Resenhas de livros

Resenhas de filmes

Lifestyle

Eloisa James – Paris Apaixonada

Paris Apaixonada

 

Autoria:
Eloisa James

Editora:
LeYa

Lançamento:
2014

Páginas (nº):
360
Um ano sabático em Paris e suas memórias apaixonantes.
Em 2009, a autora best-seller do The New York Times Eloisa James deu um passo com o qual muitas pessoas sonham: vendeu a casa, tirou um ano sabático no emprego de professora universitária de Literatura Shakespeariana e mudou-se com a família para Paris. Paris apaixonada: um livro de memórias registra seu alegre ano em uma das mais belas cidades do mundo.

Após ter sido diagnosticada com câncer e de ter vencido a batalha, Eloisa Jamespseudônimo de Mary Bly – começou a ver a vida, ou muitas partes dela, de formas um tanto diferentes. Por sempre ter lido livros sobre pessoas que enfrentam doenças, ela imaginou que o câncer a faria ver tudo com mais alegria, de uma forma totalmente diferente: simplesmente ficar mais feliz com o sorriso de seus filhos ou animar-se com um passeio no parque…

No final das contas, nem tudo revelou-se de forma tão surpreendentemente diferente, mas Eloisa pôde rever algumas regras de sua vida. Um de seus passos para ser uma pessoa diferente, além de se desfazer de vários pertences (inclusive alguns livros), foi vender a casa e o carro, tirar um ano sabático de seu emprego como professora universitária e morar em Paris com seu marido Alessandro e seus dois filhos, Anna e Luca. “Paris Apaixonada” é seu livro de memórias e registros sobre esse ano inteiro em que esteve morando na cidade “mais linda do mundo”.

Paris apaixonada

Os franceses andam devagar. Eles passeiam pelas ruas, encontram amigos e demoram dois minutos trocando beijos, então ali ficam, conversando como se o dia tivesse sido criado para este momento. Meu marido e eu andamos como nova-iorquinos: rapidamente, desviando de obstáculos, observando vitrines, indo aos lugares. Levou alguns meses… mas agora eu penso: Onde estou indo que é tão urgente, enquanto todos os franceses discordam?

Páginas 80/81

Lá nas alturas, em algum lugar do céu leitoso, a neve aglomera-se antes que suavemente caia em pequenos grãos, girando delicadamente como um cata-vento. Milhares de bolas de algodão estavam tentando se semear na rua de Conservatoire.

Página 178

Como livro de memórias, “Paris Apaixonada” é um conjunto de pequenos pensamentos e trechos que a autora costumava postar em sua conta do Facebook, no período em que esteve fora de casa. Portanto, a narrativa não é contínua como uma história tradicional, e apesar de ter uma sequência de tempo, a leitura não flui tão rapidamente quanto outros livros que possuem uma “linearidade”. Ainda assim, este não é um livro que eu não recomendaria, pois os trechos são, em sua maioria, apaixonantes, e a gente se vê querendo fugir agora mesmo para as vielas e ruas de Paris, apreciar tanta beleza e tanta tristeza e tanta alegria que reside no dia a dia dos parisienses.

Paris apaixonada

O céu está intensamente azul e sem nuvens, no entanto, de alguma forma, pequenos flocos de neve caem por fora da minha janela. Eles flutuam indo de um lado a outro, parecendo fofos e indecisos, como se pertencessem a outra parte do mundo e estivessem caindo aqui por acidente.

Página 155

A autora discorre sobre os mais diversos assuntos em seus pequenos devaneios: desde as lojas de Paris que ela visitou, os cafés, os restaurantes, a escola e aprendizado dos filhos até afazeres domésticos, desejos e objetivos. Um dos pontos altos do livro, e que é comentado com mais frequência, é a culinária: Eloisa realmente gosta de provar os mais diversos pratos, e Paris é uma gama de opções. Uma coisa legal é que, se você está pensando em ir à cidade-luz, poderá tirar muitas dicas desse livro.

Por fim, leia “Paris Apaixonada”, mas não leia com pressa pois, como ele não flui tanto quanto uma história “inteira“, acaba sendo mais demorado de terminar e pode ser cansativo; este é um livro para se deixar na cabeceira, para ler aos poucos, devagarinho, saboreando as dicas, os amores e as paixões que se conhece e se leva embora de Paris.

Comente este post!

  • Ana

    Que lindo!
    realmente esse livro deve ser apaixonante! Amei o modo delicado da resenha e também Como a capa é linda!
    Beijos

    responder
  • Amanda Almeida

    Oi Gabi, tudo bem?
    Fiquei encantada com o livro por conta da resenha. Estou participando do sorteio e espero ganhar, pois sou apaixonada apor Paris, e acredito que esse livro é um daqueles que volta e meio lemos/relemos um pouquinho.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    responder
  • Maíra

    Quanto tempo que não venho aqui *-* Amei o layout, amei toda a mudança, o topo, tudo, tá tão LINDO <3 <3 e apaixonante ahahaha e ai já vem com sorteio, adoro *—*

    pra falar a verdade, não conhecia o livro, e não sabia, eu li dois livros apenas sobre personagens que estavam com câncer, e amei os dois, acho que com esse não seria diferente, a história não é história de amor clichê, e talvez seja por isso que eu tenha me interessado, é uma história de conhecimento também, de auto-conhecimento, ela se amar e se despreocupar de coisinhas bobas que fazem a vida mais leve :) adorei a sua resenha e espero que eu ganhe ahahhaha

    Beijinhos <3

    responder
    • Gabi Orlandin

      Oi Maíra!
      Fico feliz que você tenha gostado daqui! É uma alegria pra mim ouvir isso de você, pois eu admiro seu blog e seu trabalho :)
      O livro não trata especificamente sobre o câncer: foi somente por causa dele que Eloisa resolveu tirar um ano sabático em Paris, mas não conta quase nada sobre a doença em si. São trechos aleatórios da vida dela por lá. Mas, mesmo assim, é bem lindinho.
      Beijos e boa sorte! :D

      responder
  • alice aguiar

    esse livro parece ser bem meigo.

    responder
  • Daniela M. S

    Amei a resenha, como sou doida por Paris, este livro já está na minha lista para lê. Um livro parisiense e um livro de histórias envolvente. Amei

    responder
  • Elisama Rodrigues

    Gostei muito do assunto livro. Ela passou por tudo isso de uma maneira forte, se rendendo aos encantos de Paris. Foi uma atitude plausível ter deixado tudo, ter força para enfrentar o câncer. Parece um ótimo livro.

    responder
  • Natália Alves

    Olá Gabi!

    Interessante saber que a forma de construção do texto nesse livro não é a usual. Fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história. Acho a capa desse livro muito fofa <3

    Beijo,
    Naty.

    responder
  • Maria Nascimento

    Deve ser um livro apaixonante e ainda se passa em Paris!! É muito amor, [love]

    responder
  • Carol Bastos

    Oi Gabii!!
    Só de ver a capa deste livro eu me apaixonei rsrs ,além da capa ser linda eu adorei saber o que ocorre no livro,parece ser muito legal e cheio de frases lindas que eu tanto amo!rsrsr [wink]
    Adorei a resenha!
    Ahh!O Marcador do blog chegou aqui em casa ontem!E eu ameii obrigada!
    Beijos,
    Carol-www.amorzinhodelivro.blogspot.com.br [heart]

    responder
  • Babi Lorentz

    Ah, que amorzinho, Gabi!
    Eu ganhei um exemplar na página do LeYtoras, mas não sabia muito bem como era o livro.
    Legal saber que são essas memórias e também por saber que posso deixá-lo como livro de cabeceira pra ler sempre que der vontade. Gosto de livros assim.
    Beijos.

    responder
  • Divana

    Oi Gabi!

    Achei esse livro muito meigo e fofo. Ele é muito bonito e bem feminino também.
    O fato dos franceses pararem nas ruas para conversarem e tals é bem instigante e me fez pensar o motivo de sermos tão apressados… (pelos menos eu sou um pouco ainda, embora tenha diminuído bastante).

    Até mais!!!

    responder
  • Monique

    Deve ser bem legal esse livro, principalmente para quem quer conhecer mais a cidade.
    A capa está bem romantica, então a história deve ser bem tranquila e inspiradora também. Adorei :)

    responder
  • Alessandra

    Adorei a resenha estou louca para ler esse livro. Tomara que eu ganhe.

    responder
  • Camila Lacerda

    Que livro lindo…não li o outro livro e como disse que pode ser cansativo, eu com certeza amaria cansar lendo algo assim *-*
    Amei o sorteio.. participando o

    http://www.chadecalmila.com

    responder
  • Fabiana Strehlow

    Oi, Gabi!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la, pois, o seu cantinho ficou mega fofo! Amei!
    Estou participando do sorteio!
    Este livro deve ser maravilhoso!

    Beijos!
    [omg]

    responder
    • Fabiana Strehlow

      Oops!
      Como eu ia dizendo, este livro deve ser maravilhoso!
      Eu não imaginava se tratar de um livro de memórias e achei esse fato bem interessante.
      Pelo que percebi, é possível viajar para Paris com as palavras da autora.

      responder
    • Gabi Orlandin

      Obrigada, Fabi! Fico feliz que tenha gostado da nova carinha do blog :3
      Boa sorte no sorteio! o/
      Beijos.

      responder
  • Mariana Cruz

    ai gabi… adoro suas resenhas! sempre me fazem ter vontade de ler os livros (ou nós temos gostos parecidos) [love]

    bjos

    responder
  • Daniele Sávio

    Gabiii, tudo bem?
    Amei a capa do livro o resolvi ver sua resenha e me apaixonei mais ainda! Estou louca para ler e já coloquei o livro na minha listinha de próximos a ler!
    Bjoo

    responder
  • Luiza Ferreira Gomes

    Participando
    bjos
    nome no formulário: Luuh Ferreira

    responder
  • Eliane Bloise

    Muito boa sua resenha…. Mudança entanto depois da doença e na narrativa ainda fala de Paris que sou apaixonada, vai entrar para minha listinha de leitura.

    responder
  • Mirelle Candeloro

    Oi Gabi, que livro lindoo, que capa perfeita! Apesar de não ser meu estilo de leitura favorita, mesmo assim gosto de livros de memórias. É engraçado que muitos pensam que pacientes de câncer têm as suas vidas mudadas depois da doença, mas nem sempre é assim não.. hehe Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

    responder
  • Juliana

    Já tinha visto a capa desse livro e lido a sinopse, só que nem dá pra imaginar que ela passou por um câncer! Isso muda tudo. Acho realmente que quando lemos sobre as mudanças nas vidas as pessoas que passaram por essa doença, tudo é deslumbrante demais e terminamos criando expectativas, que como aconteceu com ela, podem causar decepções, mas é ótima a forma como ela aproveitou o ano e realizou um sonho. Quero muito conhecer Paris, e esse livro ficará na lista pra quando eu marcar a viagem xD

    Beijos!

    responder
  • Dezi Faustino (Tsuwabuki)

    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, achei ela tão linda e delicada. Adorei a resenha, me deixou com muita vontade de ler, parece ser um tipo de leitura que me agrada, apesar de não ser um tipo muito convencional e muito rápido de ler, parece ser um bom livro.
    Participando do sorteio e torcendo pra ganhar [happy]

    responder
  • Ingrid Moitinho

    O livro deve ser muito bom, trechos de uma vida em paris deve ser muito emocionante e cheia de encantos e romances, quero muito ler e entrar nos pensamentos da autora. rs a capa é maravilhosa, tão fofa e linda.

    responder
  • Larissa Telles

    Participando oo/
    [email protected]

    responder
  • Mariana

    Achei interessante a resenha, me interesse.
    já participando da promoção. Quem sabe….
    bjosss,

    responder
  • Tamires

    Ain primeiro que os livros dessa editora são as coisas mais lindas do mundo, tão mulherzinhas!! amoo [love]

    Adorei a resenha, o livroparece ser lindo, com uma estória muito boa e madura, daqueles que marcam de verdade pelo visto. Estou muito curiosa para ler.

    Beijos!

    responder
  • Bruna Garutti

    Fiquei curiosa para ler o livro *.* De início olhando o título, imaginei que seria um romance (ainda mas em Paris ♥) mas pela resenha,não. Me interessei mais ainda…espero ser sorteada ♥

    responder
  • Maisa Furtunato

    Achei interessante a proposta da história.. Acho que é o tipo de livro pra carregar na bolsa, pra ler nos intervalos e sem pressa pra acabar. rs É o meu tipo de leitura favorita!
    Mas não to conseguindo acessar a caixa de sorteio :/ Será que é minha internet que tá ruim? hahahaha
    Enfim.

    responder
    • Gabi Orlandin

      A caixa de sorteio não demora muito pra carregar, mas se a sua conexão está lenta, pode ser que demore um pouco. Já conseguiu ou ainda não está aparecendo?

      responder
  • Ana Paula Barreto

    Esse livro parece daquele tipo que merece ser degustado, com calma e apreciação.
    Gostei bastante da forma como ela encarou o problema, como escolheu ter uma postura mais positiva diante da dificuldade. Desfrutar dos bons momentos, da família e das coisas bonitas do mundo, isso é uma boa opção.
    bjs

    responder
  • Cristiane de oliveira

    Nossa a capa é lindissima e quero muito ler esse livro já estou querendo ir embora antes de ler imagina então quando eu o fizer, gosto de saber um pouco da vida das pessoas que passaram por alguma coisa forte ,então vai ser boa a leitura. ainda mais numa cidade tão linda!

    responder
  • Renata

    Parece fofo, fiquei com vontade de ler!
    Bjs

    responder
  • Milena Soares

    O livro parece ser ótimo,fiquei bastante interessada em ler!

    responder
  • Duda WImmer

    Olá Gabi! Em primeiro lugar: Me apaixonei pela capa do livro! E pelo que li da resenha, se encaixa perfeitamente ao livro!
    Pelos quotes, já consegui ver que é o livro perfeito para mim, cheio de reflexões e quotes inspiradores! Espero conseguir ganhá-lo na promoção. Adorei a resenha e gostei por você ser sincera dizendo que o livro não flui como outros, mas que vale a pena. Procurarei mais sobre o livro!

    Beijos,
    Duda Wimmer
    [email protected]

    responder
  • Fabiana Strehlow

    Parabéns, Tamires!!

    responder