Parece simples pensar em qualidade de vida com tantos blogs e páginas falando de vida saudável, dietas da moda, crossfit e yoga. Ser simples não significa ser fácil: com a vida corrida, o excesso de informações acaba se tornando um problema e uma das necessidades torna-se o “detox tecnológico” após as tarefas do dia-a-dia.

Seja como for, entrar em forma por si já é uma frase complicada. Que forma é essa? O que esperamos alcançar quando chegamos perto do que acreditamos ser a forma ideal? Existe isso? “Forma ideal” é sinônimo de saúde?

Com todas essas perguntas e nossa necessidade de nos mantermos saudáveis, mais do que trabalhar nossa imagem é importante viver melhor enquanto respeitamos nossa essência. Pensando nisso, segue um resumo prático sobre o que podemos fazer, além de tomar vitaminas essenciais ao nosso organismo para viver melhor.

Um sono adequado

Não é para dormir como se não houvesse amanhã, :,D mas manter uma rotina equilibrada na qual se vai para a cama mais ou menos no mesmo horário e cumpram-se as horas necessárias para o repouso. Nem todo organismo precisa das famosas oito horas diárias: uns mais, outros menos. De toda forma, é importante entender o próprio corpo e respeitá-lo. Dormir bem garante o bom funcionamento de várias atividades metabólicas de seu corpo quando ele está acordado.

Beber água e hidratação

Aliás, é o trio completo: beber água, dormir e tomar sol. Somos como plantas, apenas um pouco mais complicados, diria uma antiga brincadeira. Então, a hidratação faz com que eliminemos toxinas e que possamos reequilibrar os sistemas pelos quais somos compostos. O sol, quase como na fotossíntese vegetal, nos faz catalisar parte dos nutrientes que adquirimos, sem falar no estímulo natural à produção de vitamina D.

qualidade de vida

Exercícios e boa alimentação

Aqui é onde o óbvio se confunde com o fácil. Temos que mostrar disciplina e perseverança para atingir os objetivos. A boa alimentação e os exercícios físicos são práticas para a vida todos os dias, não apenas para aqueles momentos de dieta em que se quer atingir uma forma em tempo recorde. Não é à toa o próprio termo ‘dieta’ vem sendo substituído por ‘reeducação alimentar’ e há um enorme número de programas e profissionais que auxiliam nessa transformação e manutenção da qualidade de vida.

Outra questão importante é a sociabilidade

Você pode fazer tudo sozinho e atingir seus objetivos, mas contar com os amigos e familiares torna o desafio mais suave e, em alguns momentos, até divertido.

Vocês podem se juntar para praticar algum esporte ou seguirem o mesmo treino com um personal trainer, ou fazer uma reeducação alimentar em parceria. Há várias boas histórias e exemplos de irmãos e amigos que seguem o mesmo treino e se apoiam, como a dos irmãos Staples, profissionais de poker que decidiram fazer uma dieta quase que na brincadeira.

No mínimo, se nada disso for possível, é uma boa pedir que as pessoas próximas a você aceitem suas escolhas de cardápio em bares e restaurantes. Será muito mais fácil seguir em frente se você for aberto com seus amigos e familiares, eles te entenderão e ainda te darão aquela força nos momentos mais complicados nessa reeducação alimentar.

Há sempre o momento de começar, o clichê indica que este momento é agora e que, apesar de alguns sacrifícios e momentos inesperados de diversão e prazer, o resultado sempre será de sucesso. Se, de repente, seu trabalho está te estressando ou você está insatisfeito com outros aspectos de sua vida, em vez de compensar esses problemas em atividades que prejudiquem a saúde, inverta essa balança e torne-se mais forte, mais resistente, concentrado e equilibrado para os desafios. É uma mudança de perspectiva que vale a pena investir e que trará resultados como uma nova e mais leve forma de levar a vida. :)

POSTS RELACIONADOS

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.