Este foi um ano de poucas leituras. 2020 veio com diversos desafios e dificuldades, e eu tive que me dedicar inteiramente para superar todos os obstáculos. Não me arrependo, pois fiz o que tinha que ser feito, e posso dizer que finalizo esse ano histórico com um sorriso no rosto. Estou com o coração tranquilo de quem deu tudo o que tinha que dar para crescer, se desenvolver e aprender com o que aconteceu.

Por esse motivo, as leituras ficaram de lado. Li 10 livros o ano inteiro, o que é pouco para a minha média anual. Mas como disse, não me arrependo. E mesmo dentre poucos livros, sempre há leituras incríveis, inesquecíveis e que mexeram comigo de alguma forma. Esse é meu TOP 3 de leituras de 2020.

retrospectiva 2020 livros

Trecho de “Um carinho na alma”

Um carinho na Alma, de Bráulio Bessa

Eu conhecia Bráulio Bessa pelos vídeos recebidos no WhatsApp, pelos textos no Instagram e por aí. Mas nunca tinha lido um livro dele. Em uma promoção da Amazon eu encontrei o “Um carinho na alma”, e comecei a ler imediatamente.

O título tem tudo a ver com o que o livro oferece: é um carinho na alma, um acalento ao coração. É aquele tipo de leitura que coloca um sorriso no rosto. Leve, tranquila… quando percebe, já acabou!

Hoje em dia, quando recebo um vídeo dele no WhatsApp, eu dou mais atenção e até encaminho para os contatos mais próximos. Me inspirei em vários trechos do livro, e espero me deparar com outras obras do autor em breve.


retrospectiva 2020 livros

Trecho de “Roube como um artista”

Roube como um Artista, de Austin Kleon

Minha professora da pós tinha recomendado esse livro no finalzinho do ano passado. De cara, confesso que não achei grande coisa, e demorei alguns meses para dar uma chance ao livro. E não é que ela estava certa?

Roube como um artista é um livro que fala sobre criatividade de uma forma totalmente não convencional. A visão do autor nos faz pensar fora da zona de conforto. Eu perdi a conta de quantos trechos grifei, e quantos levei pra vida.

O autor tem outros livros da mesma temática, como Siga em frente e Mostre seu trabalho, que eu definitivamente vou adicionar à lista de próximas leituras.


retrospectiva 2020 livros

Primeiro livro da trilogia “Fronteiras do Universo”

A Bússola de Ouro, de Phillip Pullman

A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo. Os três livros moram na minha estante há muito tempo, mas só no final do ano eu resolvi que tinha chegado a hora dessa leitura.

E que grata surpresa! Já sabia que encontraria ali uma história incrível, mas não estava preparada pra me viciar tanto no universo de Phillip Pullman. O autor criou um verdadeiro universo em torno da personagem, e temos um prato cheio de fantasia. Mas não daquele tipo de fantasia que enjoa, que soa falso. A fantasia dessa história parece real, de tão bem embasada e construída.

Finalizo o ano de 2020 entrando na leitura do último livro da trilogia, e já tem post dos dois primeiros aqui no blog. Leia as resenhas de A Bússola de Ouro e A Faca Sutil.


Esse é meu TOP 3 de leituras de 2020. Espero que seu ano tenha rendido leituras incríveis também.

Conta pra mim os seus favoritos nos comentários!

POSTS RELACIONADOS

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.