Moda

Beleza

Bem-estar

Resenha da série: His Dark Materials – Fronteiras do Universo

His Dark Materials é uma série da HBO que tem origem na trilogia de Phillip Pullman, Fronteiras do Universo. Os livros, intitulados de A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, foram publicados pela primeira vez em 1995, 1997 e 2000, respectivamente.

As obras contam a história de Lyra Belacqua em diversos mundos paralelos, com uma dose grande de fantasia e originalidade. Juntamente com o amigo Will Parry, Lyra está em busca de desvendar segredos e mistérios escondidos há tempos, a fim de salvar o rumo da história.

His Dark Materials

Lançamento:
2019

Elenco principal:
Dafne Keen, Amir Wilson, Ruth Wilson

Gênero:
Drama, Fantasia

Nacionalidade:
EUA e Reino Unido

Temporada(s) (nº):
2

Serviço de streaming:
HBO Max
Lyra Belacqua (Dafne Keen) é uma menina órfã que foge da universidade na qual mora para procurar um amigo desaparecido. Em sua jornada ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como romenos, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô para sequestrar crianças. Seu caminho vem a se cruzar com Will Parry (Amir Wilson), um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos.

Preciso confessar que eu não sou a maior fã de histórias de fantasia, mas Fronteiras do Universo não deixou nada a desejar. Quando li os livros, me apaixonei pelo enredo original, denso e autêntico criado pelo autor, motivo pelo qual devorei os livros, um atrás do outro. Sabe quando a gente tem muita vontade de conhecer esses mundos interligados na vida real? Foi assim com essa história.

Apesar da história já ter ganhado uma adaptação para o cinema em 2007, ela não foi muito bem recebida pelo público. O filme A Bússola de Ouro tem uma média de apenas 3,5 estrelas, mas agradou uma porção de expectadores e ganhou vários prêmios de melhores efeitos visuais e figurino no ano seguinte. Apesar disso, ele deixou a desejar em diversos quesitos, e uma porção de fãs ainda aguardavam ansiosamente por outra adaptação que fosse à altura da obra.


Se você ainda não conhece a história, recomendo ler a minha resenha do livro A Bússola de Ouro para entender o contexto.

Série His Dark Materials

His Dark Materials, lançada em 2019, veio para saciar esses fãs com uma adaptação à altura, efeitos modernos e atuações impressionantes. Dafne Keen e Amir Wilson, que interpretam Lyra e Will, possuem uma sinergia ímpar nas cenas e, no meu ponto de vista, transmitiram aos personagens a personalidade característica dos livros originais.

Apesar do que muitos possam achar, His Dark Materials não se trata apenas de uma série infanto-juvenil. Por trás de sua história de fantasia, há críticas para sistemas e instituições religiosas que começam a aparecer de forma sutil na primeira temporada, e ainda mais carregado de significados em sua continuação.

É evidente ver o crescimento da Lyra da primeira para a segunda temporada. A garota que desafiava os professores e corria pelos telhados de Oxford, se tornou uma moça que precisa enfrentar desafios e medos que colocam em prova a vida de seus amigos e sobretudo a sua própria. Will também foi um personagem maduro desde sua aparição, mas se torna ainda mais indispensável para a aventura de Lyra na segunda temporada.

A série possui algumas pequenas diferenças do livro e, a meu ver, elas trouxeram benefícios para a tela. Por exemplo, o personagem de Will foi trazido para a primeira temporada, enquanto nos livros ele só aparece em A Faca Sutil. Isso me deixou confusa, a princípio, mas acabou sendo um ponto positivo porque situou o espectador em relação à história.


Fotografia da série

A fotografia, figurinos e efeitos especiais são algo notável na série. A HBO sabe caprichar nessas questões (vide Game of Thrones, por exemplo), e não deixou a desejar em His Dark Materials. Os efeitos do urso de armadura, assim como os mundos paralelos e os dimons (almas dos humanos personificados em animais) são simplesmente perfeitos.

Dimons são a alma das pessoas que vivem em formas de animais.
Urso de armadura e Lyra, em cena épica da série His Dark Materials.
A série possui e efeitos especiais impecáveis.
Cenas históricas com figurinos lindos são presença marcada em His Dark Materials.

Temporadas

A série já possui a primeira e a segunda temporada disponíveis no streaming da HBO Max. A primeira possui 8 episódios e a segunda temporada possui 7. A terceira temporada de His Dark Materials está prevista para o segundo semestre de 2022. Embora ainda não haja confirmação, já estou ansiosa para conferir!

his dark materials
Imagem da segunda temporada de His Dark Materials

Trailer da 1ª temporada de His Dark Materials

Top 10: As melhores séries da Netflix em 2022 para você curtir

Top 10: As melhores séries da Netflix em 2022 para você curtir

ler artigo
Resenha do filme: A última carta de amor

Resenha do filme: A última carta de amor

ler artigo
Resenha da série: Cidade Invisível, temporada 1

Resenha da série: Cidade Invisível, temporada 1

ler artigo

Comente este post!