
Editora Pandorga, 2013
232 páginas

Inspirado em fatos reais e baseado em uma das palestras motivacionais mais aplaudidas do Brasil, este livro conta a história de cinco exploradores que entram em uma caverna com o objetivo de conhecer uma das mais belas galerias de estalactites do mundo. Em pouco tempo percebem que estão perdidos. Sem que ninguém saiba que estão ali, com pouca iluminação e comida, a única alternativa é achar o caminho de volta. Em um thriller eletrizante e cheio de surpresas, os integrantes do grupo começam a perceber que aquela aventura os levará para muito além da saída da caverna, em uma viagem para dentro de si mesmos, a qual trará preciosos insights para nossa vida pessoal e profissional. Um livro diferente, emocionante e inspirador, que nos fará descobrir que cada um tem uma “caverna” dentro de si.
“Pra Valer” foi, para mim, um livro diferente e que marcou de uma forma muito positiva. Não esperava o que recebi dele, e a minha surpresa ao perceber uma leitura leve e agradável foi o que me inspirou a continuar. Mauricio é palestrante motivador e escreveu este livro a partir de uma de suas palestras. Aquele momento “
Este não é apenas um livro motivacional ou de autoajuda: em primeiro plano, o autor conta a história, baseada em fatos reais, de cinco amigos que resolvem, sem ninguém saber, adentrar uma caverna e ir além da faixa permitida para visitantes. Eles são todos adultos, um deles é espeleólogo (que estuda cavernas), outro é craque em esportes radicais. Eles usam marcações pelo caminho por onde passam, para que possam achar o caminho de volta. Não tem como se perderem, certo? Errado.
As cavernas são enganosas, pois se você faz o mesmo caminho ao contrário, lhe parece que você nunca passou por ali, segundo o autor. Por isso, por um pequeno erro, eles se perdem na vontade de adentrar cada vez mais a caverna, e acabam enfrentando perigos reais de estarem em um verdadeiro labirinto, sem que ninguém saiba onde estão e com poucas provisões de água, comida e lanternas. Como proceder? É preciso fazer uso de estratégias, além de trabalhar em equipe, saber motivar uns aos outros e permanecer sãos.
“Não se preocupe com o que não está ao seu alcance ou fora do seu poder de decisão. Apenas faça a sua parte, tome atitudes, ouse agir e não passe uma vida inteira preocupado com os problemas que você deixou para amanhã.” Página 61.
No final de quase todos os capítulos, Mauricio faz reflexões sobre o que os amigos passaram e como agiram – ou deveriam agir – para resolver alguma discussão de modo a ainda manter o foco: sair da caverna. O mais bacana é que, com o tempo, nós já conseguimos perceber, antes da reflexão do autor, onde estão os gestos e decisões que foram imprescindíveis para determinadas situações. Começamos a perceber o que tem de ser feito e, no fim do capítulo, temos a chance de refletir um pouco mais sobre isso, usando deste momento fictício como exemplo a ser usado na nossa própria vida, fazendo-nos perceber como estamos lidando com as nossas situações difíceis ou “Pra Valer“.
Algumas das partes mais bonitas, para mim, foi quando o autor falou sobre
“Ao transferir sua felicidade para o futuro ou para as mãos de outras pessoas, não percebemos que a felicidade já está aqui, dentro de nós mesmos.” Página 26.
Inseri essa realidade na minha vida e percebi como muitas coisas ainda precisam ser mudadas e melhoradas. Este livro, então, é uma ótima oportunidade para quem gosta de aventura, pois a história fictícia que o autor escreveu nos deixa mesmo com medo, ansiosos e torcendo pelos personagens, mas também para os leitores que gostam de refletir, tirando da leitura aprendizados que poderão ser inseridos em atitudes do cotidiano e levados para o resto da vida.
“[…] ao falarmos coisas positivas, o mundo nos devolve energia positiva.” Página 160.
Juliana
Gostei bastante da história do livro, mas não sou fã desse estilo. Tem um filme que parece com essa história, é de terror, que 5 amigas se perdem numa caverna e tem uns monstrinhos lá dentro, o filme é massa
Beijos!
Mirelle
Engraçado que esse livro me lembrou muito o mito dos exploradores da caverna de platão. Diferente e interessante. Valeu a dica. Beijos, Mi
http://www.recantodami.com
Ana Beatriz
Eu nunca li um livro desse gênero, mas acho que podia curtir ele por ter todo um enredo e uma história envolvidos. E me pareceu bem intrigante pelo que você gostou. Aliás, adorei a resenha, muito boa
Babi Lorentz
Achei interessante o fato de ele inserir uma história num livro de autoajuda. No fundo, ele o é, certo? Mesmo que use a história para fazer com que o leitor pense. Parece ser um bom livro e se eu o tivesse em mãos, daria uma chance.
Beijos.
Carolina
Quando li o titulo do livro eu imediatamente assumi que era de auto ajuda, então me surpreendi MUITO com a sinopse e a sua resenha.
Fiquei bem interessada nessa leitura.
Beijão
Sun Rises Here
Sandra
Gabi, que livro interessante!
Fiquei curiosa sobre ele, por conta da história na caverna.
Se tiver a oportunidade, quero ler.
Beijo grande!