E se você tivesse uma forma fácil, prática, acessível e bonita de organizar todos os seus livros lidos? E melhor: se você pudesse acessar a sua lista de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo? Vem que hoje tem super dica de aplicativo pra você se organizar de vez - não só nos livros, mas na vida!


Em abril de 2015 disponibilizei para download aqui no blog uma planilha para organizar os livros. A ideia era deixar registrado, digitalmente e de fácil acesso, todos os livros lidos, não lidos e que queremos ler. Como se fosse uma conta do Skoob, mas em uma planilha fácil, intuitiva e segura.

De lá pra cá, fiz várias alterações nesta tabela para deixá-la mais fácil para o meu uso. Ela estava super legal, até que eu encontrei uma ferramenta que me deixou apaixonada! *-*

 

airtable como usar logo

Faça seu cadastro no Airtable.

 

O Airtable é praticamente um sistema de planilhas online, onde você pode fazer praticamente tudo: desde planejar os seus estudos até lidar com as finanças de uma empresa. E também organizar a sua lista de livros! Na verdade, eles até disponibilizam um modelo pronto e SUPER completo exatamente pra isso! <3


Airtable: como usar

Funciona assim: quando você cria uma conta, terá seus workspaces, que são áreas de trabalho. Por exemplo, eu fiz uma para o trabalho e uma para uso pessoal, mas você pode separar de inúmeras formas, como desejar. Ou deixar tudo em um só lugar também!

Dentro desses workspaces, você terá as bases, que são na verdade as planilhas. É possível escolher um modelo pronto e personalizar, importar um CSV do seu computador ou mesmo iniciar um projeto em branco e copiar/colar as colunas da sua planilha de Excel. Eu recomendo a primeira ou a última solução, pois o CSV desconfigurou pra mim.

Depois disso, é só ser feliz! Eu já migrei toda a minha planilha pro Airtable e estou amando! <3 Além disso, dá pra acessar pelo aplicativo de celular e a sua lista ficará bonitinha, a qualquer hora, pra você acessar de qualquer lugar.   airtable como usarMinha lista de livros lidos/não lidos no Airtable. É fácil de fazer e fica super organizado e bonito!

No começo, ele parece bem complexo e até difícil, mas depois de fuçar a coisa vai descomplicando. :,D Isso porque é possível linkar, dentro de uma planilha, várias informações de uma aba pra outra, e assim criar informações que se conectam. Mas você pode testar usando o mais básico no começo, como eu, e em pouco tempo já irá se encontrar dentro do sistema. <3  

Prós:

  • planilhas bonitas, clean, intuitivas e com inúmeras possibilidades de configuração;
  • filtros e agrupamentos fáceis, para visualizar apenas um grupo de informações por vez, o que facilita quando se tem muitas linhas;
  • possibilidade de visualização em grid, calendário, formulário, kanban, e galeria;
  • aplicativos para desktop e celular, além do acesso pela web;
  • ele salva automaticamente todas as alterações feitas na planilha;
  • é possível integrar com Google Drive, mas eu não testei pois não uso o serviço.
  •  

    Contras:

  • no momento, ele está disponível somente em inglês;
  • não é totalmente grátis: no plano free é possível ter bases (planilhas) ilimitadas, mas cada uma delas não pode ultrapassar 1.200 registros e 2GB em arquivos anexados. Eu estou usando o plano free e por enquanto está sendo suficiente.
  •  

     

    Particularmente, estou apaixonada pelo site e querendo migrar todos os meus documentos de Excel para ficarem todos juntos no mesmo lugar. O que achou da dica? Conta pra mim nos comentários!


    Este post não é patrocinado pelo Airtable. Escrevi porque descobri o site, estou gostando muito e resolvi compartilhar com vocês. ;)

    POSTS RELACIONADOS

    4 comentários

    1. Monique Dieli Chiarentin

      24.06.2018

      Interessante esse site e pelo visto o layout das planilhas é mais bonito do que as do Excel!
      Eu organizo meus livros no Skoob mesmo e como sou um pouco preguiçosa, vou deixar organizado por lá mesmo HSAUHSU
      Mas adorei a dica, talvez um dia quando não tiver muita preguiça eu os organizo nesse site!

      Adorei o post <3

      Beijos!

      • Gabi Orlandin

        26.06.2018

        Oi, Monique!
        Sim, ele fica mais bonito que no Excel! Mais organizadinho e com mais possibilidades de personalizar (pelo menos pra quem não entende das fórmulas complicadas do Excel, como eu kkkk)

        Beijo e obrigada pelo comentário!

    2. Mayara Oliveira

      27.06.2018

      Menina eu amei!
      Vou já começar a usar hahaha
      Obrigada pela dica. Bjus

      • Gabi Orlandin

        29.06.2018

        Hahaha! Fico feliz que tenha gostado, Mayara! Esse app me ajudou muito na empresa e na vida pessoal.
        Beijos!

    ESCREVA UM COMENTÁRIO

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.