Resenhas de livros

Resenhas de filmes

Lifestyle

Nicholas Sparks – Um porto seguro

Apesar de ter lido diversos livros de Nicholas Sparks, ainda me deparo com a dificuldade de escrever algo sobre suas histórias após findar a leitura. “Um Porto Seguro” é mais uma daquelas histórias do “estilo Nicholas“, mas senti que este romance tem um toque mais maduro. Além da já conhecida história clichê-que-todos-amam do autor, há algo nessa nova história que encanta de uma forma diferente. Neste livro, o autor volta a provar que seu sucesso não é em vão, superando as minhas expectativas.

Um porto seguro

 

Autoria:
Nicholas Sparks

Editora:
Novo Conceito

Lançamento:
2012

Páginas (nº):
416
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Logo nas primeiras páginas, conhecemos Katie, que acabou de se mudar para Southport, uma pequena cidade na Carolina do Norte, a fim de fugir de um segredo de seu passado – segredo este que o autor revela aos poucos ao leitor, fazendo com que o quebra-cabeças seja construído de forma a se encaixar com o presente. Seu objetivo é viver uma vida tranquila, escondendo-se em uma pequena casa quase abandoada e trabalhando como garçonete, com o objetivo de que ninguém saiba de sua existência. Mas em um lugar pequena, não é possível manter sua vida em sigilo por muito tempo, ainda mais quando conhece pessoas que, de alguma forma, poderão a ajudar a contar sua história traumática e transpor estes obstáculos. Em especial, uma pessoa que a faz questionar sobre a capacidade de amar e ser amada mais uma vez.

Este não é meu livro preferido do autor, mas merece cinco estrelas por todo o desenrolar bem construído da história (como sempre, Nicholas!) e pela trama do final, que me deixou querendo arrancar os cabelos de ansiedade (de novo: como sempre!). Além do mais, a história é belíssima e mistura diversos assuntos e temas em um mesmo romance. Se Nicholas queria fazer suspense, ele conseguiu, mais uma vez, e como sempre.

Este é, por fim e sem querer revelar muito sobre o enredo e o desenrolar da história, um romance mais adulto ao meu ver, que narra a história de duas pessoas que perderam, que sofreram e ainda lutam para superar as tristezas e ter uma nova chance de ser feliz, mesmo em meio ao medo de que o passado volte à tona e destrua qualquer vislumbre de liberdade. Não é fácil superar traumas, obstáculos e medos que deixam Katie literalmente desesperada, mas é possível, com amor. No final das contas, “Um Porto Seguro” é, assim como todos os outros de Sparks, um romance lindo, que inspira e merece ser lido.

Comente este post!

  • Juliana ribeiro

    Achei fofa demais a história! Estou precisando ler algo do gênero e algo de Sparks, já que nunca li xD

    Beijos!

    responder
  • Larissa Rocha

    Achei a história muito linda *-* Pensava que era algo diferente, mas a resenha me esclareceu demais sobre o livro! Parabéns pela resenha e pelo blog :)) bjs

    responder
    • Gabi Orlandin

      Obrigada pelo carinho, Larissa! E que bom que a resenha te esclareceu sobre a história do livro, espero que a leitura corresponda às expectativas! ;)
      Bjos.

      responder
  • Fabiana Strehlow

    Oi, Gabi!
    Sempre relutei em ler livros do Nicholas Sparks, até o dia em que fiz uma leitura voraz de “O Guardião”.
    Sabe, fico encantada com a forma que ele usa para prender os leitores.
    E vejo que Porto Seguro é mais uma dessas belas histórias que vai além das expectativas.
    Eu quero ler!

    Beijos!

    responder
    • Gabi Orlandin

      Eu nunca li “O Guardião”, porque depois que a Sextante comprou os direitos dos livros dele, eu me perdi nos lançamentos. Vou ter que me atualizar em breve, haha! Porto Seguro é lindo, acho que você iria gostar ;)
      Beijo.

      responder
  • Luiza

    Ah Gaby..
    Eu sempre falo que tenho um certo trauma com Sparks, rs..
    Mas foi um trauma com “O Milagre”, sabe?
    Eu amei “Querido John” e quero muito poder ler outro livro do autor.

    Esta estória parece ser linda.
    E fiquei curiosa: qual seu livro favorito do autor?!

    Beijinhos

    responder
    • Gabi Orlandin

      “O Milagre” não é um dos livros mais legais que li do autor… achei até meia boca, sabe? Essa história é linda mesmo.
      O meu favorito do Sparks é “Diários de uma paixão”. Chorei taaanto com ele e, apesar de ter lido tantos livros lindos do autor depois, ainda sou apaixonada por esse, dos mais antigos, hehe!
      Beijos.

      responder
  • Ateliê Mimo´s da Li

    Amo romance… e apos a resenha com certeza ele vai entrar na minha lista a ser lido.

    responder
  • Débora V.

    Ei, Gabi, tudo bem?
    Gosto bastante dos livros do Nicholas Sparks, mas li apenas alguns ainda. Achei sua resenha ótima, e me interessei bastante pela história, principalmente pelo fato de ter suspense, acho que assim deixa o livro melhor, ainda mais sendo em um romance. Quero ler, haha. [love] Beijos!

    responder
  • Magiasbook

    Um livro com certeza com uma linda história.
    Participando.

    responder
  • Thalita Melo

    Eu só li dois livros do Nicholas Sparks e gostei bastante, e pela sua resenha esse tbm deve ser mto bom!
    Participando, bjs!

    responder
  • Adriana Balreira

    Acreditas que nunca li nada do Nicholas Sparks!!! Fico achando que sou uma extraterrestre…rsrs… E adoraria ler esse, já que é para um público mais maduro. E saber que todos estão atrás de um amor tipo porto seguro…é tudo que também busco! A capa sempre linda dos livros dele. Adorei.
    Beijos
    Adriana

    responder
  • Jamimmy

    Vi o filme e achei lindo. Quero muito ler. [heart] [heart]

    responder
  • Ingrid

    O que acontece quando eu cumpro as regras obrigatórias?

    responder
    • Gabi Orlandin

      Quando você faz as regras obrigatórias, que neste caso é curtir o Fluffy e a Novo Conceito no Facebook, abrem mais opções pra você fazer, como por exemplo, seguir no Twitter. As regras opcionais não precisam ser feitas, mas te dão mais pontos no sorteio ;)

      responder
      • Ingrid

        Mesmo quando faço login com o e-mail?

        responder
        • Gabi Orlandin

          Entrar no formulário com o Facebook ou o e-mail não tem diferença, pode ser tanto um quanto outro. Só tem que ter Facebook pra curtir as duas fanpages e validar as entradas obrigatórias – e só então abrem as opcionais.

          responder
  • Lara Andrade

    Esse foi um dos romances que mais gostei do Nicholas Sparks.
    Apesar de hoje ter uma certa resistência com os livros dele, Um Porto Seguro me cativou bastante por ser mais maduro e realista. Gostei muito da Katie e da sua personalidade reservada e fofa até; e também do Alex que é um viúvo muito lindo, gentil e me apaixonei por ele assim que aparecer rsrsrs A aura de mistério que envolve o enredo é muito boa e me fez ficar ainda mais envolvida com a história. E o que dizer da psicopatia de um certo personagem? Realmente adorei tudo e até mesmo o desfecho da obra que foi algo inesperado e “certo” também.

    responder
    • Gabi Orlandin

      Muito bom saber que você teve a mesma sensação que eu ao ler o livro: que é uma história mais madura e realista. Também adorei esse “certo personagem”, e fiquei sem ar ao saber de quem se tratava! Até hoje me arrepio toda em lembrar, que incrível foi!
      Obrigada pelo comentário :)
      Boa semana!

      responder
  • Roberta Ferreira

    Oi Gabi, parabéns pela resenha! Fiquei bem curiosa com o livro depois de lê-la, mas tenho uma relação de amor/ódio com o autor e preciso me controlar para não sair lendo todos os livros dele o tempo todo. Mas dar uma misturada entre as leituras e incluir um livro do Nicolas é sempre bem vindo. [love]

    Beijos, Rob
    estantedarob.blogspot.com

    responder
    • Gabi Orlandin

      É verdade, Rob! Ler vários livros dele, um após o outro, pode se tornar cansativo, mas é legal incluir essas histórias entre outras leituras :)
      Beijos.

      responder
  • Luiza Ferreira Gomes

    Participando
    bjos
    nome no formulário: Luuh Ferreira

    responder
  • Regilene Dias

    A história me pareceu interessante. Eu comecei a ver o filme, mas não terminei, gostaria de ler o livro primeiro antes de assistir o filme todo.

    responder
  • Tâmara Moya

    Oi Gabi
    Uma história doce na medida certa, com uma dose de suspense, e é claro muitas lágrimas. Acredito que seja impossível ler algo que Nicholas tenha escrito, sem que seja necessária uma caixa de lenços do lado (risos). Nicholas consegue fazer com que qualquer história que possamos achar que já tá tão chata, se torne a coisa mais empolgante e viciante já vista.
    Bjus

    responder
    • Gabi Orlandin

      Exatamente isso! Nicholas consegue pegar uma história extremamente clichê e transformá-la em uma história encantadora. É por isso que adoro esse autor <3
      Beijos.

      responder
  • Milena Soares

    Gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, achei a história linda, estou doida pra ler esse livro!

    responder
  • Amanda Valverde

    Comecei a ler o livro da minha amiga e quero terminar logo. O livro parece ser tão amorzinho!

    responder
  • Mari Mourão

    minha amiga ja tinha falado sobre esse livro comigo e da forma que ela falou ele parece ser perfeito, e lendo sua resenha apenas estou confirmando isso, os livros do Sparks sempre são perfeitos e esse não sera de ser diferente !

    responder
  • JOicyellen sabrina

    Participando o/

    responder
  • giovanna territsen

    participando!!!!!!!!

    responder
  • Victória santana

    Quero muito ler esse livro, apesar de muitas vezes achar que Nicolas Sparks escreve seus livros de forma muito semelhante. Parabéns pela resenha, me deixou mais animada para lê-lo!

    responder
  • Alef Caue

    Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: http://www.umcontainer.com

    responder
    • Gabi Orlandin

      Oi, Alef!
      Livros do Nicholas são, pra mim, sempre muito bons de ler! Apesar de serem clichês (em sua maioria), as histórias cativam <3
      Muito obrigada pelo comentário!
      Abraços.

      responder