(pequena) homenagem ao Dia Mundial do Livro!

Obs: eu fiz esse post por causa do Dia Mundial do Livro, que foi ontem, dia 23 de abril.
Eu esqueci, admito, mas achei que ainda valeria a pena lembrar a data! *-*

Existem tantos textos que falam sobre a importância da leitura em nossas vidas… existem milhões de blogs que postam resenhas diariamente, no objetivo de fazer você querer ler sempre mais e mais livros… existem projetos que incentivam as pessoas a ler (o meu TCC fala sobre isso, inclusive!). Mas, o que exatamente a leitura lhe proporciona?

Todos sabem o quanto a leitura – seja ela de livros, jornais, revistas ou mesmos sites e blogs – contribui para a compreensão de fatos, para a fala, a escrita, e, é claro, o aprendizado de uma forma geral. Mas e aquela outra parte? Aquela parte de nós que evolui, embora ninguém enxergue e nem comente por aí?

Acho engraçado como “leitura“, hoje, e na minha percepção, está tão relacionada a livros teóricos, chegando ao ponto de algumas pessoas insinuarem que somente estes livros valem a pena serem lidos. Ao contrário destes, a leitura de livros de ficção nos leva a um mundo mágico, onde ninguém mais, além de nós, pode estar – afinal, a interpretação de uma história é diferente para todas as pessoas. Eu falo por mim, mas tenho certeza que vocês também se sentem em outro mundo enquanto estão folheando páginas e mais páginas de um livro que nos deixa sem ar. O crescimento que um livro teórico nos transmite é importante? É claro que é! Mas precisamos exercitar o outro lado da mente com livros que nos fazem crescer espiritualmente e emocionalmente!

Vamos deixar de ler livros que estamos lendo só para “acrescentar na lista”, e vamos procurar obras que realmente queremos ler e, às vezes, não lemos por vergonha, preconceito ou porque todos à sua volta dizem que é ridículo. Quem estará desenvolvendo um ótimo censo de percepção, sensibilidade e um certo “sexto sentido” é você, e não quem o está olhando atravessado.

Por favor, não deixem de ler livros de teoria, pois eles são importantíssimos, mas o que quero dizer é: entre nesse barco e vamos ler o que nos dá prazer, o que nos tira o chão, o que nos faz sonhar acordados e desejar mudar algo em nossas vidas, em nossos jeitos de ser. Nada é melhor do que a leitura de bons livros para nos fazer perceber a nós mesmos, de uma forma crítica, mas construtiva. Então, leia livros que o façam sonhar!

POSTS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Sarah

    24.04.2013

    Ai Gabi, que texto lindo!
    Linda homenagem pelo dia do livro!
    Me sinto muito como você descreveu. Vejo há todo tempo amigos meus e pessoas próximas valorizando livros teóricos e desmerecendo a literatura em geral.
    Fantasia, romance, drama, tudo isso nos faz crescer como pessoas, forma nosso caráter, cria uma percepção de mundo muito mais otimista, até.
    Por isso criei um blog, por acreditar que muitas pessoas pensavam como eu, e não que eu fosse a única pessoa do mundo que acreditasse no poder dos livros.
    Falei demais hehe :)
    Amei o texto, parabéns!
    Sarah

    endless-poem.blogspot.com

  2. Cammyz

    24.04.2013

    Toda forma de leitura e válida, seja o livro didático, teórico ou apenas aquela diversão. O importante é ler e sentir prazer enquanto o faz. Te, gente que realmente gosta de livros teóricos. Por exemplo, meu irmão, pé formado em biologia e adora ler livros sobre biologia e estudo da sua área.
    O importante é ler e gostar.

    • Fluffy - Gabriela

      24.04.2013

      Concordo totalmente contigo! O importante é ler o que gosta, não importando que tipo de leitura seja :)
      Também conheço muita gente que adora livros de teoria, mas gostam mesmo, tipo o seu irmão. Queria ter um pouco mais disso em mim, rs.
      Beijos.

  3. Vanessa Riper

    24.04.2013

    Adorei o texto Gabi!
    Conheço muitas pessoas que torcem o nariz pra outras pessoas que leem bastante, seja livro teórico ou de ficção, essas pessoas acabam sendo tachadas sempre como nerds sem graça.
    Quem não lê, não sabe o que está perdendo, como é bom se sentir envolvido por uma história e sentir como se fizesse parte dela!
    Linda homenagem pelo dia mundial do livro! Parabéns!
    Bejos! [smile]

  4. Marcos Igor

    24.04.2013

    Sem mais, é um texto muito lindo e que me fas perceber que existem muitas pessoas ao nosso redor que sabem dar opiniões boas e ruins, mesmo lendo livros teóricos para o nosso aprendizado é essencial poder ler livros que nos levam a outro mundo, parabéns Gabi fiquei mesmo comovido com o texto rsrs

  5. Ellen Alves

    24.04.2013

    Ownn Gabi!! Amei, que coisa maiiis linda! Estava com saudadezinhas de teus pots! Me identifiquei muito com tuas palavras tão verdadeiras.

  6. Aline T.K.M.

    24.04.2013

    Bonita mensagem! As fotos estão tão delicadas, adorei. ^^
    Sou muito a favor de ler o que se tem vontade, da leitura por opção e gosto, e não por obrigação ou para “fazer média” ou o que quer que seja. Na vida a gente tem de fazer o que tem vontade, não se deixar intimidar ou postergar demais qualquer plano, mesmo os mais pequeninos.

    Bjinhos,
    Livro Lab

  7. Juh Claro

    25.04.2013

    Yay, meu TCC também é sobre livros <3 haha adoro!
    Adorei seu texto e é bem isso, hoje o pessoal só lê o que os outros leem e mesmo se não gostarem, continuam lendo. Poxa, existem tantos livros bons que não são divulgados e as pessoas deixam de tentar conhecê-los porque ninguém fala sobre eles. Tem que ler livros de teoria, técnicos e etc também, faz parte da vida e nos faz crescer profissionalmente e traz conhecimento – o que ninguém tira. Mas é muito bom chegar em casa e ser transportado pra outro mundo só virando uma página.

    Beijos!

  8. Jessica

    25.04.2013

    Amei o texto, Gabi!
    Eu sou do tipo de pessoa que quando leio, viajo na história. Posso estar onde estiver, que eu dou risada, eu choro, não sei me controlar. Naquele momento eu sou a personagem da história. Independente do seu gosto pela leitura, ou da frequencia como que lemos, o importante é nunca deixar esse hábito morrer.
    Eu adooro seus posts. Esse não poderia ser diferente!
    Beijinhus [heart]
    http://honey-pixel.blogspot.com

  9. Dinha Vieira

    25.04.2013

    Que texto lindo, Gabi! Concordo com cada palavra sua e acho importantíssimo crescermos espirital e emocionalmente. Ainda mais quando fazemos isso com a ajuda dos livros. Sempre gostei de ler e, mesmo as pessoas que não gostam, sempre me elogiaram por isso. Todas elas dizem querer ter essa paixão, essa vontade de pegar em um livro e devorá-lo até o fim. Inclusive, trouxe minha melhor amiga e meu irmão para esse mundo mágico e lindo que os livros nos proporcionam. E, mesmo não sendo dia do livro propriamente dito, acho que todo dia é dia de se comemorar a literatura, que é super importante, seja lá o que a pessoa leia *-*
    Beijão ♥

  10. Bianca Remohi

    26.04.2013

    Lindo, lindo lindo !!!
    Livros e mais livros, todos são extraordinários!
    As literaturas, elas são as mães de todos os livros, os de ficção são os que nos levam ao um lugar mágico, o que realmente nos faz estar em dois lugares ao mesmo tempo! Os romances nos proporcionam desejos, sorrisos, os dramas nos emocionam, nos fazem chorar. Até os de estudos que aumentam o nosso conhecimento!! Livro é livro, nada pode substituir uma obra tão abençoada !!
    Eu leio, e eu aprendo mais a cada dia com eles *_*

    Amei a homenagem sua linda !

  11. Tacila Porto

    04.05.2013

    Que fofo *-*
    Eu gosto de livro que me fazem sonhar, viajar, sair do lugar em que estou, principalmente quando estou triste. Me sinto muito melhor lendo!
    Amei ^^

    Beijinhos.
    Carinho das Palavras

  12. Alana Bastos

    19.05.2013

    Amei o post concordo totalmente, eu sou apaixonada por livros de fantasia como Nárnia que eu leio e releio o tempo todo e acho que é o melhor tipo de livro porque nos faz imaginar e sonhar. Ah, adorei seu blog é muito fofo e dá vontade de nunca mais sair dele kk
    atravesdosespelhos.wordpress.com

    • Gabi { fluffy }

      19.05.2013

      Oi Alana!
      Hehe, que fofa você, obrigada pelo carinho. E também amo Nárnia, apesar de ter lido apenas uma vez! Seja bem vinda e espero te ver mais vezes por aqui!
      Beijinhos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.