Moda

Beleza

Bem-estar

Maquiagem vegana: o que é, quais os benefícios e quais marcas trabalham com esse produto

A maquiagem vegana é uma tendência em ascensão no mercado de cosméticos que promete impactar positivamente o meio ambiente e a vida dos animais. Isso porque não só são produzidas de maneira ecológica, como também descartam o uso de qualquer material de origem animal ou não ecológico.

Da mesma forma que algumas empresas ecológicas, como as que produzem incenso artesanal, as empresas do ramo cosmético vem apostando forte nesse mercado. Marcas como a Bioart, TwoOne OneTwo, Care Natural Beauty, Baims e Vizella estão tendo muito sucesso ao criarem produtos sustentáveis.

Além de preservar a vida animal e o meio ambiente, as maquiagens veganas além de não causarem danos à pele, podem trazer inúmeros benefícios para quem as utiliza com frequência.

Afinal, o que é maquiagem vegana? 

maquiagem vegana

Muito se ouve falar sobre maquiagem vegana, e apesar do nome ser autoexplicativo, é difícil entender qual é realmente a diferença em relação aos produtos tradicionais. Para entender o que é maquiagem vegana, primeiro deve-se compreender o conceito de veganismo como um todo.

O veganismo é tido tanto como movimento social, ambiental e alimentar, tendo em vista que o vegano é totalmente contra a matança e crueldade animal. Sendo assim, a maquiagem vegana é todo e qualquer produto de maquiagem livre de ingredientes de origem animal.

Inclusive alguns produtos possuem o selo Cruelty Free, o que significa que o produto não foi testado em animais. Deve-se salientar que nem todos os produtos de maquiagem Cruelty Free são veganos, mas todos os produtos veganos são Cruelty Free.

Os ingredientes mais utilizados em maquiagens veganas são o óleo de coco, minérios, sementes como amêndoas e urucum, frutas, manteiga de cacau, espirulina e carvão vegetal.

Ao contrário do que se pensa, produtos de maquiagem vegana não são totalmente feitos de produtos vegetais, o nome indica apenas que são livres de produtos animais.

Por isso, nesse caso, quaisquer ingredientes químicos industriais que componham a maquiagem e que não são oriundos de animais, são considerados veganos.


Quais os benefícios essa maquiagem oferece?

A maquiagem vegana oferece inúmeros benefícios à saúde devido aos seus ingredientes vegetais. Isso porque os ingredientes de origem vegetal possuem uma maior biocompatibilidade com a pele humana.

Um dos maiores problemas de quem utiliza maquiagem com muita frequência é a degradação da pele, já que maquiagens comuns usam muitos químicos sintéticos. Devido a esse contato prolongado com produtos químicos, o organismo reage fazendo com que a pele fique mais oleosa ou ressecada, o que pode resultar em manchas.

Isso não ocorre com as maquiagens veganas, já que os produtos de origem vegetal além de não danificarem a pele, podem conter propriedades hidratantes.

Além dos benefícios para a pele, a maquiagem vegana ajuda a preservar o meio ambiente, já que sua fabricação gera menos resíduos tóxicos, e não agride a integridade dos animais, evitando sofrimentos desnecessários.


Conheça 5 marcas de maquiagem vegana

Já se foi o tempo em que encontrar um produto de maquiagem vegana era caro, difícil de encontrar e de qualidade duvidosa. Atualmente, com  a ascensão do movimento vegano como também da preocupação ambiental, surgiram várias marcas apostando forte no mercado de maquiagem vegana.

Confira algumas das 5 marcas que investem forte em Clean Beauty e abandonaram completamente o uso de ingredientes de origem animal.

  • Entre as marcas de maquiagem vegana mais completas do Brasil, se encontra a Care Natural Beauty, que possui produtos de todos os tipos dentro da categoria, desde blushes, batons, iluminadores até produtos de cuidados com a pele.
  • A Bioart Biocosmetics é bastante famosa por ser a pioneira na produção de biocosméticos e maquiagens ecológicas no Brasil. A empresa possui um vasto portfólio de produtos do qual está crescendo rapidamente, sempre com foco na preservação ambiental e com o cuidado animal.
  • A TwoOne OneTwo é uma empresa de biocosméticos que tem seu foco na produção de maquiagens livres de parabenos, petrolatos e sulfatos. Possui uma vasta gama de produtos que vão além de maquiagens ecológicas, e também produz produtos de higiene pessoal como xampus, por exemplo.
  • Os produtos da Bains são produzidos usando apenas solventes naturais e biodegradáveis. A Bains também não utiliza produtos geneticamente modificados e nem espécies de plantas ameaçadas de extinção.
  • A Vizella é uma empresa que produz maquiagem vegana 100% brasileira e conta com uma linha completa de produtos para pele, lábios, olhos e sobrancelhas. A marca desenvolve produtos ecológicos, com tecnologia de ponta e a preços justos, pensados para todos os tipos de pele na diversidade étnica brasileira.

Quais as diferenças entre maquiagem vegana, maquiagem orgânica e maquiagem natural?

Ao pesquisar sobre maquiagens que não agridem a pele ou que são bem toleradas para usos frequentes, é comum que você se depare com 3 categorias diferentes.

  • Maquiagem vegana é aquela que não contém em sua formulação produtos de origem animal como cera de abelha, lanolina, leite e gordura bovina. Além disso, não podem ser testadas em animais, garantindo o selo Cruelty Free.
  • A maquiagem natural precisa ser composta por 95% de ingredientes naturais e 5% orgânicos em sua formulação. A maioria dessas maquiagens são Cruelty Free, porém, ainda podem conter produtos de origem animal.
  • Já as maquiagens orgânicas são aquelas que devem ser produzidas com 95% dos ingredientes livres de toxinas e agrotóxicos. Esse tipo de maquiagem é geralmente mais nutritiva e não causa dano à pele, assim como a maquiagem vegana.

Conclusão 

A maquiagem vegana além de ser benéfica para a pele, evitando oleosidade e ressecamentos, ainda colabora para a preservação da natureza e da vida dos animais. São muitas as marcas que estão se conscientizando e investindo pesado em maquiagem vegana e produtos de higiene pessoal totalmente ecológicos.

Algumas empresas estão apostando também em embalagens biodegradáveis para tornarem seus produtos ainda mais ecológicos e menos poluentes. Tudo isso tem somado muito ao branding das empresas que estão tendo sucesso com seus produtos ecológicos e influenciando outras a fazerem o mesmo.

Isso não é benéfico somente para o mercado, mas também para o meio ambiente e para a integridade da vida animal.

Skincare para pele oleosa: veja as melhores dicas para cuidar da pele

Skincare para pele oleosa: veja as melhores dicas para cuidar da pele

ler artigo
5 dicas importantes para cuidar dos cabelos em casa

5 dicas importantes para cuidar dos cabelos em casa

ler artigo
Pinceis de maquiagem: os principais tipos que você precisa ter

Pinceis de maquiagem: os principais tipos que você precisa ter

ler artigo

Comente este post!