Ah, Nicholas Sparks… Sempre um grande romance pra aquecer o coração! São romances clichê, sim, e talvez por isso eu não recomendaria ler seus livros em maratona. Porém, são sempre ótimas escolhas pra ler de vez em quando, em meio a outras leituras e outros temas. Suas histórias sempre me deixam inspirada e suspirando alto por vários dias… Principalmente quando, como no caso de O Casamento, ele traz de volta personagens tão queridos de de um dos meus livros preferidos de todos os tempos.

O Casamento
- Autoria:
- Nicholas Sparks
- Autoria:
- Arqueiro
- Autoria:
- 2012
- Autoria:
- 223
O Casamento é contado a partir da perspectiva de Wilson, que é casado há trinta anos com Jane, mas vê seu casamento murchar e andar por maus caminhos há algum tempo. Ele não sabe como tudo chegou a esse ponto, mas sabe muito bem a causa disso: ele mesmo e suas más escolhas e atitudes ao longo dessas três décadas. Dedicado ao trabalho e disposto a dar a melhor vida à esposa e aos três filhos, ele mal teve tempo para ficar com quem mais importava em sua vida: a sua própria família.
Agora com a partida dos filhos, com a casa vazia e silenciosa, Wilson e Jane se tratam como estranhos. As conversas são engessadas, não existe mais clima entre o casal, e ele sente que, se não fizer algo para reconquistar o amor de sua mulher, seu casamento poderá estar por um fio de acabar.
Jane é – ninguém mais, ninguém menos – do que filha de Noah Calhoun e Allie Hamilton, o casal que conquistou o mundo no livro e nas telas de O Diário de uma Paixão (também conhecido como o meu livro favorito de todos os tempos). *-* Allie faleceu há algum tempo devido ao Alzheimer, mas Noah ainda vive no asilo de Creekside, onde o casal decidiu passar os últimos anos de suas vidas.

Noah aparece muito neste livro, tanto para dar conselhos a Wilson, seu genro, quanto para ensinar nós, leitores, que o amor nunca morre. E mais do que isso: as piadas de Noah são sempre muito bem vindas! Eu adorei todos os personagens da história, mas não posso esconder o fato de que Noah pincelou esse romance com seu charme todo especial. 🙂 Com quase 90 anos, nosso romântico incurável ainda adora pregar peças nos outros, e essas gracinhas foram meu momento especial com este livro. Além disso, sua fé inabalável e seu amor (que não enxerga limites entre a vida e a morte) são realmente emocionantes. Eu sentia falta desses personagens, e foi muito bom reeencontrá-los!
Para quem é fã de Noah e Allie, este livro é uma leitura obrigatória, e será um prato cheio de boas recordações. Para quem não leu ou não se tocou tanto assim pela história do casal, não tem problema: O Casamento está recheado de momentos emocionantes, surpresas incríveis (!!!) e reviravoltas inesperadas (sim, este livro tem clichês, mas também tem uma reviravolta inacreditável!). Se eu recomendo? Eu leria de novo! 😀
Igor
Uma coisa chata é que já assisti vários filme do autor, como Diário de uma paixão, A última música e Querido John mas ainda não li nada dele :(, mas vou resolver isso. Amei os filmes, são tão “aww”, admito. Gostaria de um livro dele pra me iniciar, qual você recomenda Gabi?
Gabi Orlandin
Oi Igor! Eu comecei com Diários de uma Paixão e até hoje amo a história, é um dos meus favoritos. Depois dá pra engatar na leitura desse, que é praticamente uma continuação. 🙂
Maiara Albano
Uma coisa que me deixou intrigada, Allie e Noah em diário de uma paixão não morrem juntos? Velhinhos no asilo e tal? Essa parte que me pegou, porque pelo que eu entendi, a Allie morreu e o Noah nesse livro, está vivo..
Gabi
Oi, Maiara!
Faz tanto tempo que li esses livros, que agora tive que fazer uma pesquisa pra te responder!
No livro Diário de uma Paixão, dá a entender que eles morrem juntos, sim. Eles adormecem juntos abraçados, e encerra com a ideia de que “as almas deles partiram juntas”. Não é dito de forma explícita que morrem ali, mas é fortemente implícito que sim, ambos falecem juntos.
Já em “O Casamento”, Nicholas revela que Noah ainda está vivo, morando no mesmo asilo, anos após os acontecimentos do primeiro livro. Isso sugere que não, ele não tenha morrido com a Allie.
Mas você me deixou intrigada ainda assim, hahaha! Não sei, realmente, se eu tinha pego esse detalhe quando fiz a leitura, lá em 2019. Por eu não ter escrito nada na resenha, acredito que não.