até, como diz o texto logo abaixo, retirado do mesmo livro:

Design é o mesmo que publicidade?
Grosso modo, a publicidade é a promoção de um produto ou marca, e é puramente isso, enquanto o design, em geral, é a organização e a articulação de muitos dos próprios produtos e marcas.
A publicidade e o design são inquestionavelmente da mesma família, assim como a poesia e a ficção são ambos literatura. Mas talvez seja melhor não considera-los mãe e filho, mas gêmeos siameses. Eles podem ser vistos como uma entidade, até mesmo feitos da mesma matéria, mas cada um tem uma personalidade própria.”

O livro é dividido em três partes: Questões, Anatomia e Portfólios.
A primeira parte é formada de uma série de textos relacionados ao design gráfico como “a economia, a ética, a tecnologia, a teoria e as demais manifestações artísticas”. As frases que retirei do livro e coloquei aqui referem-se a esta primeira parte.
A segunda parte é feita de pequenos textos e vários exemplos que agregam diversos assuntos básicos e muito conhecidos ao design como: alfabetos, módulos, tipografia, grid, ilustração, fotografia, ferramentas, materiais, logos, identidades, impressão, embalagens, livros, revistas, exposições, sinalizações, web e cinema.
A terceira e última parte já é subentendida: uma coleção de vários designers e estúdios de design e uma amostra de seus mais diversos trabalhos.

Este é um livro básico, essencial e de fácil entendimento. Recomendo para quem é designer gráfico e para quem, como eu, é estudante de design gráfico. Somente uma dica: use uma luva para folhear as páginas pretas se você não quiser deixar as suas digitais em toda a folha. 😉

04/04/2011

POSTS RELACIONADOS

22 comentários

  1. Responder

    Rooxy

    28/03/2011

    HAHAHA ÓTIMO! A-MEI! Resumiu bem o livro, o meu xodózinho [love]
    que bom que você gostooou! fico feliz em conhecer mais uma designer que tenha gostado, achei que tinha gostado porque não li muitos livros sobre, e qualquer um que leio parece ótimo [smile]

    E mandou a dica das luvas, você usou? HUAHUA
    muito útil!

    resenha super aprovada, beijos!

  2. Responder

    Douglas

    28/03/2011

    Amor!
    Quero muito ler esse livro, você vai ter que me emprestar [wink] , pode ser em troca daqueles que eu emprestei… ahuahuhaua
    Parabéns pela resenha. Você escreve muito bem.

    Beijos!
    TE AMO!!!

    [love]

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      03/04/2011

      Obrigada, amor.
      Eu te empresto e te deixo derramar um pouquinho de café nele, se vc quiser, aahahahaha [lol]

      Eu te amo.
      Beijos.

  3. Responder

    paty

    28/03/2011

    O problema é que hoje em dia qualquer criança aos 12 anos cria um blog, abre uma pagina de portfolio e se denomina Designer né! [ugh]
    Menina, isso aqui é Fluffy mesmo, pq quando venho eu morro com tamanha fofura [love]
    Beijocas
    E prometo que se eu casar com aquele professor que vi hoje, vou ser aquelas noivas que criam um blog de casamento e vc faz um trabalho Fluffy pra mim [love]
    Beijocas

  4. Responder

    Poly

    28/03/2011

    Bem interessante esse livro para quem é da área ^^
    Minha área é completamente diferente, então passo a bola 🙂
    Bjuxxxxx

  5. Responder

    cassia

    28/03/2011

    Oi Gabi, seja sempre bem vinda lá no meu blog viu????

    Adorei seu comentário e AMEI o seu blog também!!!

    Beijocas

  6. Responder

    Cah

    29/03/2011

    Olá Gabriela;;;
    Adorei este post porque esta era uma pergunta que eu fazia muitas vezes. Como jornalista e irmâ de publicitário, para mim uma hora parecia que tudo era uma coisa só, rs, muito bom.

    Um beijooo

  7. Responder

    Evelin

    29/03/2011

    Olá primeiro quero agradecer pela visitinha lá no meu blog [wink] (peninha não conseguir ver o video da minha pet).

    Sempre tive uma certa admiração por design gráfico, adorei saber mais sobre o assunto, e fiquei com vontade de ver mais um pouco deste livro.Achei o post ótimo.
    beijos.

  8. Responder

    Natalia

    29/03/2011

    Muito legal, eu li um livro que chama “Desenhante”, ele também explica o que é realmente o profissional formado em design e quais são as tarefas desse cara, já que, de acordo com o livro, qualquer um que crie alguma coisa é um designer (no grosso significado da palavra).

    Vou ver se encontro esse livro ai.

    Beijos

  9. Responder

    Gabriel Duarte

    29/03/2011

    Bem legal o texto! Adorei seu blog, estou seguindo [wink]

  10. Responder

    Barbara

    30/03/2011

    Gabi !
    Muito interessante …
    Adorei sua explicação, tudo ficou mais claro … eheheheh!
    Ótimo post. Ótimo texto.
    Abraços

  11. Responder

    vanessa

    30/03/2011

    Que bacana, gostei muito da resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  12. Responder

    Sarah Lee

    30/03/2011

    Eu quero muito ler este livro. É um curso que pretendo cursar e saber mais profundamente.
    Resenha me deixou mais com vontade de adquirir!!
    Beijos

  13. Responder

    Luisa

    31/03/2011

    Eu até queria ler o livro! Eu antes desse post realmente não chegava perto da definição, do conceito de o que é design gráfico em si…
    Gostei!

    Beijos

  14. Responder

    Bruna Veras

    31/03/2011

    Eu tenho vontade de aprender desing gráfico e de fazer publicidade, apesar de estar me formando este ano em turismo rs (tudo haver né?) mas eu ainda vou fazer os dois, gosto tb 🙂
    beijoos

  15. Responder

    Claudinha

    01/04/2011

    É algo que a gente, que frequenta a internet acha que sabe e quando tenta explicar, vê que não sabe nada. HAHAHA Acho que a gente tem apenas uma noção do que seja…mas valeu a dica e o post com certeza tirou algumas dúvidas da galera. [wink]

    Beijos

  16. Responder

    Lucas

    01/04/2011

    eu ainda estou em duvida sobre a faculdade que irei fazer, mas sei que Design Gráfico está entre os possíveis cursos!! 😀
    Abraços!

  17. Responder

    May

    02/04/2011

    Ótimo o livro, Hein?? Eu adoro Design e Arte no geral.. mesmo achando que não vou seguir essa profissão, só como um hobbie mesmo.. Acho super Digno o trabalho de um Designer.. 😀
    Super Beijos,
    May

  18. Responder

    Rodrigo

    03/04/2011

    profissão mais linda,
    em breve vou sortear um livro da editora Novo Conceito, tem alguma indicação de qual???
    bjs.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      03/04/2011

      Hm, difícil decidir, a Novo Conceito tem um catálogo pra lá de bom. Gosto de todos do Nicholas Sparks, acho que seria uma boa pedida (“Noites de Tormenta” eu não vi nenhum blog que sorteou). “Morte e vida de Charlie St Cloud” também deve ser bom. E estão falando bem demais do livro “Devoção”.
      Só não me pede pra escolher um, porque fica muuuito difícil [smile]

      bjo!

  19. Responder

    Rodrigo

    03/04/2011

    certo, anotado as dicas.
    quando tiver no ar eu venho aqui te avisar =DD

  20. Responder

    Bruna

    04/04/2011

    oii querida!

    adorei sua dica! apesar de não ser dessa área, sou super curiosa e adoro dar umas vasculhadinhas sabe… é sempre bom parender algo diferente do seu mundo, hehe^^

    megaa bjoo
    ;**

    seu blog é lindo demais

ESCREVA UM COMENTÁRIO