Pedro de Camargo – Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…

resenha do livro Eu compro, sim mas a culpa é dos hormônios

Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…
Pedro de Camargo
Editora Novo Conceito, 2013
192 páginas

Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.

Comecei a leitura de “Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…” de uma forma despretensiosa, esperando um livro puramente informativo, cheio de termos técnicos e detalhes de pesquisas sobre hormônios e o comportamento do consumidor. Porém, para minha surpresa, esse livro é tudo isso, sim, mas agrega muitos exemplos divertidos aliado a uma escrita sem nenhum erro e de fácil compreensão, mesmo em meio a tantos termos não muito bem entendidos por mim.

Antes de mais nada, você precisa saber que Pedro de Camargo, além de outras formações e ocupações, é consultor em Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor, o que o permite escrever um livro muito bem fundamentado e baseado em pesquisas feitas em campo, e que dá credibilidade ao assunto. Fiquei impressionada pelo tamanho de informações que Pedro coletou para escrever este livro.

O autor vai contra quem diz que somos serem humanos inteiramente racionais pois, em sua visão, somos em muito irracionais, principalmente no que diz respeito a consumir itens – isso pode ser também jogos de azar, roupas, sapatos e outras compras que nos deem prazer momentâneo. O nosso corpo e cérebro decidem por nós e só somos informados depois, instruídos a agir conforme a sua vontade. É por esse motivo que, muitas vezes, compramos coisas que nem precisávamos e nem temos consciência do por quê. Pedro trata desse assunto em seu livro, e nos ensina como driblar esses anseios, fazendo você comprar de forma mais racional.

“Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios…” é um livro bastante voltado às mulheres, e Pedro se dirige a elas, que são as maiores consumidoras – mas isso não exclui os homens de serem igualmente tentados pelas compras! O livro está baseado no prazer que sentimos ao comprar algum objeto ou serviço que queremos muito, e na repetição deste ato, fazendo-nos gastar repetidamente – e, muitas vezes, nos arrependendo momentos depois. Esse “vício” é devido a uma substância chamada Dopamina, que, nas palavras do autor, é um “agente químico que faz a comunicação entre células nervosas” (pág. 33). Então, de uma forma geral, o livro conta como essa substância age sobre a nossa vontade de comprar, comer ou fazer qualquer coisa repetidamente em prol de um sentimento de felicidade ou realização.

É incrível a quantidade de detalhes que nos induzem à compra! Desde o modo de agir do vendedor, o conforto, o clima, a música, os sentidos, o humor e muito mais! Quando passamos a conhecer todos esses recursos utilizados pelo marketing para fisgar o consumidor e fazê-lo consumir mais, podemos nos tornar mais conscientes do que está acontecendo, e economizar.

“Compre pequenos prazerem em vez de grandes objetos.” Página 28.

Esse guia é essencial para quem gasta demais, mas também para aqueles que não gastam muito, mas querem entender melhor o funcionamento do seu organismo e como ele nos induz a consumir. É um livro essencial, e que nos traz úteis ensinamentos e dicas. E um alívio aos bolsos e à nossa conta bancária!

POSTS RELACIONADOS

20 comentários

  1. Responder

    Gladys Sena

    31.10.2013

    Também não dava muito por esse livro, mas por ser embasado na ciência, fiquei curiosa, bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

  2. Responder

    André

    31.10.2013

    Legal, bem na época em que estou vendo “consumo e consumismo” na escola. Vou procurar saber mais 😀

  3. Responder

    Catarina

    31.10.2013

    Esse livro deve ter sido escrito pensando em mim. Ultimamente ando muito consumista [dead] o que é péssimo, pois já teve momentos em que gastei mais do que ganho. Hoje consigo me controlar um pouco melhor, mas não 100%.
    Esse livro deve ser muito bom, quero comprar pra ver se me ajuda a parar com essa “necessidade” de querer gastar, e restaura minha poupança.
    Beijos

  4. Responder

    Thalita Melo

    31.10.2013

    Eu adoooooooro gastar dinheiro com coisas fúteis. Talvez um dia eu precise desse livro, tipo, quando quase estiver falindo mesmo HUSADUHHUSDHUSDUHDSA

  5. Responder

    Barbara * Sempre charmosas

    31.10.2013

    Que legal esse livro! Fiquei super curiosa para ler!
    [wink]
    Bjs

  6. Responder

    Helloise

    31.10.2013

    Ahh, acho que os hormônios influenciam sim, mas a culpa maior, em muita gente, é da falta de autocontrole, ou seja, um vício psicológico, não químico.

  7. Responder

    Amanda Melanie

    01.11.2013

    Eu gostei bastante da leitura desse livro. Me mostrou várias coisas que me fazem ser uma consumidora compulsiva e no que preciso melhorar para evitar que meu bolso reclame.
    Adorei sua resenha, Gabi. Expôs bem o que o livro proporciona. Parabéns.

    Beijos

  8. Responder

    Solange Antuano

    01.11.2013

    Boa Noite!!
    Ja li a resenho, achei muito interessante, espero ler em breve!!
    Bjus

  9. Responder

    ellen nunes

    01.11.2013

    coloquei na minha lista de livros que quero !!

  10. Responder

    Mayara Mendes

    01.11.2013

    Infelizmente nem sempre compramos algo conscientes de nossas necessidades, na maioria das situações é por simples desejo de compra. Gostei bastante da resenha, e principalmente da análise feita pelo autor.

  11. Responder

    Karla Araujo

    02.11.2013

    Interessante, não tinha ouvido falar ainda, mas agora definitivamente comprarei!! *-*

  12. Responder

    Bianca Remohi

    02.11.2013

    Me pareceu um livro muito interessante! Muitas pessoas são looooucas por compra, principalmente as mulheres, e é muito interessante um livro que explique de uma forma legal o pq gostamos tanto disso! haudhdaudahuad , ainda mais escrito por um cara experiente. adoraria ler!

    Beijão, ótima resenha 😀

  13. Responder

    beatriz c. ♡ (@aproveite_o_dia)

    03.11.2013

    Sua resenha está de parabéns Gabi. Eu ainda não tinha visto nenhum sobre o livro e gostei de saber do que se trata. É um livro que eu não tenho muita vontade de ler, mas acho esse assunto bem interessante. Eu não compro muito, mas as coisas que eu gosto é meio sem utilidade. Compro DVD, livros e algumas minuaturas de anime e meu pai sempre fala: para de gastar dinheiro com coisa atoa”. Tirando livros, o resto é meio atoa mesmo mas a culpa não é minha. É dos hormônios! u_u UASHAUSH

    Beijos!

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      03.11.2013

      HAHAHA! Sim, a culpa não é sua, é dos hormônios! xD

  14. Responder

    Giovanna Oliveira

    03.11.2013

    Gostei muito da resenha e me interessei pelo livro, mesmo não sendo tão consumista assim (só com livros haha). Fiquei bem curiosa pra ler 🙂

  15. Responder

    Thais yurie morimoto

    10.11.2013

    Este livro tem muito a ver comigo! Adoro comprar, apesar de muitas vezes não poder. Este livro já entrou pra minha lista de desejados!

  16. Responder

    Carolina Scopel

    12.11.2013

    Comprar vicia qualquer uma, né? Eu, por exemplo, sou muito consumista de livro hahahaha [heart]

  17. Responder

    Mirelle

    14.11.2013

    Gabi, que resenha fantástica. Desde que conheci o autor na Bienal do RJ fiquei super afim de ler o livro. Ele é tão engraçado, expansivo e atencioso que imaginei que a leitura fosse ser realmente boa.. mas pelo visto ela é ainda melhor, pois não imaginava que fosse ter tantos detalhes técnicos interessantes e instrutivos. Valeu pela dica flor. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  18. Responder

    Dudinha

    16.11.2013

    Ao ver esse livro pensei a mesma coisa que você.

    Olha, eu já li Por Que Os Homens Fazer Sexo e As Mulheres Fazem Amor, que também tem esse gênero informativo/científico/estatística e tal, e eu até gostei, aprendi um bocado… mas não é sempre que estou com disposição para ler esse tipo de narrativa… tem que ser situações extraordinárias. ^.^

    Contudo, depois de ler sua resenha, percebi que tenho que presentear meu namorado, urgentemente, com esse livro! hahaha #ConsumidorCompulsivo

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      16.11.2013

      Seu namorado é consumidor compulsivo? Hehe! Esse livro pode mesmo ser útil. Só que o autor “fala” mais para “elas”, então pode ser que seu namorado ache estranho, mas as dicas valem tanto para homens quanto para mulheres 😉
      Beijos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.