Emily Giffin – Presentes da vida

resenha do livro Presentes da vida

Presentes da vida
Emily Giffin
Editora Novo Conceito, 2012
383 páginas

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo… Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel.

Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso.

Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

Quando eu fiz um post de lançamentos aqui no blog, mostrando, entre outros livros, o novo romance de Emily Giffin chamado “Presentes da Vida”, uma leitora, Ludmila, comentou sobre uma tal de Darcy, que era a mesma personagem de “O noivo da minha melhor amiga”, livro que eu não tinha lido ainda. Apesar de ela ter dito que não havia problemas em ler esse novo sem ter lido o primeiro, eu achei na biblioteca da faculdade e quis ler pra conhecer essa personagem. “O noivo da minha melhor amiga” acabou se tornando um dos meus livros favoritos, e é verdade que não precisaria tê-lo lido pra entender “Presentes da vida”, mas me senti mais conectada à vida das personagens desse modo. E esse novo livro tornou-se um dos meus favoritos também.

O primeiro livro é narrado por Rachel, a amiga que “roubou” o noivo de Darcy. Ambas sempre foram as melhores amigas, embora tenham personalidades tão distintas – Rachel sempre foi estudiosa, tímida e inteligente, enquanto Darcy só dava valor ao dinheiro e às aparências e não se importava com o sentimento dos outros. Esse segundo livro, lançamento da Novo Conceito, é narrado por Darcy e admito que no início, senti falta da narrativa da Rachel, porque Darcy pode ser bem malvada quando quer – e neste livro ela está muito brava mesmo pelo acontecido entre sua melhor amiga e seu ex-noivo, de quem ela guarda ódio mortal agora.

Acontece que Darcy está passando por um momento difícil e, subitamente, se vê sozinha, sem amigos e família para lhe amparar. O único amigo que lhe resta é Ethan, que mora em Londres – e é para onde ela vai, na esperança de recomeçar a sua vida de “glamour”.

A evolução da personagem no longo do romance é espantosa. Darcy percebe todos os erros que tem cometido quando se vê desamparada e, num desses dias, depois de ter quase torrado todo o seu dinheiro com roupas caras, ela percebe que precisa mudar seu jeito de ser para que possa ter uma vida digna. Ela deixa de lado a sua vida superficial para se dedicar a algo que está a caminho e para a qual ainda não teve consciência de se preparar (não vou dizer o que é, porque isso não consta na sinopse).

Não estou conseguindo expressar tudo o que senti lendo esse livro. A narrativa de Emily Giffin é extraordinariamente prazerosa de ler, tanto que terminei o livro de 383 páginas em menos de dois dias. A mensagem dele é linda, a Darcy, que sempre foi uma personagem difícil, mesquinha, precisa se transformar em alguém totalmente diferente. E a história nos transmite que, se você quiser mudar, você consegue. Por maior a mudança pela qual você terá que passar, se você tiver vontade, você conseguirá. E eu finalmente entendi então, o sentido do título do livro. Darcy teve mais do que esperava, e foram presentes de verdade que ela ganhou quando se deu a chance de recomeçar, sendo uma pessoa melhor.

POSTS RELACIONADOS

48 comentários

  1. Responder

    Ludmila

    12/04/2012

    Gabiiii,
    Vc leu O Noivo da Minha Melhor Amiga *–*
    É um dos meu livros favoritos também, que bom que vc leu e gostou tanto quanto eu.
    Então, é realmente incrível a transformação pela qual Darcy vai passando no decorrer do livro. Ela realmente aprende, muda e a mensagem do livro é mesmo maravilhosa.
    Mas claro que até ela aprender tudo que deve, nos faz sentir vontade de dar uns sacodes, xingar e ficar com muuuuita raiva dela, que é muito egoísta, superficial e chata.
    Me emocionei muito quando li a tradução que fizeram no orkut.
    Quero ter esse livro, como tenho O Noivo da Minha Melhor Amiga e assim sempre que eu quiser lê-los quantas vezes eu quiser. (sim, quando eu amo um livro releio varias vezes… rsrsrs)
    Sua resenha ficou perfeita! Tanto que lendo me emocionei de novo, pq lembrei da história.
    E sim, Emily Giffin é demais, escreve de uma forma delíciosa e faz a gente devorar os livros dela com muito prazer.
    E concordo com o que vc comentou no final na resenha “Darcy teve mais do que esperava, e foram presentes de verdade que ela ganhou quando se deu a chance de recomeçar, sendo uma pessoa melhor”. É isso ai… [happy]
    Amei sua resenha! Parabéns!
    Beijos

  2. Responder

    Pollyanna

    12/04/2012

    Nossa que bom que vim ler sua resenha. Pois comprei este livro, e toda vez que eu lia uma resenha dele, as pessoas estavam falando do livro O Noivo da Minha Melhor amiga. Achei que teria de ler ele primeiro… Estava tão ansiosa para ler Presentes da Vida que fiquei meio chateada. Mas agora sei que não é tão necessário… rsrsrsrs
    Adorei a resenha 🙂
    Beijos

  3. Responder

    Luana

    12/04/2012

    Bah eu quero ler o noivo da minha melhor amiga pra poder ler presentes da vida, porque sei lá, apesar de todo mundo falar como vc disse, eu quero ver porque todo mundo gosta do maldito livro.

    Bjs

  4. Responder

    Danni

    12/04/2012

    Gaaabi!

    Eu quero tanto ler esse livro *-* Tenho até ele aqui mas outros estão na frente rsrs Sua resenha como sempre me fez ter vontade de pegar o livro agora e começar a ler rsrs Parabéns! <3

    Beijos :*

  5. Responder

    Luara Cardoso

    12/04/2012

    Oi Gabi!
    Nossa, você leu em tão pouco tempo o livro! Ele deve ser realmente muito bom para ler tão rápido assim. Gosto de quando os livros trazem uma mensagem que você leva, sabe?
    Nunca li nenhum livro da Emily, então a leitura vai ser bem nova pra mim… espero gostar tanto quanto você!

    P.S.: Vi que você passou na seleção da iD. PARABÉNS! Você merece!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  6. Responder

    Jéssica Luana

    12/04/2012

    “Ah como eu te quero!”
    Eu estava mesmo precisando de um incentivo para voltar a ler… rsrs

    Beijos

  7. Responder

    Lygia

    12/04/2012

    Confesso que qnd li ‘O noivo da minha melhor amiga’, eu já sabia que tinha o livro do pov da Darcy, mas NUNCA pensei que conseguiria me simpatizar com a personagem! Achei isso super inviável. Conforme vc disse, a mudança da Darcy foi espantosa, mas acho que Emily escreveu com maestria sobre o assunto, de forma que não ficou ‘forçado’.

    Beijo grande!

  8. Responder

    Kelly B.

    13/04/2012

    Hum.. lendo seu resenha eu posso imaginar qual é o presente que ela recebeu, hahahahahaa, será que eu estou certa? Não curto muito liros em que as personagens vão mudando, amadurecendo, sei lá, acho que tomei trauma quando li Melancia e odiei. Presentes da vida é no estilo de Melancia?

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      13/04/2012

      Droga, será que eu dei um quase spoiler? Hehe. Então não vou dizer o que é que ela ganha. Eu não li Melancia, então não sei te dizer se é parecido, rsrs.
      Beijos!

  9. Responder

    diadebrilho

    13/04/2012

    Oi Gabi, obrigada pelo comentário fofissimo q vc deixou lá no blog!
    Ultimamente tô sem tempo pra ler leituras maravilhosas assim… só leio livros do tcc 🙁
    Adorei a dica 😉
    bjim Wanessa

  10. Responder

    Juliana

    13/04/2012

    Me arrepiei quando terminei de ler o post.
    Já tinha lido sobre ele no blog da Loma (night-angel) e já havia me interessado bastante.
    Agora então, nem se fala! Será que é caro? Porque eu tô na maior contenção de custos!
    Era bom uma promoção, né? xDDD
    UAHUHAuAH Deixa pra lá.

    Beijããão :*

    • Responder

      Juliana

      13/04/2012

      Esqueci de dizer: Amei a nova foto do perfil xDDDD

      • Responder

        Fluffy - Gabriela

        13/04/2012

        Oie! =D
        Pelo que vejo dos livros da Novo Conceito, não deve ser caro, não. Todos ficam na média dos 25, 29. Pelo menos até hoje :p
        Mas vai ter promo, sim! \o/
        Beijão!

        • Sharon

          15/04/2012

          Opa, sem querer me meter, mas lá na loja tá 19,90 [love] cada um.

  11. Responder

    Ann Gominho

    13/04/2012

    A série por trás desse livro, eu li em ebook, mas quando li ainda não sabia que era uma série.. e por isso, acabei lendo fora da ordem… Quando assisti ao filme, me liguei que era a história “anterior” ao livro que eu tinha acabado de ler… resultado, fui ler a série do modo certo. kkkkk Achei bem legal a história. Ainda não tinha lido a sinopse de Presente da Vida e não imaginava que se tratava do livro traduzido da série da Emily. kkkkkkk

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

  12. Responder

    Beatriz Gosmin

    13/04/2012

    Eu estava desanimada para ler o livro, mas você me animou!
    Nossa, não esperava tudo isso, mesmo. Estou tentada e vou colocá-lo como próximo da lista! ;D

    Beijos
    Bia | ww.livroseatitudes.com.br

  13. Responder

    Camila Bezerra

    13/04/2012

    Oi Gabi!
    já me apaixonei por esse livro! Ai, quero muito! rsrs
    Não sabia que o livro era uma espécie de continuação de O noivo da minha melhor amiga!
    Se já estava com vontade de ler, agora a vontade só aumentou!
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima!

  14. Responder

    Sammy

    13/04/2012

    Nunca li nenhum livro da autora, e pela sua resenha, ambos tem uma estória linda, mensagens que levaremos para sempre e com certeza um livro que fica na memória! Fiquei encantada com a resenha, e quero um dia poder ter a chance de ler pelo menos um deles.

    Bjs

  15. Responder

    Lucas Maia

    13/04/2012

    Nunca li nenhum livro da Emily, mas pelo jeito que você está dizendo que o livro é ótimo que não consegui nem expressar tudo no post, tenho quase certeza de que iria virá fã dela. ^^

  16. Responder

    Thay

    13/04/2012

    Nossa, não fazia ideia que existia um livro por trás do filme “O Noivo da Minha Melhor Amiga”! Eu adorei o filme, é um romance muito gostoso de assistir. Fiquei boa parte do filme morrendo de raiva da Darcy!! Mas fiquei curiosa pra saber o que acontece com ela depois do final do filme. Vou procurar por esses dois livros. Se gostei tanto do filme, acredito que vou adorar os livros! Bom final de semana, beijo! o/

  17. Responder

    Manu Sampaio

    13/04/2012

    Parece ser ótima a história, amei a indicação *–* Beijos!

  18. Responder

    May

    13/04/2012

    Ler Presentes da Vida só me deixou mais ansiosa ainda pra ler O noivo da minha melhor amiga e Ame o que é seu. Virei fã incondicional da escrita da Emily e de como ela consegue trazer a vida real em seus livros e nos dar uma bela lição de vida! Sem contar que Ethan de vez em quando ainda está em meus sonhos, rs…

    Beijinhos,
    May ;*

  19. Responder

    Victoria eliza

    13/04/2012

    Nossa esse livro parece ser mesmo bom! Eu amei a capa com esse tom de azul ficou lindoo!!

    beijoos

  20. Responder

    Rafa Ribeiro

    14/04/2012

    Eu tô mega ansiosa pra ler este livro 🙂
    Na verdade eu já tenho ele em mãos, mas preciso terminar de ler “Férias” da Marian Keyes (que tá meio chatinho) 😛
    A tua resenha ficou ótima. Aliás, você SEMPRE escreve MUITO bem 🙂
    Beijos flor ♥

  21. Responder

    Tais

    14/04/2012

    Esse livro é um dos próximos da minha fila de leitura mais eu não li “O noivo da minha melhor amiga” só assisti ao filme.
    Acho que vou fazer igual você e pegar o livro da biblioteca.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  22. Responder

    Pam Fardin

    14/04/2012

    Ei Gabi! 😀
    Tenho muita vontade de ler o primeiro livro, pois já o filme e adorei. Mesmo assim se eu tivesse “Presentes da vida” em mãos leria do mesmo jeito, pois adorei a temática das história.

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

  23. Responder

    raissa

    14/04/2012

    Oi!
    Eu nao sei bem se eu gostei ou não da historia desse livro hauahuahhauaha
    Gosto de livros de dramas, aprendizados, mas esse não em chamou a atenção, eua caho que ele me lembra algum outro livro, mas eu não disez ql =/
    [confused]

    bjuu
    letracomasa.blogspot.com

  24. Responder

    Rafaela

    14/04/2012

    Gaabi ! Adorei a resenha, e quero muuuito ler ele , vai ter promoção ? haha.
    Parabéns.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      14/04/2012

      Vai ter promoção sim! =D

  25. Responder

    Bianca Sampaio

    14/04/2012

    Oi, Gabi!
    Acredita que ainda não li nada da Emily? Pois é :/ Mas a vontade é grande! Sempre leio resenhas maravilhosas falando super bem dela e da sua narração, como é o caso da sua resenha!
    Cheguei a conclusão que preciso urgentemente ler algum livro da Emily haha

    Beijos!

  26. Responder

    Rachel Lima

    15/04/2012

    Que resenha linda, Gabi *_* Já tinham me falado que tem o primeiro livro ainda, e eu não quero pegar Presentes da Vida sem ler o outro – apesar de qualquer coisa. Parece uma leitura deliciosa. Nunca li nada da Emily, mas parece realmente bom. Sua resenha está ótima, querida. *o* Beijos, Gabi *_*

  27. Responder

    Gil/Effy

    15/04/2012

    Oi Gabi!

    Logo irei ler este livro, que por sinal, acho essa capa bem fofinha. Eu não li O noivo da minha melhor amiga, bom é que não preciso ler ele, para ler Presentes da Vida. Deve ser bom, conhecer os dois lados. Poxa deve ser impossível não ter uma certa raivinha da amiga depois do que ela fez rs.. Mesmo o livro sendo mais grosso, se a leitura é boa, o ritmo ajuda bastante. Ainda não li nada da Emily, portanto, esse será o primeiro. A mensagem no fim do livro parece bem bacana.

    Bom Domingo!
    Beijos 😀

  28. Responder

    Fernanda Souza

    15/04/2012

    O que mais me cativa nos livros da Emily Giffin é que a narrativa é tão leve e atraente que as mudanças ocorrem sem que você sinta o impacto disso. Ela sabe muito bem entreter e envolver o leitor até a última página. Ainda não li ‘O noivo da minha melhor amiga’, mas amei esse livro também. Darcy é surpreendente.

    Beijos
    Leitora Incomum

  29. Responder

    Mih

    15/04/2012

    como o mundo gira né?As coisas mudam, é difícil de lidar.
    Interessante a resenha gostei muito, curiosa pela Dary.
    Beijo

  30. Responder

    Marcela

    15/04/2012

    Tenho um livro da Emily Giffin qcomecei a ler mas ainda não terminei. Gosto muito do jeito q ela escreve. Esse livro da sua resenha parece ser bem legal. Beijos!

  31. Responder

    Barbara

    15/04/2012

    [heart] Linda a história!!!
    Ótima resenha [wink] !!!

  32. Responder

    Thais Priscilla

    15/04/2012

    To super sem tempo mas ainda vou ler esse livro.
    Gosto da escrita da Emily e to ansiosa pra conferir esse *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

  33. Responder

    Poly

    15/04/2012

    Se vc quiser resumir em uma frase a Darcy: “uma vadia insuportável que se transforma numa pessoa agradável!”
    Eu odiei a Darcy com todas as inhas forças no início da narrativa. Ela possui todas as “qualidades” que eu odeio numa mulher, ainda bem que no fim ela estava melhorzinha e aturável 😀
    Quero mto ler “O Noivo da Minha Melhor Amiga” *_*
    Bjuxxxx

  34. Responder

    Sara

    15/04/2012

    Vou ser sincera: Eu não leria este livro. 1 – A trama não me interessou e 2 – Sei que filme e livro são coisas diferentes, mas este livro está relacionado com o filme O noivo da minha melhor amiga, também chamado aqui em casa como: O filme que odiei com todas as minhas forças!

  35. Responder

    Sharon

    15/04/2012

    Oie.
    Eu sabia disso, de ser a mesma personagem e talz, mas mesmo assim trouxe pra minha mãe ler esse e não o outro. Ela como sempre amou mais um livro do Emily e já quer outro, hehe.
    Ela sempre me conta e história enquanto vai lendo, pois são livros que eu não tenho tempo de ler, [cry] hehe, é estranho, mas acho legal, daí posso contar pros meus clientes depois.
    Adorei sua resenha, com sempre [heart] É esperar pelo próximo dela.

    Também achei aquilo do Para Sempre, valeu a pena só pelos 2 em si, e filme pelos 2 atores maravilhosos, só. Acho que fiquei meio magoadinha com essa história… esperava mais.

    Bjs.

  36. Responder

    Tharcila Lima

    16/04/2012

    Gabi, sua resenha transmite realmente o que senti ao ler Presentes da Vida.
    No começo, parceia tão chato, monótomo, mas quando a Emily começou a se aprofundar e começou a modificar a Darcy, foi maravilhoso!
    Amei o final, devorei o livro de tanta paixão e olhe que nunca fui muito fã da Emily.
    Já estou com saudades do Ethan :/ Nenis *-*
    Beijos

    Tharcila Lima
    Me, myself and more! | tharcilalima.blogspot.com

  37. Responder

    Karolyne Serafim Oliveira

    16/04/2012

    Qquero tanto ler esse livro… Eu assisti o filme “O noivo da minha melhor amiga” e agora quero os livros.

  38. Responder

    Débora

    16/04/2012

    Oi, Gabi!
    Eu me apaixonei por esse livro e passei a gostar mais da Darcy do que da Rachel após ler Presentes da Vida.
    Queria que esse livro também fosse adaptado para o cinema. O Ethan e perfeito e eu adorava os choques de realidade que ele dava na Darcy.rs
    Beijos!

  39. Responder

    Dandara

    16/04/2012

    [love] Amei seu blog! Estou louca pra ler esse livro, não li nada ainda da autora, mas acho que vou gostar =D.

    @falandodelivros
    http://www.falandodelivros.com

  40. Responder

    Thainá

    24/04/2012

    awn quero muito ler esse livro!
    parabéns seu blog é lindo *-*
    http://www.blog-justnow.com/

  41. Responder

    Imelidiane

    08/06/2012

    No início do livro, chego a ter raiva da Darcy, de tão mesquinha e manipuladora que ela é… verdade.

  42. Responder

    Igor Thiago

    19/08/2012

    Estou querendo tanto ler esse livro, ele parece ser muito sentimentalista. Estou super curioso com essa narrativa, com a drama narrada pela autora.

  43. Responder

    RAQUEL LEMOS

    25/06/2014

    Quando um livro se torna prazeroso de ler como foi mencionado na resenha, minha vontade é de adquirir correndo PRESENTES DA VIDA, para saber até onde vai o meu prazer,se consigo devora-lo em menos de 2 dois dias.Confesso que minha leitura é um pouco mais lenta.Gosto de degustar bem devagar um romance, sentir a essência do(a) autor(a), gosto de viver o momento [love] .

ESCREVA UM COMENTÁRIO