Nicholas Sparks – Um amor para recordar

resenha do livro Um amor para recordar

Um amor para recordar
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito
186 páginas

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Já assisti ao filme várias vezes, já perdi até a conta, e sempre chorei assistindo. Aí, ingenuamente, pensei que seria bem tranqüilo ler o livro, já que eu já conhecia a história. Mas que nada… Eu esqueci o quanto o livro pode ser mais emocionante e com muito mais detalhes do que o filme. E neste caso, o filme é muito diferente, com cenas que não acontecem no livro e, claro, omitindo outras cenas lindas, que só lendo o livro mesmo pra saber! Mesmo assim foi um livro mais tranqüilo, pois já conhecia os personagens, os locais da história e até foi um pouco decepcionante não conseguir imaginar tudo originalmente na minha mente.

Landon é quem conta a história da própria vida, de como conheceu Jamie, uma menina filha do pastor da cidade, que sempre andava de saias e blusões de lã, e com uma Bíblia junto de si para onde quer que fosse. Eles estudaram juntos desde que eram crianças, pois moram em uma cidade pequena, onde praticamente todos se conhecem, mas Landon nunca falou com Jamie, até que ele é obrigado a fazer parte de uma peça teatral da escola para poder passar de ano, e acontece que Jamie era a protagonista, junto com ele.

A partir de então, eles começaram a estudar suas falar juntos e ficaram cada vez mais próximos, embora Landon ainda sentisse vergonha de estar junto de uma menina julgada como estranha por todos no colégio. Mas os sentimentos deles mudam, e ele começa a perceber que o que sente por ela é algo verdadeiro, que pode ultrapassar todos os preconceitos. Mas ele sempre acha que existe algo que ela não quer lhe contar. E isso pode fazer toda a diferença no relacionamento dos dois.

Pra quem leu: O que é aquele final? E aí, aconteceu ou não aconteceu o que a Jamie disse? Quando eu li aquela frase, eu quis virar mais páginas, mas acabou! Para tudo! Assim o Nicholas me mata do coração, rsrs.

Ah, mais uma coisa: mil agradecimentos à Novo Conceito por ter me mandado o kit do livro, e vou avisar pra quem tá ligado aqui: vai ao ar o sorteio de um kit amanhã!

POSTS RELACIONADOS

18 comentários

  1. Responder

    Mirelli Lima

    29/05/2011

    Oiiii
    Eu terminei de ler o livro hoje… [wink]
    Fofo demais né?
    E o filme então, melhor ainda!!!
    Acho que essa é o único filme baseado em livros que gosteiii muito mais que o livro.

    Beijokas

  2. Responder

    Bianca Moraes

    29/05/2011

    Haaa.. eu tenho livro em casa pra ler mas tem tantos outros na frente dele na fila! >.<"
    Também fico meio assim de ler um livro que tem filme e que assiti ao filme primeiro! É sempre difícil imaginar as coisas originalmente. A gente já tem o personagem com a cara do ator que fez! Hhaiuahoiuahia

    Eu fiquei feliz quando li "As brumas de Avalon" porque já tinha assistido ao filme, mas tinha muuuuito tempo, então não lembrei da cara de ninguém e consegui imaginar! E tentava a todo custo, me desviar das fotos do cartaz do filme, que tem 3 atrizes que fazem 3 papéis importantes! E agora tenho que ver o filme de novo! 😀
    Não sei se você já leu a série, mas vou fazer o comentário assim mesmo: pra mim, todas aquelas mulheres tinham rostos e vestimentas das mulheres nas pinturas do Auguste Bouguereau! ^^

    Beijinhoooos! ;*

  3. Responder

    paty

    29/05/2011

    aiiihm, em breve vou começar a comprar os livros do sparks. me encantei demais com as historias pelos filmes que vi, e agora quero conhecer o lado dos livros… mesmo conhecendo ja a essencia do que se passa, ja sei que vou amar demais. [love]

  4. Responder

    Sharon

    30/05/2011

    Oie.
    Eu também já vi esse filme várias vezes, mas acho que vou ter a mesma reação tua… sempre o filme é 50% do livro, quando não mudam tudo !
    Como assim esse fim ? Me deixou curiosa, quero leeer.

    Vou esperar a promo,então. Espero ganhar dessa vez [wink]

    Bjs.

  5. Responder

    Ludmila

    30/05/2011

    Oi, Gabi!
    Descobri seu blog hj, atraves do blog Fundo Falso e Amei!
    Parabéns, é lindo e de muito bom gosto!
    LI sua resenha e assim como vc, também sou apaixonada pelo filme e choro todas as vezes que assisto (acho que todas são assim, né?)… e estou LOUCA para ler o livro. Concordo que o livro é sempre mais emocionante que o filme (apesar de já saber o que acontece e conhecer os personagens, sempre tem umas surpresas…
    E vc me deixou bastante curiosa qdo falou do fim….
    Vou participar da promoção!
    Sucesso pra vc e mais uma vez parabéns pelo blog!
    Beeijos

  6. Responder

    Vahallam

    30/05/2011

    Eu nunca li este livro e nem vi o filme, mas confesso que jpa escutei falar…agora lendo suas resenhas fico com uma curiosidade maior.

    Bem, agora sei qual é o próximo livro que vou ler nas férias. Obrigada flor..
    Amo seu blog..amo seu espaço..estava com saudades de vir aqui…
    Beijos

  7. Responder

    Bruna

    30/05/2011

    Oiiii Gabi… nossa estou anciosa para ler esse livro, quero ver qual será a minha surpresa!!
    Beeijos

  8. Responder

    Camila Leite

    30/05/2011

    Oi 😀
    Primeira vez que visito seu blog e já adorei!!
    E eu já vi o filme e estou louuca para ler o livro!
    O Nicolas me emocina sempre 😀
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

  9. Responder

    Bruna

    30/05/2011

    Eu já li esse livro e lembro que não gostei do final. Não só por ele ser trágico, mas porque foi tão abrupto. Bem, quem sabe era essa idéia que o autor queria passar ne? Em um minuto o que amamos está ali, no outro, já sumiu para sempre. Bem triste.
    Beijos Gabi!

  10. Responder

    Aline

    30/05/2011

    oieee Gabi!!!
    Sempre dou uma espiadinha no seu blog…adoooro…mas são raras as vezes que eu comento…hehe….(talvez seja uma questão de costume)…mas quando li a resenha deste livro não resisti….só assisti ao filme, mas se o livro for tão lindo e emocionante como, já fiquei com uma vontade enooorme de ler!!!

    bjos..parabéns pelo blog!!

  11. Responder

    barbara

    30/05/2011

    Lindo … o amor é lindo !
    Os filmes (realmente) nunca conseguem superar os livros. Todo mundo fala isso e eu já comprovei em vários livros/filmes.
    Vou querer esse kit… já peguei firme na minha pimentinha do sorte e agora vou a procura de um trevo de quatro folhas … eheheheh!!!!
    Brincadeiras a parte … QUERO MUITO ESSE KIT.

    Bjus

  12. Responder

    Maria Clara Ribeiro

    30/05/2011

    Aiiiiii Gabii assim vc me deixa curiosa hehehe eu ainda não li o livro e já estou doidaaaaaa para saber o final ahuuahaha =/ eu assim como vc assisti ao filme milhares de vezes e também chorei milhares de vezes , fazer o que né ..enfim ótima resenha !
    Beeijos
    =D

  13. Responder

    Mah

    30/05/2011

    Ahhh. Eu ainda não li o livro, tenho a noção apenas com o que assisti do filme.
    Pelo visto o livro abrange mais coisas hein? Agora estou na empolgação de o ler.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

  14. Responder

    Luana

    30/05/2011

    Bah eu estou começando a ter uma leve tendencia a querer esse livro, mas é bem pouquina kkk.

    Bjs

  15. Responder

    Renata

    30/05/2011

    eu tbm ja vi o filme vaarias vezes, mas eutou suuper curiosa para ler o livro!

    bjoss

  16. Responder

    Jennifer Prange

    11/03/2012

    Eu vi o filme três vezes e chorei em todas, é mt mt mt perfeito, se o filme já é assim, imagina o livro então, deve ser lindo demaissss, estou louca pra ler!
    Amei a resenha, bjss

  17. Responder

    Ana Paula Ramos

    14/06/2012

    Aiiii comecei hoje a ler…….. anciosissima!!!!!

  18. Responder

    Ellen Alves

    10/11/2012

    Eu chorei demais lendo esse livro, nossa minha mãe ficou até assustada haha é muito mais emocionante do que o filme! com cordo com você Gabi! creio que esse livro foi o melhor de Nicholas! ótima resenha, o livro é realmente surreal!
    Gabi fiz mudanças lá no blog! vai lá
    um beijão

ESCREVA UM COMENTÁRIO