A luneta âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, criada por Phillip Pullman, que teve seu primeiro livro publicado no ano de 2015. O primeiro livro, A Bússola de Ouro, foi adaptado para o cinema em 2007, e venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais no ano seguinte. Já em novembro de 2019, a HBO lançou a série de TV da trilogia, chamada His Dark Materials, que atualmente está em sua segunda temporada.

Essa resenha será curta e bem genérica, sem (grandes) spoilers dos dois livros anteriores. Escreverei somente uma opinião sobre o desfecho e a trilogia, de forma geral. Se você tem interesse em conhecer os livros anteriores, é só ler as resenhas do primeiro e segundo livro aqui no blog.

Quer saber mais sobre essa história? Continue lendo a resenha, e confira os trailers do filme e da série no final do post!


A bússola de ouro luneta âmbar resenha livro

A luneta âmbar
Trilogia Fronteiras do Universo #3
Philip Pullman
Editora Objetiva, 2007
526 páginas

Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a única arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas como pode cumprir a promessa quando Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida?

No primeiro livro, conhecemos Lyra, a criança órfã moradora de uma universidade que é protagonista dessa história. A sua extrema (e descabida) curiosidade em relação a assuntos alheios a levou em uma aventura até o Polo Norte, em busca de resgatar seus amigos e desvendar mistérios antiquíssimos. No segundo livro, conhecemos Will, um garoto comum de Londres que, de um dia para o outro, entra em um mundo paralelo e se descobre portador de algo tão poderoso quanto perigoso.

A catástrofe que fez abrir os mundos mudou o curso da natureza. Rios transbordaram, gelos estão derretendo, os ventos estão mudando de direção. Todos os cantos do mundo estão se alterando de formas muito estranhas. Will e Lyra, sem querer e sem qualquer planejamento, se tornam verdadeiros aliados na luta do bem contra o mal, e precisam enfrentar todos os tipos de criaturas, mistérios e obstáculos para salvar o mundo daquilo que poderá ser o fim de toda a vida humana.

a bússola de ouro luneta âmbar livro resenha

É quase impossível descrever o brilhantismo da escrita e da história de Philip Pullman. Um verdadeiro universo de magia, encantamento, ruínas, seres mágicos, mistérios guardados a sete chaves, segredos que poderão destruir ou salvar gerações e, por fim, dois personagens que – literalmente – desbravam o céu e o inferno para libertar o mundo do desastre que o acometeu.

É verdade que a escrita pode ficar cansativa algumas vezes. Isso se dá por ser rica em detalhes, conversações e explicações que, por vezes, são difíceis de compreender. A trama tem todos os tipos de desdobramentos e entroncamentos, que muitas vezes é difícil acompanhar, ou lembrar todos os detalhes. Demorei três meses para terminar a leitura da trama – existem outros motivos alheios para a demora, também! – mas nada poderia tirar o brilho dessa obra – e de todos os três livros que compõem a trilogia.

É uma história de fantasia que, de tão intensa, tão densa de detalhes, torna-se real dentro de nossas mentes.

Quase queremos cortar um pedaço do ar para espiar se há outros mundos por trás. Dá uma vontadezinha de forçar o olhar à exaustão para ver se conseguimos enxergar um dimon à espreita logo ali, nos observando. Queremos olhar para o céu e enxergar aquele brilho dourado tão lindo que é o Pó, esvoaçando com o vento e mantendo tudo sereno, nos eixos, e em paz.

a bússola de ouro luneta âmbar livro resenha

a bússola de ouro luneta âmbar livro resenha

Se você tiver vontade de conhecer uma história que o leve a outros mundos, a trilogia Fronteiras do Universo pode ser uma ótima escolha. Mesmo tendo finalizado a leitura de A Luneta Âmbar, a vida de Lyra e de Will, e seus destinos, ainda ressoa dentro da cabeça, querendo saber mais e mais do que pode ter acontecido no futuro.

O final não deixa a desejar. Apesar de não ser perfeito, não poderia ter sido construído de outra forma. Um grand finale para uma série que nunca teve pontos baixos. Uma história excepcional do começo ao fim, de tirar o fôlego, e de levar o leitor a outros universos, literalmente.

Trailer do filme: A Bússola de Ouro

Trailer da primeira temporada da série His Dark Materials

Você pode assistir o filme e ver mais informações pelo streaming da HBO Brasil. A série também está disponível aqui.

POSTS RELACIONADOS

1 comentário

  1. Responder

    Cássia

    18/04/2021

    Oi, Gabi! Tudo bem?
    Eu assisti ‘A bússola de ouro’ já faz um tempo, então não me lembro muito bem de detalhes a respeito da história, e realmente não sabia que tinha uma série baseada nessa trilogia.

    Desde quando descobri que ‘a bússola de ouro’ fazia parte de uma trilogia de livros, eu fiquei com uma vontade de realizar a leitura da obra, principalmente porque ela deve ser muito mais rica em detalhes do que o filme.

    Gostei do seu post sobre ‘A luneta ambar’, principalmente porque você instigou minha curiosidade a respeito da trilogia como um todo. Será se vou correr pro site da Amazon e pesquisar o preço dos livros? ahahhaha

    Beijos,
    Cássia
    http://www.procurei-em-sonhos.com

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.