O Diário de Suzana para Nicolas é um livro que comprei em 2012, e desde então estava esperando a sua vez na estante. Se eu soubesse que seria tão bom, teria dado uma atenção a ele antes. Fato é que eu não dei muita bola e não tinha muitas expectativas nessa leitura, e esse se revelou um livro maravilhoso, com uma lição incrível e uma história envolvente que vou lembrar para o resto da vida.


O diário de Suzana para Nicolas

O diário de Suzana para Nicolas
James Patterson
Editora Arqueiro, 2011
224 páginas

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

A história começa com Katie, uma mulher da Carolina do Norte que foi morar e fazer carreira como editora de livros em Nova York. Ela namorou Matt durante 11 meses quando, do nada, ele terminou o relacionamento e sumiu. Katie ficou arrasada, sem entender o que aconteceu, e pensando onde foi que se enganou a respeito do agora ex-namorado. Ela nunca se enganava com essas coisas!

Porém, logo ela recebeu um pacote em sua porta. Um diário enviado por Matt e escrito por Suzana, esposa de Matt. Quando estavam juntos, Matt jurou para Katie que ele não era mais casado. E agora isso? O diário foi escrito para Nicolas. Quem é Nicolas? O bilhete de Matt dizia que aquelas páginas podiam mudar tudo, e explicar o término do relacionamento deles. Será que Katie seria mesmo capaz de perdoá-lo?

Ah, gente… que história, que história! Nem sei por onde começar. Como disse antes, comecei a leitura com pouca ou nenhuma expectativa. Talvez o fato de ter lido outros livros de James Patterson, em outros estilos literários, tenham me feito não esperar grande coisa. Fato é que eu não esperava muito da história e ela me arrancou de meu lugar comum e, nossa, eu jamais vou esquecer.

O livro alterna entre a terceira pessoa enquanto estamos acompanhando a vida de Katie, lendo o diário; e em primeira pessoa quando nós mesmos, leitores, podemos ler o diário de Suzana para Nicolas. Os capítulos são bem curtos e objetivos, e é possível ler o livro em apenas um dia – que foi o que eu fiz. Na verdade, acho difícil demorar muito pra ler, pois o livro te fisga logo nas primeiras páginas.

Os personagens são bem construídos e eu gostei particularmente de Katie, que é uma mulher forte, decidida e que corre atrás daquilo que quer. E Nicholas é… incrível! *-*

Recomendo muito que você leia. Talvez você fique de coração partido, talvez você tenha que chorar, soluçar e dar um tempo pra compreender tudo o que acabou de ler. D: Mas no final, vai ficar com o coração cheio de amor e querendo dar mais importância às coisas que são mais importantes pra você. <3 Este é um romance lindíssimo que vai te envolver por completo nas emoções dos personagens. Recomendo muitíssimo! Entrou pra minha lista de favoritos e agora ocupa um lugar privilegiado na estante.

Lições que aprendi com o diário de Suzana para Nicolas

“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.”

“A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.”

“A felicidade é simples assim.”

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS

ESCREVA UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.