O frio tá chegando, e a gente tá como? Desejando um cobertor, um livro e um café, é claro! HAHA! :D

Pensando nisso, resolvi reunir aqui nesse post oito livros que eu já li e recomendo, e que também possuem temas relacionados ao inverno. Quem sabe assim você se inspira e já engata uma leitura para o comecinho da estação fria. ;)

livros para ler no inverno

 

Livros para ler no inverno:

 

Os Lobos de Mercy Falls

Calafrio
Maggie Stiefvater

Esse é um dos livros mais antigos que tenho na estante. Li esse primeiro volume da trilogia em 2011, e até hoje me lembro dele com carinho. É verdade que não me recordo com exatidão de toda a história, mas pequenos fragmentos ficaram gravados na minha memória.

O que fez com que eu me apaixonasse de cara foi a capa – sempre! Ela por si só já remete ao inverno, ao gelo, à neve. Segundo, envolve lobos, e eu amo lobos. Ou seja, sempre que faz frio, Grace almeja encontrar a forma lobo de Sam, o lobo que fisgou a sua atenção desde a primeira vez que o viu, no momento em que sobreviveu ao ataque de uma alcatéia de lobos.

Mas tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça na forma humana, após o inverno, e ame-o do mesmo jeito que ele a ama. E depois disso, os dois teriam que encontrar uma forma de manter Sam humano, mesmo na chegada do inverno.

É uma história gostosa de ler, com personagens muito cativantes e fofos. Se você é como eu e ama histórias de lobos e histórias de amor complicadas, vai adorar essa trilogia. Leia a resenha completa.
 


 
resenha do livro O presente do meu grande amor

O presente do meu grande amor
Vários autores, organizado por Stephanie Perkins

Eu tenho vontade de ler todos os livros que envolvem o nome da Stephanie Perkins. Já li alguns livros dela e me apaixonei por todas as histórias. Então, quando a Intrínseca anunciou o lançamento desse livro, logo quis ler. É organizado pela Stephanie, com um conto dela e outros 11 de outros autores, e todos envolvem o Natal, as férias e o ano novo.

Eu adoro livros de contos, pois são rápidos de ler. Ele não foca exatamente na estação fria do ano, mas remete aos feriados americanos, quando por lá está nevando. Portanto, temos frio nesse livro, sim!

Na resenha do livro, falei um pouquinho sobre cada um dos contos, e fica claro, pelas classificações atribuídas, que Stephanie continua sendo uma das minhas autoras preferidas, tanto de livros quanto de contos!
 


 
resenha do livro Questões do coração

Questões do Coração
Emily Giffin

Sabe aquele livro que a gente lê com um cafézinho do lado? Eu apelaria para as cápsulas compatíveis Nespresso nesse momento, porque haja café pra tanta história! :D

Apesar de ainda não ter lido muitos livros da Emily Giffin, eu gosto muito das histórias da autora, pois ela aborda temas familiares e sempre coloca em foco o amor dos personagens, uns pelos outros. E além disso, Emily faz personagens reais, que poderíamos encontrar em qualquer lugar. A gente se identifica com eles, e eu amo livros assim!

Em Questões do Coração, conhecemos Valeria, mãe solteira de Charlie, e o casal Nick e Tessa, que são bem casados e possuem dois filhos. Quando o menino de Val sofre um acidente e é atendido no plantão por Nick, um sentimento inesperado surge entre o médico e a mãe do menino, ao mesmo tempo em que o casamento de Tessa começa a desmoronar.

Não disse que é um livro que você senta e lê com um cafézinho? Não é exatamente uma história invernal, mas a capa remete muito à essa estação, e a trama aquece o coração do leitor, até nos dias mais frios!
 


 
resenha do livro Por causa do Sr. Terupt

Por causa do Sr. Terupt
Rob Buyea

Esse é um dos mais queridinhos da lista. Eu amei cada parte desse livro, cada evolução, cada desenrolar e cada acontecimento. O Sr. Terupt é professor do sétimo ano na Escola Snow Hill, onde cada criança tem uma personalidade singular e forte, que faz a diferença na história.

Ninguém conseguia controlar aquelas crianças. Mas o Sr. Terupt, com seu jeito descontraído e divertido, conseguiu captar a atenção delas de uma forma não convencional, e como nenhum professor havia tentado antes. Porém, crianças são crianças e existem algumas coisas que sempre acontecem: intrigas, discussões, brigas e preconceitos. Mas um acidente mudou todo o rumo da história e da vida dos alunos com aquele professor tão especial.

Sabe aqueles livros que mudam a nossa vida? Só de ler a minha resenha, escrita quando estava com a história ainda fresquinha na cabeça, me dá vontade de embarcar nesse livro mais uma vez…
 


 
Resenha do livro A Menina da Neve

A menina da neve
Eowyn Ivey

Bom, acho que o nome não poderia ser mais sugestivo, não é? Esse é um dos últimos livros que li nesta lista, e talvez o que mais tenha relação com o inverno. Na verdade, tudo gira em torno do inverno.

O casal Jack e Mabel se mudaram para o Alasca em 1920. Nem é preciso dizer que esse é um lugar extremamente frio e, por isso, muito complicado para recém chegados e para as pessoas que ainda não se acostumaram ao clima. O casal estava se afastando cada vez mais – ele no trabalho, ela na solidão da casa escura e sem vida. Tudo o que ela queria era uma criança, uma menina para dar alegria aos seus dias. Até que, na primeira nevasca da temporada, ao construir uma menina de neve, seu desejo acabou se tornando realidade.

Esse é um livro que mistura muito amor, fantasia e magia em uma história só. Eu adorei o desenrolar da trama, só não fiquei muito feliz com o desfecho. Porém, isso não desclassifica esse livro e nem desmerece a sua leitura. Afinal, Alasca, 1920 e nevasca. Quem resiste?! Se você não consegue, leia a resenha completa.

 


 
resenha do livro Rose na tempestade

Rose na Tempestade
Jon Katz

Livros de cachorrinhos sempre me pegam de jeito. E sempre que escrevo uma resenha deles, vários leitores me questionam se o cachorro morre no final. Se sim, eles nem querem ler. Eu me sinto da mesma forma! Vocês não imaginam o quanto chorei com o livro e o filme de Marley & Eu.

Rose na tempestade não é exatamente um livro comum. Ele conta em terceira pessoa a visão de apenas dois personagens: da própria Rose e do fazendeiro Sam, seu dono. Tudo gira em torno do clima gélido que beira os 30 graus negativos, tempestades e nevascas impiedosas, que castigam a vida na fazenda. Não é dos livros mais interessantes, mas a história é emocionante e vale a pena ser lida, mesmo que seja monótona em algumas partes. E não podia faltar uma história de cachorrinhos nessa lista, né? :D Veja a resenha completa aqui.
 


 
resenha do livro Um mundo brilhante

Um mundo brilhante
T. Greenwood

Um mundo brilhante é uma história que, a meu ver, mistura as escritas de Nicholas Sparks e Emily Giffin. Talvez não seja lá tão bom quanto os dois – ou os dois juntos! – mas a autora do livro fez um ótimo trabalho com essa história.

Tudo começa quando Ben sai de sua casa e se depara com o assassinato de um índio. Por mais que a vida com sua esposa esteja na berlinda, Ben decide contrariá-la e correr atrás de pistas para desvendar o assassinato e ajudar a irmã do menino morto, Shadi, que busca por respostas. E como se não bastasse, eles começam a nutrir um sentimento inesperado um pelo outro.

Este livro é profundo e muito imprevisto! Sempre que eu achava que já sabia o que ia acontecer, eu estava errada e a autora me surpreendia! Para quem gosta de um bom livro de suspense, talvez esse não seja exatamente um prato cheio, mas é um bom começo.
 


 
resenha do livro o palácio de inverno

O Palácio de Inverno
John Boyne

Posso dizer que resgatei esse livro de algum lugar muito longíquo do meu passado. A resenha é super antiga e foi um dos primeiros livros que li nessa minha “jornada literária”. Resolvi incluí-lo na lista porque envolve a guerra da Rússia, um fundo histórico de verdade e, claro, neve!

Pra falar a verdade, não tenho certeza se hoje em dia eu ainda iria curtir a história, tanto quanto gostei na época em que li. Ela é um pouco parecida com O menino do pijama listrado nessa questão de envolver acontecimentos históricos verdadeiros na trama, pois mesmo sendo “carregada”, é fácil de ler e possui uma escrita maravilhosa e fluida. Então, para os amantes desse estilo literário, o livro de John Boyne será uma ótima escolha para esse inverno.
 


E você, já leu alguns desses livros da lista? Tem algum para me indicar? :)

POSTS RELACIONADOS

3 comentários

  1. AMANDA ALMEIDA

    11.05.2018

    Oi Gabi, tudo bem?
    O inverno é uma das minhas estações favoritas. Sempre gostei de filmes ambientados nessa estação, pois acho que tem toda uma magia envolta dela. Dos livros citados por você, li dois deles; Questões do coração e o da Rosie. Desses quero muito ler calafrio e se não me engano, li sua resenha na época da sua leitura e fiquei muito curiosa.
    Bjus,
    Amanda Almeida

  2. Rafaela Ribeiro

    27.05.2018

    Que saudades que eu tinha daqui!!!!

    Tô ansiosa pra ler Questões do Coração!! Li PAX dias atrás e amei <3

    • Gabi Orlandin

      12.06.2018

      Rafa! Que saudade, sumida! Não sabia que tu continuava com um blog, vou acompanhar por lá. :)

ESCREVA UM COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.