Para muitas pessoas, comprar pela internet é algo comum. Por exemplo, eu trabalho com internet, então, para mim, é mais comum comprar em lojas virtuais do que presencialmente, em lojas físicas. As compras online, que já vinham apresentando uma crescente nos últimos anos, deu um salto durante a pandemia, e muitas pessoas que não tinham esse costume, começaram a pesquisar itens para comprar pela internet, sem precisar sair de casa.
Hoje, podemos comprar praticamente tudo de forma virtual. Por exemplo, durante a pandemia a compra de livros por meios digitais aumentou, porque os brasileiros ficaram mais tempo em casa e tinham mais tempo para ler. Enquanto as livrarias físicas ficaram meses de portas fechadas, as pessoas se voltaram à internet e aproveitaram para colocar a leitura em dia, adquirindo os títulos pelos sites das livrarias.
Por vezes, pode ser difícil, para alguém acostumado a comprar online, entender que muitas pessoas ainda se sentem inseguras com a compra em lojas virtuais. O fato de não poder ver o produto pessoalmente é um dos fatores que pode atrapalhar, principalmente em questão de roupas e acessórios, já que gostamos de experimentar essas peças. Porém, aplicativos como WhatsApp e Instagram ajudam muito, já que muitas lojas possuem atendimento humanizado, personalizado e pronto para ajudar o consumidor.
No caso de livros, não há problema quanto a isso: sabemos qual título queremos, verificamos a versão da publicação, os detalhes do anúncio (eventualmente aqui adicionamos mais alguns itens à sacola xD ) e finalizamos a compra. Não tem erro. Porém, mesmo que esteja acostumado com as compras online, você sabe como se prevenir de lojas falsas e fazer uma compra segura? Confira algumas dicas para saber como verificar a autenticidade de um site e fazer uma compra mais tranquila.
Verifique a segurança do site ao comprar pela internet
Na barra de navegador do computador ou do celular, aparece um cadeado na frente do endereço de alguns sites. Você sabe o que ele significa? Esse cadeado simboliza que o site é seguro, ou seja, que ele possui uma proteção adicional, que permite que as suas informações serão transmitidas de forma segura ao servidor. Esse detalhe é super importante no momento de um pagamento com cartão de crédito, por exemplo, quando as suas informações não podem vazar para outros sites. Por isso, procure por sites que possuem esse cadeado de segurança.
Pesquise as redes sociais e informações da empresa
No caso de sites pequenos, vale dar aquele pesquisada legal nas redes sociais da loja, para se certificar que se trata de uma empresa legítima. Veja a data das publicações, os comentários e depoimentos. Vale olhar o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Reclame Aqui. Além disso, confira os números telefone e SAC da empresa.
Confira as condições de troca e devolução
Você sabia que, por lei, você tem o direito de poder devolver ou trocar o produto comprado pela internet, dentro de 7 dias corridos desde a data de recebimento do pedido? Isso acontece porque não podemos ver o item pessoalmente. E não importa o motivo, você pode ter simplesmente não gostado ou desistido da compra. Por isso, analise bem a política de troca e devolução da empresa antes de efetuar a compra. Quanto mais simples e claro for esse processo, melhor!
Desconfie de preços muito baixos
Sabe aquele ditado que diz que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois ele se aplica perfeitamente a esse tópico. Já caí em um golpe desses, onde o preço era muito baixo para ser verdade, e acabei nunca recebendo o produto. Pesquise os preços do produto usando comparadores de preços, mas esteja atendo às ofertas muito duvidosas. Na hora pode ser tentador pagar tão barato por determinado item, mas faça todas as verificações para saber se o site é seguro antes de efetuar a compra.
Essas dicas servem para comprar qualquer coisa pela internet. Esteja sempre de olhos abertos e faça a compra se forma tranquila e segura! 😉