Cecelia Ahernh – P.S. Eu te amo

resenha do livro P.S. Eu te amo

P.S. Eu te amo
Cecelia Ahernh
Editora Novo Conceito, 2012
368 páginas

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada.

Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Gerry e Holly foram feitos um para o outro, mesmo nas discussões e brigas que, diga-se de passagem, eram bem frequentes. Coisas simples do dia-a-dia, como saber quem vai levantar para desligar a luz, mas que não influenciava no que um sentia pelo outro.

Eles eram verdadeiras almas gêmeas, mas o destino tinha outros planos…

Quando Gerry morreu, Holly se sentiu sem chão, sem futuro, sem ter para onde ir. Qualquer possibilidade de se levantar da cama de manhã era uma tortura, e havia dias em que ela não conseguia largar das roupas de Gerry, sentindo seu cheiro e imaginando-o deitado ao seu lado. Mas quando a mãe de Holly a avisou de que havia um envelope esperando por ela, e quando ela descobriu se tratar da tal lista que os dois haviam combinado, como uma brincadeira, tudo começou a tomar outro rumo.

“Livre-se dos hematomas e compre um abajur!
P.S. Eu te amo…”
página 30

Holly tinha 10 cartas de Gerry, uma para cada primeiro dia do mês. Então, ela teria a presença de Gerry por 10 meses, aguardando ansiosamente pelo próximo dia 1, e receando pelo dia em que ela não tivesse mais mensagens dele. Tudo o que Holly fazia era esperar pelo próximo comando, pelo próximo desafio a que ele a impunha. E ela obedecia, pois era o que ele queria.

“Um girassol para o meu girassol. Para alegrar os dias escuros de outubro que você tanto detesta. Plante algumas sementes e tenha a certeza de dias quentes e ensolarados de verão chegando.
P.S. Eu te amo…”
página 273

Como ele havia feito tudo isso sem que ela percebesse? Mesmo debilitado, não podendo levantar da cama e com Holly ao seu lado todos os dias, ele conseguiu pensar em tudo e lhe escrever 10 lindos bilhetes, sabendo que não estaria mais ali nos próximos meses.

Eu nunca perdi alguém tão próximo a mim, graças a Deus, mas é inevitável que nos coloquemos no lugar de Holly. Seus medos, sua saudade pela ausência de seu marido é palpável, conseguimos nos colocar no lugar da personagem e desejar que Gerry esteja vivo, que tudo tivesse sido um engano e que ele estivesse perdido em algum lugar. Mas, assim como Holly, sabemos que é impossível, e ficamos na torcida de que o tempo – e muitas xícaras de chá! – curem essa dor o quanto antes.

No decorrer dessa história, vivenciamos Holly enfrentando seus medos e tentando seguir em frente com a sua vida, de acordo com o que Gerry a dizia para fazer. É muito bonito ver a evolução da personagem, ver como ela consegue, pouco a pouco, voltar a sorrir, a se divertir, e a entender que seu marido faleceu. Além disso, vivemos alguns momentos com a família de Holly que lhe dá o maior apoio durante este tempo que ela precisa para se recuperar. Algumas surpresas acontecem, e as pessoas que ela menos espera, são as que mais lhe dão suporte e estão presentes.

O livro é triste, sim, mas as pequenas piadas e momentos engraçados – principalmente com as amigas super divertidas de Holly – não deixam o livro se tornar maçante, mas sim, divertido e super fácil de ler.

A história de Holly e Gerry é inspiradora desde a primeira até as últimas páginas. “P.S. Eu te amo” é um livro que você não vai querer largar, pois ele transmite superação, lhe faz pensar em todas as pessoas que você ama, e lhe faz querer demonstrar esse amor e ficar ao lado dessa pessoa o máximo de tempo que você puder. Pois, afinal, a gente nunca sabe o que o amanhã pode trazer.

* quando o livro é muito bom, eu sempre tenho a sensação de não ter conseguido me expressar nas palavras, como eu gostaria. Esta resenha não ficou como eu desejei, mas saibam que esse livro é ótimo e vale a pena ler!

POSTS RELACIONADOS

34 comentários

  1. Responder

    Mari Mendes

    15/07/2013

    Eu quero tanto ler esse livro =/ Vi ele por 9,90 no Submarino e acabei perdendo a promoção. Era a minha chance.
    Gosto muito de ler aventuras, mas há momentos em que eu preciso de um livro assim. Adorei!

  2. Responder

    Ellen Alves

    15/07/2013

    Lembra que você leu minha resenha e disse que estava esperando um momento especial para ler ele? E ah, Gabi! Sua resenha ficou ótima demais! O livro é triste mas é realmente muito bom!!

  3. Responder

    Dinha Vieira

    15/07/2013

    Vi o filme da história e adorei, imagino como o livro deve ser muito melhor (como geralmente é). Acho um amor as cartas que ele deixou para ela, coisa mais linda. Sei muito bem como é perder alguém que se ama mais do que tudo e como é difícil voltar à normalidade e se dar conta de que temos que continuar a viver mesmo com as perdas. Vou comprar o livro em breve, fiquei com muita vontade de ler ♥
    Beijo, Gabi! ♥

  4. Responder

    Mirelle

    15/07/2013

    Oi Gabi, adorei sua resenha. Confesso que faz mais de 6 meses que comprei esse livro e ele está parado na minha estante justamente porque tenho muito medo de me emocionar demais. Nunca perdi nenhum namorado/marido, mas já perdi meu pai, e geralmente sou sempre afetada por esses livros triste. De qualquer forma, morro de curiosidade em lê-lo, mas sei que um dia chegará a hora certa. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  5. Responder

    Sofia Vasconcelos

    15/07/2013

    Eu assisti o filme e adorei. Fiquei curiosa pra ler o livro, deve ser bem melhore. Adorei a resenha ! Beijos

  6. Responder

    Aline T.K.M.

    15/07/2013

    O livro é ótimo mesmo! Nunca tinha lido nada da Cecelia Ahern, mas tinha vontade de ler o livro por causa do filme (lindo demais). E me surpreendi com o livro porque ele tem uma leveza inexplicável; não cai no dramalhão em momento algum e tem muito mais humor do que eu imaginaria. Não chorei com o livro, mas achei-o lindo mesmo assim!

    Bj, Livro Lab

  7. Responder

    Renata Cardoso

    15/07/2013

    Já assisti ao filme mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Estou com O Livro do Amanhã da mesma autora pra ler. Se eu gostar, acabo comprando esse. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

  8. Responder

    Larissa Mirandah

    15/07/2013

    Como toda adaptação, o livro é sempre melhor, portanto, se o filme é maravilhoso eu não consigo nem imaginar um elogio que chegue aos pés do livro. Eu sou uma fã indiscutível de fantasia, sobrenatural, aventura, mas não resisto à algumas histórias “reais”, principalmente aquelas que emocionam qualquer leitor. Acho a premissa do livro terrivelmente dolorosa, acredito que eu choraria muito, e apesar de tudo, ela parece ser doce, sensível e linda, enfim, acho que preciso criar vergonha e ler esse livro logo. Ah, Gabi adorei essa recadinho no final da resenha, fico radiante em saber que não sou a única que não consegue escrever resenha dos livros que amamos, nem sempre é possível definir em uma resenha toda a essência do livro!
    Beijos

  9. Responder

    Beatriz Gosmin

    16/07/2013

    Eu não achei este livro lá essas coisas não, gostei dele, a leitura foi proveitosa porém ainda assim não me convenceu, sabe? Inclusive troquei meu exemplar pelo skoob.
    Ainda não vi o filme, espero gostar mais dele do que do livro.

    Beijos
    http://www.livroseatitudes.com.br

  10. Responder

    Larissa

    16/07/2013

    Nossa seu blog é muito fofo, e eu já assisti o filme é muito lindo!Participa do meu blog http://wwwmega-interessante.blogspot.com.br/ obrigada! beijos

  11. Responder

    Gabby

    16/07/2013

    Ainda não li este livro, mas quero já faz muito tempo.
    Assisti ao filme e simplesmente amei e, se foi uma adaptação minimamente fiel, sei que irei me apaixonar pelo livro da mesma forma, afinal, como você mesma falou, é uma história inspiradora. E os personagens também parecem ser um atrativo a mais do livro.
    Sei como é sentir que não conseguiu se expressar direito quando o livro é muito bom, mas adorei a sua resenha.

  12. Responder

    Mari

    16/07/2013

    Oi Gabi,
    Estou curiosa pra ler esse livro, agora vou consegui um tempinho pra ele, depois dessa resenha minha vontade só aumentou, como você mesma mencionar parece ser um livro e tanto mesmo sendo triste.

    Beijos

    Mari – Stories And Advice

  13. Responder

    Melissa

    17/07/2013

    Quero muito ler esse livro. Esses dias eu acabei de ler Um Dia e é maravilhoso, até falei sobre isso no meu blog.

  14. Responder

    Andreza Hana

    17/07/2013

    Oie Gabi, eu assisti o filme e achei legalzinho. Nao curto mto livros e filmes de romance prefiro mais acao hehe. Sou meio atipica 🙂

    Acabei de conhecer teu blog e to achando fofo! Te convido a dar uma passadinha nos meus blog pra conhece-los 🙂

    bjiimm e otima quarta-feira

    http://www.lencos-e-aderecos.com/

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

  15. Responder

    Luiza

    17/07/2013

    Oi Gabi..
    Ah, esta estória é lindas demais. Só assisti ao filme. Ainda não tive a oportunidade de ler. Tenho certeza que a leitura é mais encantadora ainda. [heart]
    Obrigada por me lembrar. Vou procurar pelo livro!

    Beijos

  16. Responder

    d e s s a

    18/07/2013

    Amei o livro, como chorei lendo ele… ;-;
    Deu até vontade de reler… rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

  17. Responder

    Patrícia Melo

    18/07/2013

    Há alguns anos assisti o filme e AMEI! Desde então tenho muita vontade de ler o livro [smile]

  18. Responder

    Carolina

    19/07/2013

    Oi, Gabi!
    Quanto tempo que eu não venho aqui.

    Eu assisti o filme PS Eu Te Amo há um bom tempo, mas por não ter gostado muito, acabei não sentindo vontade de ler o livro. Depois de ter lido várias resenhas positivas, tenho até pensando em dar uma chance a ele.

    Beijão!

  19. Responder

    Roberta

    19/07/2013

    Tenho mas nunca li [ugh]
    Vi o filme, mas não se pode comentar um livro através de um filme né?
    Ta na lista 😀

  20. Responder

    Débora

    19/07/2013

    Oi, Gabi!
    Eu li esse livro na semana passada e fiquei me perguntando o motivo de ter demorado tanto para fazer isso. Adorei acompanhar a passagem dos meses e ficava torcendo para Holly receber uma nova carta. Também não queria acreditar em nenhum momento que o Gerry estava realmente morto de tão linda que era a história dos dois. Me surpreendi muito com o irmão mais velho dela!
    Agora só preciso rever o filme que também é ótimo!
    Beijos!

  21. Responder

    Jacqueline

    20/07/2013

    Oie Gabi
    eu já tinha assistido ao filme, e isso meio que desanimou para ler o livro, mas pretendo ler assim que tiver um tempinho.
    bjos

  22. Responder

    Gabi

    21/07/2013

    Esse livro é sensacional! Quando o li achei impressionante como a autora conseguiu expressar emoções tão perfeitamente. Lembro-me claramente de sorrir com algumas passagens, ficar emocionada, curiosa e muito triste em outras.
    Aliás, falando em tristeza, ela resume a adptação desse livro para os cinemas. É uma verdadeira desgraça! [sad] Confesso que não consegui terminar de assistir ao filme, era muita distorção para uma obra só!

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      22/07/2013

      Oi Gabi!
      Eu assisti esse filme há vários anos e me lembro que também não tinha gostado taaanto assim. Meu namorado achou a maior chatisse. Mais um livro dentre os tantos que o cinema consegue estragar 🙁 Mas vou assistir de novo só pra comprovar! ^^
      Beijo.

  23. Responder

    Luuh Marcely

    23/07/2013

    Eu assisti ao filme e é muito bonito. E como você disse, não tem como a gente não se colocar no lugar de Holly é… É impossível. Se no filme eu já me emocionei, fico me imaginando ao ler o livro. Quero dizer, vou morrer de hidratação! D:
    Não tenho muitas pessoas importantes na minha vida e, graça a Deus, eu não perdi nenhuma delas. Mas me imaginei na mesma situação de Holly. Deus… Eu ficaria arrasada! ):
    Quem me apresentou o livro foi meu namorado e ele disse que qer ser igual ao Gerry. Af, eu vou chorar horrores, apenas.
    Mas mesmo sabendo que morrerei de hidratação ao ler o livro, eu ainda quero ler. KKKKKKKKK, eu não me entendo, haha.

    http://www.november92.com

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      26/07/2013

      Que amooor seu namorado, de querer ser igual ao Gerry! Aproveita, hehe! 😉
      Leia o livro sim, acho que é uma lição de vida e vale a pena. Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Beijos 🙂

  24. Responder

    Pri Bragança

    23/07/2013

    Li recentemente esse livro e ele é realmente MUITO bom em muitos aspectos. O que mais me agradou foi o beliscão que ele dá, lembrando o quanto é importante valorizar quem amamos, amigos e familiares…

  25. Responder

    Mary Ricci

    24/07/2013

    desconhecia a existencia deste livro, conheço o filme e com certeza esta na lista dos meus favoritos!
    vou procurar e vou ler com certeza, obrigada pela dica!

  26. Responder

    Gengiscan Pereira

    24/07/2013

    Gabi, que saudade!
    Acredita que ainda não li esse livro? Ele tá aqui há séculos, mas ainda não dei chance haha [smile] Todo mundo fala tão bem dele, tenho que ler logo. A história deles parece ser tão bonita e emocionante, de fazer chorar do início ao fim.
    Beijo! Gengiscan Pereira, Books For Me, NOW!

  27. Responder

    Francieli

    26/07/2013

    Eu chorei rios vendo o filme, imagina se eu lesse o livro??
    Achei as passagens que tu selecionou incríveis!! É de doer o coração imaginar a situação da Holly!

    Beijos!
    http://www.blogdaruiva.com

  28. Responder

    Catharina Mattavelli

    26/07/2013

    Ai esse livro é tão lindo. Amo ele, já li e concordo totalmente com você, é maravilhoso. Cecelia Ahern realmente é uma escritora de mão cheia. Aliás, parabéns pela resenha, adorei. Primeira vez que entro aqui e amei seu blog, o designer, os posts, tudo.

  29. Responder

    Verônica

    06/08/2013

    Ah, eu amo essa história!
    Chorei tanto lendo o livro e sou tão apaixonada pelo Gerry [heart]
    Esse é o tipo do livro que me faz chorar e rir ao mesmo tempo. Maravilhoso!
    ótima resenha =D
    bjs

    http://www.marcelecambeses.com.br

  30. Responder

    Ingrid Sodré

    04/11/2013

    Conheço PS. Eu te amo por causa da adaptação, que por sinal é ótima. Quando fiquei sabendo que na verdade trata-se de um livro, fiquei empolgada para ler o livro e até agora não tive oportunidade de ler. Espero que o livro seja tão bom quanto o filme.

  31. Responder

    Flávia

    05/11/2013

    Nossa eu adoro esse livro, o filme então esta na minha lista de preferidos [love]

  32. Responder

    andreina

    29/04/2015

    bom eu to começando a ler esse livro e gostaria que alguém me falasse por ordem todas as cartas de Gerry!!

ESCREVA UM COMENTÁRIO