Rob Buyea – Por causa do Sr. Terupt

resenha do livro Por causa do Sr. Terupt

Por causa do Sr. Terupt
Rob Buyea
Editora Pandorga, 2015
298 páginas

Saraiva

É o início do quinto ano para sete alunos da Escola Snow Hill. Temos Jessica, a menina nova, esperta e perceptiva, que está tendo dificuldades para se adaptar; Alexia, a encrenqueira, sua amiga num segundo e sua inimiga no próximo; Peter, pestinha da classe e criador de confusão; Luke, o inteligente; Danielle, que nunca se garante sozinha; a tímida Anna, cuja situação familiar faz dela uma garota sem amigos; e Jeffrey, que odeia a escola.

Apenas o Sr. Terupt, o novo e energético professor, parece saber como lidar com todos eles. Ele torna a sala de aula um lugar divertido, mesmo que não deixe os alunos fazerem tudo o que querem… até um dia de neve no inverno, quando um acidente muda tudo — e todo mundo.

Num relato delicado e emocionante, Por Causa do Sr. Terupt é capaz de tocar crianças e adultos.

Talvez você não dê muita bola a esse livro por se tratar de um autor desconhecido por aqui, ou a capa não lhes chame a ateção (não foi o meu caso!), ou mesmo o título e a sinopse não lhe agradem. Mas eu preciso falar uma coisa pra vocês: esse livro vale a pena. Vale cada página, e eu fiquei muito feliz por ter esbarrado com ele. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, seguido pela sinopse, que me ganhou totalmente. Sem pensar na minha lista de leituras enorme e obrigações diárias, solicitei “Por causa do Sr. Terupt” à editora Pandorga, parceira do blog, que prontamente me enviou um exemplar. Fiquei tão contente quando ele chegou aqui em casa, que logo comecei a ler. Minha maior surpresa foi que o livro se tornou ainda melhor do que eu pensei!

resenha do livro Por causa do Sr. Terupt

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o grande número de narradores: quem conta a história são sete alunos da escola Snow Hill que, ao iniciarem o ano letivo na quinta série, se depararam com um professor novo: o Sr. Terupt. Todo mundo sabe que um professor novo não conhece a turma, então os alunos estavam indiferentes, achando que este seria mais um ano chato e tedioso de aulas igualmente chatas e tediosas. Porém, logo no começo do livro, quando um aluno tenta pregar uma peça no professor, eles percebem que o Sr. Terupt não é um professor comum. Ele é especial.

Conforme acompanhamos a narrativa, contada pelos sete alunos, percebemos como as atitudes do professor ensinaram valores às crianças. Com coisas simples como atividades diferentes em sala de aula e exercícios fora dela, Terupt conseguiu ensinar àquela turma não só o que estava programado como conteúdo daquele ano; ele ensinou coisas valiosas, como não ser má com as pessoas, como aceitar os que são diferentes, como compreender, saber ouvir e, de forma bem geral, como serem pessoas melhores.

Porém, enquanto o Sr. Terupt educa as crianças, lhes dando pequenos prêmios a cada boa ação da turma, acontece um acidente. Não foi culpa de ninguém, mas talvez as consequências desse acidente sejam irreversíveis. Neste momento, as crianças aprendem algumas das lições mais valiosas que levarão para a vida inteira.

resenha do livro Por causa do Sr. Terupt

Ao contrário do que se pensa, o grande número de narradores não atrapalha a leitura. Cada criança tem uma personalidade bem diferente da outra, o que nos ajuda a distinguir um do outro e, aos poucos, vamos nos afeiçoando a cada uma delas. É tão bonito ler a narração de uma criança! Este livro é inocente, puro, sem maldades e preconceitos – mesmo que algumas crianças pratiquem atitudes assim, elas não o fazem por mal, elas só não sabem que isso é errado.

Eu ri, chorei e me emocionei com as atitudes dos personagens. Essa é uma daquelas histórias que a gente quer guardar bem fundo no peito e levar pra sempre conosco. Tenho certeza que minhas palavras não expressaram muito bem o que achei do livro, mas se tiverem a oportunidade, leiam esta história.

POSTS RELACIONADOS

1 comentário

  1. Responder

    Juliana

    05/05/2015

    Eu quero [heart]

ESCREVA UM COMENTÁRIO