Resenhas de livros

Organização e produtividade

Papelaria

Rafaela Carvalho – É fase

É fase

O maravilhoso, enlouquecedor mantra da vida com filhos

Autoria:
Rafaela Carvalho

Editora:
Matrescência

Páginas (nº):
293

Gênero:
Maternidade

Ano de lançamento:
2019
Uma coletânea de textos, a continuação do livro “60 dias de neblina”. Crônicas que descrevem, com emoção e humor, o auê, os desafios e as delícias da vida em família. A chegada de outro(s) filho(s), o cotidiano, o relacionamento, a alegria, as lágrimas e o cocô (afinal, #vidacomfilhos) que fazem parte do caos do amor que é a maternidade.

“É Fase” é como um abraço apertado para todas as mães. Rafaela Carvalho tem um jeito incrível de nos acolher, de nos fazer sentir compreendidas e menos sozinhas nessa jornada. A cada página, fica claro que esse turbilhão de sentimentos faz parte do pacote da maternidade – e tá tudo bem. Somos humanas, queremos sempre o melhor para nossos filhos, mas nem sempre acertamos. E isso faz parte.

A escrita da autora flui tão naturalmente que parece uma conversa com uma amiga num café aconchegante. Daquelas conversas que confortam, que nos fazem enxergar que existe, sim, uma luz no fim do túnel. Porque, no calor do momento, quando o dia parece interminável, a paciência some e o cansaço bate forte, a gente esquece que tudo passa. E, quando nos damos conta, já estamos com saudade.

“Tudo aquilo que hoje parece impossível, o tempo transformará no desejo de que não tivesse terminado. Porque eu te garanto, quanto mais você caminha rumo ao horizonte, mais sente saudade de olhar o que ficou para trás.”

“Não lute para atropelar as coisas porque, quando a gente corre, olhamos demais para o chão e pouco para os lados. E quando chegar lá na frente, quando você finalmente parar para recuperar o fôlego, olhará para trás e irá perceber que durante todo o percurso era linda a paisagem.”

É Fase, a continuação de 60 Dias de Neblina

Esse livro funciona como uma continuação de 60 Dias de Neblina e foca naquele período em que os filhos já não são mais bebês. Das birras aos choros descontrolados, das primeiras descobertas à adolescência, até o momento em que eles ganham asas e começam a construir o próprio caminho. É sobre essa saudade antecipada que a gente nem sabia que existia, mas que se instala no peito sem pedir licença.

A maternidade, com toda sua intensidade, transborda pelas páginas. Rafaela fala sobre exaustão, amor sem limites, as inseguranças constantes – “Estou fazendo certo?”, “Ele está comendo bem?”, “Sou uma boa mãe?” – e todas as dúvidas que nos acompanham diariamente. Mas o livro vai além. Ele também nos lembra da importância da leveza, do autoconhecimento e de viver o agora, sem se prender tanto ao que ainda está por vir.

Alguns textos nos acertam em cheio, enquanto outros podem parecer distantes, dependendo da fase em que estamos. E essa é a beleza do livro: ele cresce junto com a gente. Cada fase traz um desafio, um aprendizado, um tipo diferente de amor – mas sempre aquele amor imensurável de mãe.

“É Fase” é um daqueles livros para ter sempre por perto. Para reler quando a rotina sufocar, quando o cansaço pesar, quando parecer que estamos sozinhas. Um refúgio, um afago no coração, um lembrete de que tudo passa – e de que estamos todas juntas nessa.

“Quando a tempestade passa, é impossível lembrar como você fez para sobreviver, como eram os dias, como todos saíram ilesos. Demoramos até mesmo para perceber que parou de chover e que a trovoada ficou para trás. Detalhes que evaporam da memória. Mas uma coisa é certa: quando passamos por um temporal, nunca mais somos as mesmas. Inseguranças escorrem e vão embora junto com a água da chuva. Por isso, seja lá qual for o desafio que está na sua frente, lembre-se da melhor, fantástica, sublime solução: tempo.”

“Você é a dona dos olhos que eles irão buscar na multidão, no meio de milhares de outras pessoas. Nos dias mais difíceis e nas maiores alegrias. Quando precisarem de validação ou de aplausos. Você é quem deseja a felicidade dessas crianças, com uma força tão grande e pesada que nenhum outro ser conseguiria sentir. Você é a pessoa capaz de fazer com que eles fiquem bem, nas situações em que mais ninguém no mundo consegue. Você tem o poder de transformar momentos pequenos em extraordinários. Você é a única que, mesmo ao perder a calma e ser ríspida, mantém os braços abertos, os confortando de você mesma.”

é fase livro rafaela carvalho

Comente este post!

  • Emerson

    Realmente tudo na vida passa. Temos que aproveitar cada instante da melhor forma.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 19 de janeiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder