Resenhas de livros

Resenhas de filmes

Lifestyle

Retrospectiva Literária 2012!

Oi, leitores!

Esse ano eu me animei para participar, pela primeira vez, da Retrospectiva Literária. A retrospectiva é um meme criado pela Angélica do blog Pensamento Tangencial e está no seu terceiro ano. Ela explica:

“A Retrospectiva Literária nada mais é que um post coletivo, em que todos publicam – no mesmo dia – as respostas das questões abaixo em seus blogs.”

Esse ano eu não li tantos livros quanto gostaria devido às minhas aulas, que foram bem puxadas, então terão perguntas às quais eu não terei resposta. Mesmo assim, preferi manter todas as perguntas, e simplesmente responder que não li nada do gênero. Sem mais, saiba o que mais se destacou para mim em 2012:

Obs: não reparem em quantas vezes eu respondi “A culpa é das estrelas”!


  • A aventura que me tirou o fôlego: Cruzando o Caminho do Sol.
  • O terror que me deixou sem dormir: Não li nada de terror esse ano porque ano passado eu quase fiquei sem dormir lendo A Estrada da Noite, rsrs.
  • O suspense mais eletrizante: Garotas de Vidro me deixou com os nervos à flor da pele.
  • O romance que me fez suspirar: A última carta de amor.
  • A saga que me conquistou: Faeriewalker, com certeza! *-*
  • O clássico que me marcou: Não li nenhum clássico esse ano! :O
  • O livro que me fez refletir: A culpa é das estrelas me fez refletir sobre a brevidade da vida. Outros também me fizeram pensar, mas nenhum foi tão impactante quanto esse.
  • O livro que me fez rir: Definitivamente é Dizem por aí.
  • O livro que me fez chorar: O rosto que precede o sonho, A última carta de amor e, de novo, A culpa é das estrelas.
  • O livro de fantasia que me encantou: O circo da noite, que é inesquecível!
  • O livro que me decepcionou: A décima segunda profecia, porque achei que ele tratava de uma coisa diferente e que seria muito bom, mas não foi nada disso. :(
  • O livro que me surpreendeu: A casa das orquídeas! A autora me surpreendeu em cada página. Quando eu achei que não tinha mais história, eu estava enganada.
  • A frase que não saiu da minha cabeça: “A culpa, meu caro Brutus, não é das nossas estrelas, mas de nós mesmos.”A culpa é das estrelas – John Green.
  • O(a) personagem do ano: Hazel e Gus!
  • O casal perfeito: Posso responder de novo Hazel e Gus? Hehe, ok, vou mudar: Grace e Sam da série “Os lobos de Mercy Falls”. Sou apaixonada! *-*
  • O(a) autor(a) revelação: Tahereh Mafi. A escrita dela é incomum e surpreendeu à maioria dos leitores, inclusive a mim.
  • O melhor livro nacional: O rosto que precede o sonho.
  • O melhor livro que li em 2012: Vou responder de novo A culpa é das estrelas :|
  • Li em 2012 70 livros.
  • A minha meta literária para 2013 é: 100 livros!

Espero que tenham gostado das respostas – apesar de eu ter respondido a maioria com “A culpa é das estrelas”, hehe.

E, já que estamos no dia 31, gostaria de desejar a cada leitor do blog um ano novo cheio de alegrias, realizações, e muitos livros, rsrs. A todos vocês que visitaram o blog nesse ano, que comentaram, ou que simplesmente participaram dos sorteios, o meu muito obrigada! Vocês fizeram com que ele conquistasse muitas coisas legais esse ano! Espero ver todos por aqui em 2013, e eu prometo trazer sempre muitas novidades pra vocês! :)

Um Feliz Ano Novo pra vocês!
Com carinho, Gabi :)

Dia Nacional da Leitura

Dia Nacional da Leitura

ler artigo
Dia Mundial do Livro: 10 leituras para você conhecer

Dia Mundial do Livro: 10 leituras para você conhecer

ler artigo
10 coisas que todo leitor ama – além de livros

10 coisas que todo leitor ama – além de livros

ler artigo

Comente este post!

  • Kelly Barros

    Oi Gabi, gostei da retrospectiva. Até fui fazer a minha. E o Oscar vai para…….. A Culpa É das Estrelas hahahahaha [smile] É totalmente compreensível que esse livro esteja em várias respostas. A Última Carta de Amor é lindo, fiquei feliz de ver na sua lista. Espero que em 2013 você consiga alcançar as suas metas e que mais acontecimentos bons venham pra alegrar a sua vida. E muitos, muitos, mas muitos livros hahaha [wink] Bjos

    responder
  • Tais

    Oi Gabi,

    Adorei as suas respostas.
    O circo da noite também foi a fantasia que me encantou.
    Também gostei muito da escrita da Tahereh Mafi e acabei de me lembrar que esqueci de citar Estilhaça-me na minha retrospectiva =/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    responder
  • Clara

    Oi, Gabi! Também respondi o meme lá no blog, mas em vídeo! Que legal, lemos o mesmo número de livros (mesmo eu estando no 71º agora). O seu blog é lindo demais! Que 2012 tenha sido ótimo e 2013 seja melhor ainda! Deus te abençoe e muitas leituras boas! [wink]
    Feliz ano novo!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    responder
  • Bianca

    Oi Gabi,
    Também participei dessa retrospectiva ;)
    A culpa é das estrelas e Dizem por aí… também estão na minha lista.
    Um feliz ano novo pra você também!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    responder
  • Karine

    Ei Gabi *-*
    Você disse que não leu tantos livros quanto gostaria, devido às suas aulas… mas fiquei surpresa quando vi que você leu 70 [omg] hahaha. Acho isso legal, porque os momentos que os livros nos proporcionam são sem dúvida indescritíveis e todo mundo deveria passar por isso constantemente.
    Gostei muito da sua retrospectiva… e não é surpresa você ter mencionado A culpa é das estrelas váaaarias vezes, visto que você falou tão bem dele ultimamente *o* hihi.

    Um 2013 muito feliz pra você Gabi… com muitas surpresas (boas), conquistas, realizações, bênçãos e… LIVROS! hihi.
    Gostei de ter te conhecido, por mais que tenha sido bem no finalzinho…
    Pode apostar que me verá por aqui muitas e muitas vezes em 2013, se Deus quiser!

    Beijos [heart]

    responder
  • Regiane “Carrie” Alencar

    Eu não li A Estrada da Noite esse ano, mas certamente qnd li tb fiquei apreensiva. rsrs

    responder
  • Michelle

    Oi, Gabi!
    A culpa é das estrelas parece ter sido bem popular em 2012, né? Ainda não consegui encaixá-lo nas minhas leituras, mas tenho 2013 todinho para tentar. Ah… quero muito ler Cruzando o Caminho do Sol.
    Superbeijo e um ótimo 2013!

    responder
  • Leandro de Lira

    Oi Gabi!
    Gostei bastante das suas escolhas. Fiz esse mesmo post no blogue e tivemos algumas semelhanças.
    Que 2013 seja um ano maravilhoso em todos os sentidos, principalmente quando se trata de livros.
    E FELIZ 2013 PRA VOCÊ! Que você tenha um ano maravilhoso. :D
    Abraço!

    responder
  • Isadora Ferreira

    Oi Gabi, tudo bem? [smile]
    Quando você disse que não tinha lido tantos livros quanto gostaria, eu pensei “ela deve ter lido uns 30…” mas aí fui na página de “livros lidos” e me deparei com um “70” e fiquei chocada [omg] kk. Eu, infelizmente, também não li tantos livros quanto desejava. Fiquei atolada com trabalhos, projetos, provas, estudos… Sem falar que ainda li livros beeem grandes esse ano (leia-se “As Crônicas de Gelo e Fogo”) que demandam um certo período de tempo…
    Amei sua retrospectiva. Você realmente ama A Culpa é das Estrelas, ein? haha. Eu não estava muito a fim de ler o livro mas do tanto que você fala estou até animando a ler. Com certeza vou comprá-lo assim que for possível. [happy]
    Que seu 2013 seja repleto de boas surpresas, harmonia, paz, alegria, amor, carilho…e muitos livros! Que nesse ano você possa ultrapassar sua meta de leitura, fazer mais das 101 coisas que você tem que fazer em 1001 dias e que possa realizar todos os seus sonhos.
    Um grande beijo e um feliz ano novo! [heart]

    responder
  • Andressa

    Olá!
    Parabéns pela lista, 70 livros é um ótimo número! Sinceramente não consigo contar quantos li em 2012, nem sequer fazer uma lista.
    Beijos e tudo de bom pra você!

    responder
  • Leticia

    Nossa, que maravilha, realmente é muito bom ler ! A frase realmente é muito bonita e nos faz pensar bem né ? Eu também gostei muito do livro ” A culpa é das estrelas “. Bom amore, é isso, feliz 2013 para você e leia bastante, hein ^^;
    Beijos.
    meniina-nerd.blogspot.com

    responder
  • May

    Oi Gabi!
    Feliz ano novo pra você!
    Minha retrospectiva foi bem parecida com a sua, rs.. Lemos praticamente a mesma coisa, já que ontem terminei o último livro de 2012, contando 68 livros lidos! o/
    Esse ano eu quero só ler um pouco mais que 50, já que não sei ainda qual será meu tempo disponível!

    Beijinhos,
    May :*

    responder
  • Vinícius Dias Costa

    Bem Fluffy esse meme!! Hahaha
    Feliz 2013!
    Beijos,
    Vinícius – Livros e Rabiscos

    responder
  • Bianca Karina

    Oi Gabi!! Nossa, super concordo que O rosto que precede o sonho seja o melhor livro nacional lido do ano (também foi o meu, hehe). Também concordo sobre a escrita da Tahereh Mafi! Nossa, me surpreendi taaaaanto com a escrita e o ponto de vista dessa autora, viu! Mais (pra mim) o prêmio de criatividade do ano vai pra Laini Taylor! Não sei se você chegou a ler Feita de Fumaça e Osso… Se não, recomendo a leitura e digo, sem rodeios, que o enredo é surpreendente. Quando você pensa: “tô te sacando, Laini!”, ela ri da sua cara: “não tá não!!” ehhehehe.

    Beijoss

    responder
    • Fluffy – Gabriela

      Oi Bianca! Ainda não li Feita de Fumaça e Osso, mas tenho aqui e agora fiquei bem mais empolgada! Nossa, espero que eu goste dele tanto quanto você! E adorei como você descreveu a escrita dela, haha!
      Beijão.

      responder
  • Amiga da Leitora

    Gostei desse post, se eu soubesse tinha feito também, mas quem sabe no ano que vem né ;)
    Me entreguei mais a leitura neste ano de 2012 mesmo, que por sinal foi um dos melhores anos da minha vida. Não li tantos livros quanto você, mas esse ano pretendo me dedicar um pouco mais!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    responder
  • Ludmila

    Gabi,
    FELIZ 2013!
    Um ano maravilhoso e cheio de coisas boas para você!
    Lendo sua retrospectiva cheguei a uma única conclusão… Preciso urgente ler A culpa é das Estrelas. rsrs
    Ainda bem que já tenho o meu aqui comigo.
    Beijão

    responder
  • Bianca Moraes

    Haaa… Eu te perdoo! Mas só porque A culpa das estrelas é realmente muito bom! :)
    E eu fiquei com vontade de ler “A Casa das Orquídeas” desde que li a resenha por aqui! Vi em promoção na livraria e quase quase comprei! Tô resistindo porque tô com tanto tanto livro na fila que dá dó! :P

    Ótimo ano pra você! ^^
    ;*

    responder
  • Cynthya Marangon

    Infelizmente só li 27 livros em 2012! Ser pré-vestibulanda não é fácil…
    Adorei as respostas, Gabi. A Culpa é das Estrelas com certeza foi o melhor livro do ano!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br

    responder
  • Mari

    [happy] Feliz ano novo flor…
    Nossa hein adoro esse meme estou lendo em muito blogs rs, a Serie Faeriewalker também amei *-*, a culpa é das estrelas pretendo ler mais pra frente mas já percebi que é um livro e tanto.
    Gostei bastante da sua listinha ^^

    Beijos

    Mari – Stories And Advice

    responder
  • Amanda Almeida

    Oi Gabi, tudo em flor?
    Nossa, quantos livros lidos *-* Espero conseguir uma meta semelhante. Flor eu te entendo completamente , as vezes eu me apaixono tanto por um livro, que não consigo deixar de lê-lo. E imagino que A Culpa é das estrelas deve ser justaente esse tipo de livro.
    Flor, Feliz ano novo, muita paz, amor e muitos livros ;)
    Bjus,
    Amanda Almeida

    responder
  • Thais Priscilla

    Dizem por aí é muito divertido *-*
    Adorei você ter colocado A culpa é das estrelas e O circo da noite na sua retrospectiva.
    Foco especial em ACEDE pois foi um dos livros mais marcantes de 2012.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    responder
  • Tami

    Não li quase nada da tua lista! “A culpa é das estrelas” já tenho em casa, de tanto que tu fala bem tenho até medo! hehe E 70 livros é uma bela quantidade hein?
    Um ótimo ano para ti!

    responder
  • Bruna

    Oii amiga!

    Por que você fez isso? Uma listagem cheeeeeia de livros que ainda não li! Droga, agora tenho mais um monte de desejos…haha
    O que eu quero muito ler é “Garotas de vidro” e “A culpa é das estrelas”.

    megaa bjoo e um ótimo 2013
    ;**

    responder
  • Claris Ribeiro

    Ainda sou inconformada por nunca ter lido A culpa é das estrelas, preciso ler!
    Gostei muito desse meme, vou ver se esse ano anoto todos os livros que vou ler, nunca sei quantos e quais li em cada ano… sou muito descontrolada com isso! HAUSH :(

    Obrigada pelo carinho, BEIJOS! :*

    responder
  • Regiane “Carrie” Alencar

    Obrigada pela visita no blog, eu amo papelaria, então, sempre me dou presentinhos desse tipo. Está para chegar mais. rsrs Bjs

    responder
  • Vanessa Grandin

    A Culpa é das estrelas é demais mesmo!!!! Esse livro mexeu demais comigo!
    Adorei vc ter citado A casa das Orquídeas que é ótimo !!!!!
    Cruzando o caminho do sol é muito bom também……dá uma dor no coração !
    Fiquei curiosa pra ler Os lobos de Mercy Falls e O circo da noite !

    responder
  • Lucas Maia

    Oi Gabi!
    Pensei em fazer essa retrospectiva, mas acabei desistindo por preguiça mesmo e pensar melhor em todos os livros que li no ano passado. Não foram 70, mas foi muito mesmo. E engraçado que hoje pela manhã, no Mais Você, estava falando justamente de leitura e que os brasileiros não leem muito, fico até triste quando esculto isso, porque ler é algo tão mágico e incrível que não me contento em ler apenas 1 por ano.

    Gabi, te indiquei para um meme. Depois ver lá.
    Beijos!

    responder
  • Emily Swan

    Ei Gabi, adorei sua retrospectiva. Enquanto lia suas respostas, eu respondia as minhas na cabeça. Eu sei que muitos já ouviram falar deste livro e pode parecer estranho eu citá-lo, mas o que eu mais gostei no ano de 2012 foi “A Última Música”. Foi o livro que mais me tocou… Um beijo, querida.

    responder
  • Roberta

    Esse eu fui meio devagar com os livros, depois que comecei a trabalhar, putz .. cadê meu tempo?
    Mas esse ano, se Deus quiser termino minha lista do ano passado :D

    Te indiquei pra um meme lá no blog, beijos :*

    responder
  • Nanda

    Ooooi!
    kkkkkk, normal! A culpa é das estrelas mexe com todo mundo, haha. Eu também responderia váaarias coisas só com ele, rs. Faeriewalker também me conquistou totalmente *-* comecei a ler a série no fim do ano retrasado e ano passado li os outros dois assim que saíram, devorei, p. ser sincera, kkkkkk.
    Adorei sua retrospectiva! :D

    Beijos, Nanda

    responder
  • Stefani Goulart

    Estou muito ansiosa para ler “A culpa é das estrelas”, “Cruzando o caminho do sol”, “Garotas de vidro” e “Dizem por aí”. [smile]
    Beijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    responder
  • Raissa

    vc leu 70 livros?? que sonho *.*
    minha faculdade de consome, então aproveito 1 mês de férias p ler o máx que posso, mas n passo de 4 ou 5.
    ja anotei algumas indicações suas que eu n conhecia p eu dar uma olhada e ver se me interesso, quero leituras diferentes :))
    Feliz 2013!!

    letracomasa.blogspot.com

    responder
  • beatriz

    Gostei muito da sua retrospectiva Gabi. A culpa é das estrelas foi um livro muito bom que eu li, e eu só li porque vi sua resenha aqui no blog e comprei. Também li Vaclav e Lena e Qual é o seu número porque vi aqui no blog também. E tem o Circo da noite que eu estou querendo ler desde quando vi resenha dele aqui .. agora acho que eu tenho que comprar ele. Deve ser muito bom já que vi ele em tanta retrospectiva. hihi [love]
    Feliz 2013 Gabi! Tudo de bom ;)

    responder
  • Marla

    Só li um livro da série Faeriewalker, mas estou gostando bastante. A culpa e das estrelas, A casa das orquídeas, Cruzando o caminho do sol e Dizem por ai, são alguns dos livros que desejo ler esse ano.
    Feliz ano novo!!!

    *bye*

    responder
  • Evelyn

    A Culpa é das Estrelas também foi um dos melhores livros que eu li em 2012. Como não amar né?
    Fiz uma retrospectiva literária um pouco diferente esse ano. Fiz em forma de TOP 10 http://newromantic.net/?p=2919 :)

    responder
  • Jacqueline Braga

    Oie Gabi
    este ano não deu tempo de participar da retrospectiva :( mas adoro ler as retro alheias rs
    Estava desanimadinha para ler Faeriewalker , mas depois dessa indicação, vou passar na frente de outras leituras.
    Amei sua listinha, muitos ai eu não conhecia e outros eu desejo muito ler.
    bjo e feliz 2013

    responder
  • Giulia Ladislau

    ACEDE! [love] Acho que também teria colocado umas mil vezes. rs!
    Não li esse do Gomyde, só o ‘Ainda não te disse nada’ e amei! A Última Carta de Amor eu comprei agora e estou doida pra ler! o/
    Também não leio terror. Acho que o único que eu li na vida foi O Iluminado e nunca mais! Nem coragem pra ver o filme. kkkkkkkkkk
    Beijinhos!

    responder
  • marli carmen

    Cruzando o Caminho do Sol realmente é de tirar o fôlego!
    Jura que A Décima Segunda Profecia te decepcionou…eu queria muito ler…vc fez resenha? Eu não estou lembrada…
    Ah, A Casa das Orquíedas…o que foi aquilo??? Eu amei aquele livro!!!
    Beijinhos no coração!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    responder
  • Maura C. Parvatis

    Que legal sua retrospectiva!
    O circo da noite é inesquecível mesmo, me encantou também :D
    A Tahereh Mafi é incrível, estou lendo Estilhaça-me atualmente e adorando!

    Beigos!

    responder
  • Carla

    Oi, Gabi!

    Que bom que você decidiu participar da “Retrospectiva Literária”. Gostei das suas respotas! “Garotas de vidro” e “Cruzando o caminho do sol” estão dentre os meus livros preferidos de 2012.

    Beijinhos! [heart]

    responder
  • Maris

    Preciso dizer que amei essa retrospectiva literária. Inclusive comprei a culpa é das estrelas, de tanto que os blogs literários tão falando dele HAHAHA.

    Beeijos Gabi ;**

    responder
  • Isaaías

    Oi Gabi, achei super legal esse meme, espero que ele se repita cada ano
    lindo blog parabéns !

    http://galeeranerd.blogspot.com.br/

    responder
  • Victória Araujo

    Estou louca para ler A Culpa é das Estrelas! Tenho o marcador, e a sinopse mostra que deve ser lindo *-* porém, nunca vi o livro em livrarias :ccc

    responder