Tutorial: Como participar de sorteios no Rafflecopter

Publicado em 20.04.15

Como usar o Rafflecopter

Oi, pessoal!

Há bastante tempo, uso os formulários do Rafflecopter pra promover os sorteios aqui no blog. Porém, ele não é tão fácil de ser usado como os formulários do Google, que utilizava antes, e por isso muita gente me manda e-mail pedindo como se faz pra participar. Eu sempre respondia com o link de tutorial de algum site, mas é claro que eles não usam as mesmas regras que os sorteios daqui, então nunca era uma resposta tão definitiva. Por isso, hoje vou fazer um tutorial para explicar como se faz pra participar, usando como base as regras do Fluffy.

É importante dizer, antes de começarmos, que temos duas regras “obrigatórias” e três opcionais, na maioria dos sorteios aqui do blog. Porém, as duas primeiras não te obrigam a nada, exceto a visitar as páginas do blog e da editora no Facebook. Ou seja, curtidas não são obrigatórias, mas são bem vindas! :) Se você preferir, pode fazer apenas essas duas entradas, mas se quiser ganhar mais pontos para o sorteio, terá que fazer o resto também – mas só as que você quiser, ok? Mas, se preferir, também pode fazer todas, é claro!


Primeiro passo: Login

Como usar o Rafflecopter

Se você nunca usou o formulário e/ou está vendo essa tela acima, então o primeiro passo é fazer login para participar. Há duas formas de fazer isso: pelo Facebook ou entrando com um nome e e-mail. Se você escolher se logar pelo Facebook (é o mais comum), então provavelmente você precisará permitir alguma regra, mas você pode aceitar sem problema algum.

Logo após estar logado, você verá a tela abaixo:

Como usar o Rafflecopter


Segundo passo: Entradas obrigatórias

Ao logar no formulário, você verá as duas primeiras opções de participação, que são as obrigatórias. O que precisa fazer? Somente clique sobre a primeira, que pedirá para você visitar a página do blog no Facebook. Logo após clicar em “Visite-nos”, o botão “Eu visitei” ficará ativo. Clicando sobre ele, você já valida essa participação.

As duas primeiras entradas são as mesmas, só mudando o perfil do Facebook. A primeira é sempre do blog, e a segunda é da editora. Você precisa validar as duas para que mais opções de participação se abram.

Como usar o Rafflecopter

Após validar as duas opções do Facebook, você verá essa tela abaixo:

Como usar o Rafflecopter


Terceiro passo: Entradas opcionais – Twitter

Logo após ter feito as duas entradas acima, mais três abrirão: duas de seguir no Twitter e uma de twettar uma mensagem. Relembrando: você não precisa fazer nenhuma delas, mas se quiser ganhar mais chances no sorteio, tem que fazer.

Para seguir no Twitter é bem simples: apenas clique no botão “Seguir @blogfluffy” e, depois que o botão ficar “cinza”, você pode adicionar o seu usuário do Twitter ali no campo abaixo. Por exemplo, o meu usuário é @blogfluffy, então eu coloco exatamente isso no texto. Se você não está logado no Twitter em seu computador, pode ser que, ao clicar no botão, abra uma tela do site para que você faça login.

As duas primeiras entradas dessa opção são exatamente iguais, só mudando o perfil do Twitter. A primeira é sempre do blog e a segunda é da editora.

Como usar o Rafflecopter


Quarto passo: Entradas opcionais – Twittando a mensagem

A última entrada, chamada “Tweetar sobre o sorteio” (de novo: não obrigatória, só para quem quiser ter mais chances de ganhar) é twittar uma mensagem. Para isso, clique no botão “Tweet”, como na imagem abaixo:

Como usar o Rafflecopter

Feito isso, abrirá uma nova janela com o texto e o link do sorteio. Apenas clique em “Tweet” para enviar isso ao seu Twitter.

Como usar o Rafflecopter

Mas isso não é tudo! Essa entrada é a mais complicadinha de fazer, então preste atenção. Você viu que não tem como validar essa entrada, lá no formulário, sem um link, né? Esse link que ele está pedindo é o que leva direto ao seu tweet. Para isso, você precisa acessar a sua conta no Twitter, localizar esse tweet e copiar o link dele. Nas imagens abaixo eu ilustrei como faz isso:

Como usar o Rafflecopter

Como usar o Rafflecopter

Ao copiar o link do Twitter, apenas cole-o no campo do formulário e depois clique em “Eu twittei!”. Pronto! Assim sua entrada está validada. Todas as entradas só podem ser feitas apenas uma vez, com exceção dessa opção, que pode ser feita uma vez ao dia.

Como usar o Rafflecopter


Se você ver uma mensagem do tipo “Este sorteio acabou”, ou qualquer coisa que não seja as telas que mostrei no começo do post, é porque o sorteio terminou e não é mais possível participar.

Espero que tenha ficado claro e que tenha ajudado vocês a entenderem melhor esse formulário. Ele é um pouco complicadinho mesmo, mas já facilitou agora que eles lançaram a versão em português. Espero não ter esquecido nenhuma etapa, e se você ainda tiver dúvidas, não deixe de me perguntar pelos comentários. ;)

Agora corre pra ver os sorteios que ainda estão valendo no blog e não deixa de participar!

Post anterior
Próximo post
 

Deixe o seu comentário!

|D xO xD x( D: ;P ;) :| :O :D :* :) 8) *-*

9 comentários

Beatriz Cavalcante

21/04/2015

Esse tutorial é muito bom! No começo eu apanhava muito para participar dos sorteios e eu sempre ia procurar um tutorial ou pedira um help para a blogueira. Hoje eu apanho para criar um formulário no blog mas nada que um tutorialzinho não ajude. hehe :D

Beijos!

● Responder

Gabi Orlandin

Gabi Orlandin

April 23rd, 2015

Bia, tutoriais são mesmo muito úteis! Às vezes a gente pensa: “mas é tão fácil mexer com isso”, só que sempre tem alguém que apanha pra conseguir.
Obrigada pelo comentário! :)
Beijos.

● Responder

Quase Mineira – Gastronomia, Escotismo e o cotidiano de uma paulista em Minas

24/04/2015

[…] Como participar de sorteios no Rafflecopter – Fluffly: A maioria dos blog e site usam o rafflecopter para fazer sorteio, eu também uso aqui no blog e muita gente tem dúvida de como usar e a Gaby fez essa tutorial lindo para ajudar. […]

Fernanda Luz

26/04/2015

Muito bom post porque tem muitas pessoas que tem dificuldade com esse tipo de aplicativo.

● Responder

Link Party Polypop #1 – PolyPop

26/04/2015

[…] que aprendi com as Spice Girls – RECEITA FELINA: Biscoitinhos de atum para gatinhos – Tutorial de como participar de sorteios no Rafflecopter – Como aceitar seus cachos – Em caso de emergência chame um escoteiro – RECEITA […]

Juliana

28/06/2015

Eu não sei o que acontece eu nunca consigo conectar pelo facebook. sempre dá um erro, ai eu tenho que entrar com o email. ‘-‘

● Responder

Gabi Orlandin

Gabi Orlandin

June 28th, 2015

Que estranho, Ju. Mas não tem problema, pode entrar com nome e e-mail também, dá na mesma :)
Beijos.

● Responder

Quase Mineira – Uma paulista em Poços de Caldas

06/07/2015

[…] Preencher o formulário abaixo: (se você não sabe preencher, tem um tutorial no Fluffy) […]

Sorteio| Aniversário de 3 Anos do Crossfire Brasil | Inspiration Box

01/09/2015

[…] tiver dúvidas, é só enviar nos comentários e se não souber como preencher o blog Fluffy fez um tutorial bem explicadinho. […]

Subir!