Você é do tipo de pessoa que acha que nem sonha, por que não se lembra de nada ou é daquele tipo que fica tentando entender os significados deles, procura na internet o que cada coisa quer dizer? Eu sou dessas que procura os significados! :,D Muita gente adora prestar atenção em todos os detalhes de seus sonhos e até compra livros para entender melhor o que cada coisa quer dizer.

O primeiro fato a se destacar é que o cérebro humano não descansa em 100% quando a pessoa dorme. A parte conhecida como inconsciente continua a funcionar normalmente. Isso faz com que não exista uma correspondência total entre o que vemos quando sonhamos e a vida real.

A ciência costuma deixar bem claro que a experiência vivida durante o sono nada tem de esotérico, religioso ou sobrenatural. Os estudos afirmam que o que acontece é pura imaginação do inconsciente. Para a psicologia, de acordo com o pensamento de Sigmund Freud, um dos maiores estudiosos da mente humana, eles seriam um desejo reprimido.

A melhor maneira de lidar com sonhos é pensar criticamente sobre o que eles querem dizer. Não devemos vivencia-los como se fossem algo concreto, tomando decisões na vida real por causa de possíveis significados que eles teriam, já que existem divergências em relação aos seus significados.

É importante ter mais conhecimento sobre o assunto e só depois compreender a real dimensão dos seus significados. Há pouco tempo, pesquisadores descobriram que bebês possuem movimentos REM e que, por isso, teriam sonhos, mas ainda é preciso estudar com maior profundidade sobre o assunto.

Um dos maiores desejos dos humanos é o de controlar o enredo dos sonhos, mas a maior parte do conteúdo destes momentos é um revival do que foi vivido nos dias anteriores. É como se o cérebro relembrasse os acontecimentos. Por isso muitas pessoas têm estresse pós-traumático, e não conseguem se desligar de antigas tragédias vivenciadas.

Mistura-se fatos reais, imaginações impossíveis, parentes, celebridades, países distantes, tudo ao mesmo tempo, numa sequência cronológica ou não. Não existe um filtro central ou um feedback ambiental que faça com que tudo tenha algum sentido.

Há quem garanta que consiga resolver problemas através de sonhos. Paul McCartney, o Beatle mais bem sucedido de todos, afirma que sonhou com a letra e a melodia de Yesterday, a música mais regravada de todos os tempos. E existe quem sonhe durante muito tempo com o mesmo assunto, os chamados sonhos recorrentes.

Um dos maiores problemas em relação aos sonhos são os pesadelos. Crianças costumam tê-los em um número muito maior do que os adultos, a maturidade cerebral ainda não está plena e há pouco a se fazer. Para adultos, as melhores dicas são fugir do estresse, tentar relaxar e meditar antes de dormir, além de não beber álcool.

As pessoas só se recordam do que sonharam quando acordam antes do final da aventura onírica. Se você não quiser se esquecer do que se passou, a dica é ter papel e caneta próximos da cama e, ao acordar, escrever o que estiver fresco na memória. Mais tarde, já totalmente desperto, analise as situações vividas.

Alguns dos sonhos mais comuns e seus significados populares:

Sonhar com:
Gatos – Sorte.
Abacate – Aumento dos rendimentos.
Zumbis – Momentos negativos pela frente.
Zíper – Segurança.
Zebra – Pare de perder tempo com pessoas desnecessárias.
Palavrões – Notícias desagradáveis a vista.
Fofocas – Receberá boas notícias.
Esqueleto – Novidade agradável.
Cemitério – Recuperação mental.
Água – Harmonia e tranquilidade.
Cobras – Fidelidade com amigos e parceiros.

POSTS RELACIONADOS

ESCREVA UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.