Moda

Beleza

Bem-estar

Skincare para pele oleosa: veja as melhores dicas para cuidar da pele

Você conhece uma boa rotina de skincare para pele oleosa? A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de atenção especial quanto a sua aparência. É importante lembrar, porém, que diferentes pessoas possuem diferentes tipos de pele. Nesse sentido, exigem cuidados diferentes. Um deles é a rotina de skincare para pele oleosa.

Existem alguns fatores que motivam a pele oleosa. Normalmente, o órgão fica com essa característica por conta do excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Como resultado, espinhas e cravos costumam aparecer, prejudicando a estética.

Entretanto, a skincare para pele oleosa pode ajudar a minimizar o evento do sebo excessivo. Dessa maneira, você controlará melhor a aparência da própria pele. E poderá evitar, ainda, que espinhas e cravos se multipliquem em seu rosto.

Você pode fazê-la em uma clínica de estética especializada. Porém, se passar por um dermatologista de confiança, poderá adquirir alguns produtos e cuidar da pele em casa. 

Com cuidados diários, dificilmente você terá novos problemas com a pele oleosa. Veja mais!


Como criar uma rotina de skincare para pele oleosa?

skincare para pele oleosa

Se você soube identificar que a sua pele é oleosa, já é meio caminho andado! É impossível criar uma rotina de skincare sem ter conhecimento do tipo de pele que você tem. Então, identificando isso, você já tem um norte para comprar os seus produtos.

No mercado, atualmente, você encontra inúmeros produtos que ajudam a controlar a oleosidade da pele. Nesse sentido, você encontrará cremes que auxiliam a manter os poros fechados e diminuem a acne.

Entretanto, lembre-se: não adianta usar os produtos somente uma vez. É importante usá-los todos os dias, seguindo uma rotina de skincare para pele oleosa. Com o tempo e a constância, os resultados certamente aparecerão.

Além disso, lembre-se de adquirir produtos que vão te ajudar a limpar, hidratar e proteger a pele. Esses passos são inegociáveis em uma rotina de skincare bem feita. Não se esqueça disso!


Saiba o que deve estar presente em uma rotina de skincare pele oleosa

Como dissemos, existem produtos inegociáveis em uma rotina de skincare para pele oleosa. Isso se deve ao fato de que a pele, independentemente do tipo, deve ser limpa, hidratada e protegida contra fatores externos.

Porém, para pele oleosa, existem algumas regras: você deve optar, sempre, por produtos que não entopem os poros e, também, com texturas mais refrescantes. Isso vai te ajudar a melhorar a aparência da sua pele e ter bons resultados a curto e longo prazo. 

Lembrando, sempre, da ordem correta para utilização dos produtos: limpador facial, água micelar, esfoliante, tônico, hidratante e protetor solar. Anotou esse pequeno “passo a passo”? Então, vamos lá.

Abaixo, confira o que deve estar presente em uma rotina de skincare de pessoas que possuem a pele oleosa. Utilize esse guia para ir às compras e adquirir tudo que você precisa para ter uma pele mais saudável e viscosa.

Ingredientes para pele oleosa

Quando for escolher os produtos para fazer a skincare, lembre-se de optar por ingredientes próprios para pele oleosa. Basicamente, são eles: ácido salicílico, niacinamida, argila, extrato de hamamélis e ácido hialurônico.

Ácido salicílico: derivado naturalmente da salacina, da casca do salgueiro, é uma substância anti-inflamatória. Esse composto pertence à categoria do beta-hidroxiácido (BHA), potente e versátil, o que é incrível para quem procura um produto para cuidar melhor da pele com tendência acneica;

Niacinamida: vitamina solúvel em água, também conhecida como nicotinamida ou vitamina B3. É um produto incrível, principalmente quando o assunto é hidratação, pois aumenta a síntese de ceramidas naturais na pele;

Argila: sempre vem como uma boa companheira nos cuidados com a pele oleosa. Frequentemente encontrado em máscaras faciais, esse ingrediente ajuda a absorver a oleosidade, reduzindo o brilho indesejado;

Extrato de hamamélis: adstringente natural devido à presença de taninos em sua composição. Além disso, a hamamélis contém poderosos compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico, que ajudam a prevenir e reduzir a inflamação;

Ácido hialurônico: possui baixo peso molecular, atuando nas camadas profundas da derme estimulada, prevenindo o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento. Além disso, eles podem ser usados ​​para equilibrar a pele após a aplicação de adstringentes ou produtos ácidos que podem ressecar a pele, mesmo a oleosa.

Tônicos 

Todos sabemos que os tônicos são aliados dos cuidados com a pele oleosa. Geralmente são adstringentes e ajudam a controlar a oleosidade da pele. É um produto que limpa os poros e remove o excesso de sebo.

Nesse sentido, também renova a pele todos os dias, controlando a oleosidade enquanto hidrata e minimiza poros dilatados, reduz cravos e acne. E o mais importante, suaviza marcas de acne, acalma e tem efeito anti-inflamatório.

Hidratantes 

Escolha hidratantes específicos para peles oleosas, não comedogênicos e de textura leve, como gel, e adicione ácido hialurônico às suas fórmulas. Assim, a sensação de refrescância e hidratação será intensa.

É importante hidratar porque a pele oleosa nem sempre apresenta sintomas tão óbvios e extremos, como descamação, quando está desidratada. Por isso, as pessoas com pele oleosa precisam estar mais atentas a outros sinais mais sutis, como falta de viço.


Veja como deve ser a rotina de skincare

skincare para pele oleosa

Como mencionamos anteriormente, existe uma rotina de skincare que deve ser seguida. Ela sempre começa com a limpeza da pele e estende-se com cuidados que devem ser tomados de manhã e, também, de noite.

Limpeza da pele

Como você já sabe, comece o dia com a limpeza de pele. Dê preferência para a utilização de sabonetes faciais próprios para a pele oleosa, que diminuirão o excesso de sebo e te ajudarão a ter uma pele mais sequinha.

Além disso, é importante, logo após fazer a limpeza da pele, secá-la suavemente. Muitas vezes, ao esfregar a toalha no rosto, você pode estar levando bactérias ou “irritando” a pele da face, o que não é interessante.

Cuidados pela manhã 

Ingredientes ativos como a vitamina C são muito bem-vindos pela manhã. Isso porque, a vitamina C serve à pele, além de sua proteção solar reforçada, um ótimo complemento para sua rotina de tratamento de pele oleosa. 

Se estiver usando ácido para tratamento, certifique-se de que a fórmula não seja fotossensibilizante e possa ser usada durante o dia. Mas nunca esqueça o protetor solar.

Cuidados noturnos

Normalmente, máscaras e texturas mais hidratantes, como óleos, são usadas durante a noite. Ácidos também, principalmente porque a maioria deles não podem ser usados durante os períodos de exposição solar.

Então, antes de passar os produtos, faça novamente a limpeza de pele e aplique-os, lembrando de limpar a pele na manhã seguinte, também. Dessa forma, você terá mais segurança no uso dos seus produtos de skincare para pele oleosa.


Veja dicas para evitar a oleosidade da pele

  • Lave o rosto com sabonete apropriado, no mínimo, 3 vezes por dia;
  • Aplique um produto hidratante após a limpeza de pele;
  • Não deixe de retirar toda a maquiagem antes de dormir;
  • Tenha uma alimentação saudável, dando preferência para frutas e verduras e descartando, aos poucos, produtos que são mais oleosos;
  • Durma, ao menos, 8 horas por dia.

Conclusão 

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina de skincare para pele oleosa, é hora de adquirir os produtos citados neste post. Quanto antes você começar a cuidar da própria pele, melhores serão os resultados.

Maquiagem vegana: o que é, quais os benefícios e quais marcas trabalham com esse produto

Maquiagem vegana: o que é, quais os benefícios e quais marcas trabalham com esse produto

ler artigo
5 dicas importantes para cuidar dos cabelos em casa

5 dicas importantes para cuidar dos cabelos em casa

ler artigo
Pinceis de maquiagem: os principais tipos que você precisa ter

Pinceis de maquiagem: os principais tipos que você precisa ter

ler artigo

Comente este post!