Bem, Uma Proposta Irrecusável era mais um daqueles livros que permaneceram por anos na estante, aguardando a sua vez de ser lido. Eu me lembro de quando ele chegou até mim. Eu tinha me interessado muito pela sinopse, e como já havia lido outro livro da Jill Mansell, decidi que queria dar uma chance a este. Porém, ao contrário do primeiro livro da autora, este não me cativou tanto.


Uma proposta irrecusável

Uma proposta irrecusável
Jill Mansell
Editora Novo Conceito, 2011
408 páginas

Lola não tem intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado Dougie, pela quantia de £ 10,000, oferecida pela mãe dele. Então, ela descobre um segredo que a faz pensar outra vez. Dougie provavelmente teria terminado com ela, a longo prazo, e dessa forma ela pode ajudar uma das pessoas que ela mais ama no mundo.

Dez anos mais tarde, porém, quando Lola encontra Dougie de novo, seus sentimentos por ele são tão fortes como nunca. Mas ela partiu o coração de Dougie – e ele está prestes a descobrir que ela foi paga para fazê-lo. Bem, Lola é muito atraente e muito persuasiva. Será que ela irá conseguir reconquistá-lo desta vez…

A história começa quando Lola tem 17 anos. Ela mora em Londres, possui uma mãe amorosa e um padrasto igualmente querido. Ela nunca conheceu o pai, que fugiu quando sua mãe engravidou, mas Lola era feliz e amava seu padrasto como se fosse seu verdadeiro pai. Além disso, ela tinha um gosto peculiar por roupas (curtas) e bastante chamativas, assim como sua mãe. E pra terminar, Lola namorava Doug, um garoto de família rica que iria estudar na Escócia em pouco tempo.

Só que ela não contava que sua sogra, mãe de Doug, iria lhe fazer uma verdadeira proposta indecente – a tal proposta irrecusável. A mulher queria que Lola terminasse o namoro com seu filho, pois a achava indecente e inadequada para Doug. Lola estava transtornada pela proposta absurda, mas algo aconteceu, e ela não teve outra escolha a não ser aceitar – coisa pela qual que ela nunca se perdoou.

Dez anos depois, Lola e Doug se reencontram por acaso, Absolutamente tudo está diferente, menos os sentimentos de Lola por Doug. Ele não quer mais saber dela, ainda mais depois de saber qual foi o trato feito com sua mãe. Sem saber da história completa e do motivo pelo qual Lola teve que aceitar a proposta, Doug evita Lola a qualquer custo e quer que ela saia permanentemente de sua vida.

Como todo e qualquer chick-lit, outros personagens entram em cena e também fazem suas próprias histórias: Gabe, vizinho de Lola, Sally, irmã de Doug, e outros personagens que vou deixar na surpresa. Com seu otimismo sempre lá em cima e sua confiança de que conseguirá reconquistar Doug, Lola não desiste e persegue-o por todo lugar, na esperança de que Doug ainda guarde sentimentos por ela. Mas tem muita coisa envolvida, e talvez Lola terá que contar a verdade a Doug, na esperança de que ele a rejeite ou a perdoe.

uma proposta irrecusável

uma proposta irrecusável

A história é muito divertida, mas os personagens me irritaram – preciso admitir. Lola é uma gerente de livraria de 27 anos, mas se comporta como se ainda tivesse 17 (ou menos). Quase todos os personagens são mesquinhos, irreais e as situações são, muitas vezes, previsíveis e impossíveis de acontecer na vida real. É apenas um livro, mas é legal quando a gente consegue imaginar a coisa toda acontecendo. Nessa história, algumas coisas simplesmente não poderiam acontecer dessa forma. É tudo muito superficial, muito bobo até.

Além disso, a revisão está muito ruim. As falas muitas vezes têm travessões no meio, que foram empregados de forma totalmente equivocada, e várias vezes eu não sabia se o personagem estava falando ou se aquilo era narrativa. De todo, a revisão pecou.

Porém, o livro não é totalmente uma perda de tempo. Eu adorei várias partes e me diverti com a leitura, então é algo válido, mas sem esperar uma grande história. É um chick-lit, um prato cheio pra quem gosta de romances açucarados, mas nada mais do que isso.

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.