Resenhas de livros

Resenhas de filmes

Lifestyle

Friends: O livro de receitas oficial

Se você já leu a minha resenha do livro Friends Forever, sabe que eu sou fã de Friends. Ao contrário de muita gente, eu não cresci junto com a série, mas maratonei todas as temporadas entre os anos de 2019/2020. E hoje eu trouxe pra vocês a resenha do segundo livro publicado pela Belas Letras, que é o Livro de Receitas Oficial do seriado. Gostou? Vem conferir!

Friends: O livro de receitas oficial

 

Autoria:
Amanda Yee

Editora:
Belas Letras

Lançamento:
2020

Páginas (nº):
176
Friends, o livro de receitas oficial traz mais de cem pratos inspirados na série que é uma das mais amadas de todos os tempos. O pavê de carne da Rachel, o sanduíche cujo segredo é uma fatia extra de pão amolecido em molho no meio, o irresistível cheesecake do vizinho, os doces que são pequenas gotas do céu, o prato de fritas só para o Joey, afinal, Joey não divide comida… Você pode ser um chef experiente como Monica, mas, mesmo que sua função na cozinha seja “não atrapalhar”, como Chandler, aqui há uma receita para você: de aperitivos a pratos principais; do café da manhã aos sanduíches e pizzas; da sobremesa às bebidas.

Friends – o livro de receitas oficial foi publicado pela editora Belas Letras, assim como o livro anterior, em comemoração anos 25 anos da série. Quem já viu, pelo menos, alguns episódios do seriado, sabe que a Monica é uma chef de cozinha, lembra do pavê de Ação de Graças da Rachel, sabe que o Joey passa todos os episódios comendo e por aí vai.

São muitas referências a refeições em Friends, que nos remetem ao sentimento de união, de estar junto, de celebrar as amizades. E é assim na nossa vida também. Gostamos de nos sentar juntos à mesa para comer, conversar e relembrar bons momentos. Temos recordações de almoços, jantares e momentos especiais em torno da comida. Compartilhar refeições é criar um senso de comunidade com as pessoas, é estabelecer relações. Não adianta: a hora de comer é especial. E não poderia ser diferente em Friends.

Neste livro, Amanda Yee listou, testou e experimentou receitas do universo de Friends, feitas para se divertir e dividir com amigos e familiares. As receitas trazem um pouco de cada personagem. Das mais simples (como as de Joey) até as mais requintadas (que lembram o passado de Rachel), todas as receitas nos trazem a nostalgia desse seriado, e a motivação de reunir a galera e fazer um jantar entre… amigos!

Como sempre, a diagramação da editora é impecável. Capa dura, folhas coloridas em papel couché, organização dos capítulos fácil e intuitiva. E um bocado de saudade entre as páginas!

friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas

Capítulos & organização

O livro é dividido em 10 seções, e cada uma possui receitas específicas:

  • O básico do armário azul de Mônica (receitas base da culinária);
  • Café da manhã;
  • Aperitivos e petiscos;
  • Acompanhamentos;
  • Sanduíches (provavelmente a seção favorita de Joey);
  • Pizza & Pasta (ou essa seria a favorita?);
  • Pratos principais;
  • Jantar com amigos
  • Doces e sobremesas;
  • Bebidas.
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas
friends livro de receitas

Mais do que apenas um livro de receitas, esse exemplar é um presente aos fãs de Friends. Cada receita possui uma boa recordação de cada momento vivido com esse grupo de amigos em Nova York. É um livro pra ter na bancada da cozinha, e folhear sempre que bater aquela saudade da série – ou de fazer alguma comidinha nova e diferente. São receitas para recordar, para soltar um: “lembra daquele episódio que…” e para compartilhar com amigos (menos Joey, porque ele não divide comida!).

Se você é fã de Friends, vai amar passar bons momentos com esse livro – e com as receitas, muitas vezes inusitadas, presentes nele. Um dos meus favoritos, com certeza!

Comente este post!

  • Emerson

    Adorei a ideia do livro. Estou na primeira temporada dessa série. Um dia eu termino.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Renata Carvalho

    Amo taaaanto Friends, sem dúvida é uma das minhas séries favoritas da vida!
    Aqui em casa a minha família não só compartilha o momento de assistirmos essa série que somos tão fãs, mas também o de sentar e comer junto, então acho que esse livro com receitas da série seria tudoooo! hahah

    Beeeijos!

    responder