Resenhas de livros

Resenhas de filmes

Lifestyle

Dia Mundial do Livro: 10 leituras para você conhecer

Dia Mundial do Livro: 10 leituras para você conhecer

Hoje, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Se você, como eu, ama livros, talvez já soubesse disso. Mas você sabe qual é a origem, e por quê foi escolhido este dia para a celebração aos livros?

A data foi escolhida pela Unesco no ano de 1995 como uma forma de homenagear três autores que morreram no dia 23 de abril de 1616. Coincidência, não? Os autores em questão são o peruano Inca Garcilaso de la Vega, o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês William Shakespeare (que, mais coincidência ainda, supostamente morreu no mesmo dia de nascimento: 23 de abril).

No Dia Mundial do Livro, costumo fazer alguma pequena celebração para relembrar os livros que já li, enaltecer os benefícios da leitura, ou mesmo abrir um livro para ler algumas páginas.

Neste ano, resolvi trazer algumas das minhas 10 leituras favoritas de todos os tempos (foi difícil escolher, pois são tantas!). Nessa seleção, tem livro antigo, tem livro novo (tem mais antigo do que novo), tem ficção, fantasia, romance, biografia e drama. Aproveite, e me conte nos comentários se você já leu alguma dessas histórias, combinado? ;)

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

como eu era antes de você

Quem não chorou rios com esse livro que jogue a primeira pedra! Caso você não tenha lido o livro, vale o mesmo para o filme: é impossível não chorar. A história de Will e Louisa é encantadora, impossível esquecer. E a discussão que o livro traz é de fazer pensar. Eu pensei, pensei, e ainda não cheguei a uma conclusão. Talvez seja isso mesmo, muitas vezes a gente simplesmente aceita o que não pode mudar. :) Vem conferir a resenha dessa história.


Aprendizados, de Gisele Bündchen

aprendizados gisele bundchen

Eu sempre admirei a Gisele. Muito além de seu trabalho como modelo, admiro a pessoa que ela é. Gaúcha como eu, ela trabalha em prol do meio ambiente e defende projetos que eu também acredito. O livro traz muito da sua trajetória como modelo, não somente da parte boa (essa a gente já conhece), mas principalmente os percalços, desafios e dificuldades que ela teve que enfrentar para chegar aonde chegou. E a gente pensando que era só glamour, né?! :,D Leia a resenha completa do livro.


A mágica da arrumação, de Marie Kondo

marie kondo a mágica da arrumação

Eu nunca vou me esquecer: devorei esse livro na praia, há muitos anos. Como eu estava de férias a muitos quilômetros de casa, ainda demoraria alguns dias para retornar. Porém, eu já tinha terminado a leitura, e precisava desesperadamente chegar em casa pra separar meus montinhos entre os tão famosos “isto me traz alegria” e as doações. Foi um livro alegre, leve, e que me fez mudar a forma como enxergava alguns aspectos da minha vida material – e que se mantêm até hoje.


Nove plantas do desejo e a flor de estufa, de Margot Berwin

nove plantas do desejo e a flor de estufa

Essa é uma leitura que comecei sem expectativas, mas me surpreendeu positivamente e me traz boas sensações. Não sou uma pessoa que sabe cuidar de plantas, assim como a protagonista, Lila. Porém, eu amo plantas e, vira e mexe, tenho uma aqui dentro de casa. O livro conta uma aventura de Lila para conseguir plantas misteriosas e extremamente raras. Para isso, terá que fazer uma viagem inesperada para um lugar totalmente fora de seu costume e mudar muitas coisas em sua forma de viver. E, quem sabe, encontrar alguém especial onde menos esperava… Tem resenha aqui no blog, clique para ler!


Girlboss, de Sophia Amoruso

girlboss livro

Como empreendedora, algumas dicas da #girlboss são extremamente úteis (e, muitas vezes, um tapa na cara!). Sophia conta, em seu livro, a história que a série da Netflix não contou (ou maquiou para a tela). Assim como a Gisele, Sophia nem sempre teve uma vida glamurosa como dona de uma loja de roupas. Ela teve que passar por muita coisa até alcançar o sucesso – até mesmo roubar. Um livro que vale a pena para quem tem a pulguinha de começar algum negócio. O primeiro passo? Ler a resenha completa. ;P


A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

hugo cabret

Mais do que uma história incrível, esse livro é daqueles que enchem os olhos, sabe? Ele tem uma encadernação grossa, com diversas ilustrações em preto e branco internas. E antes que você diga que prefere “livros coloridos”, você precisa ver esse livro. Ele vai fazer você largar para sempre essa frase do seu vocabulário. Duvida? Veja as fotos na resenha. É uma história que te prende: ingênua, delicada, inteligente e rica em detalhes. Agora só falta ver o filme.


A bússola de ouro, de Philip Pullman

a bússola de ouro livro

Uma das últimas leituras que fiz. Comecei em setembro de 2020 e terminei os três livros da série apenas em março de 2021 – pós, pandemia, TCC, trabalho, casa, etc, né? Bom, não tá fácil. Mas essa história foi capaz de me tirar do presente e me envolver de forma quase única. Hoje, às vezes eu lembro da Lyra como se fosse uma amiga próxima, que não vejo há um tempo. Ela e seu urso de armadura são inesquecíveis – assim como toda a trilogia, que te transporta, literalmente, pra outros mundos. As resenhas estão fresquinhas aqui no blog, clique aqui para ler!


Julieta, de Anne Fortier

livro julieta

Esse é um livro que eu tinha na estante, mas demorei anos para iniciar a leitura. A autora mescla ficção com vida real, ao apresentar a Julieta de Shakespeare (olha ele aqui de novo) de forma totalmente não convencional. Essa história é uma surpresa atrás da outra, através das ruelas de Roma e dos encontros inesperados com personagens que você não sabe se ama ou odeia. O livro perfeito para quem ama romance e drama na medida certa. É seu estilo? Então leia a resenha completa!


O diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson

o diário de suzana para nicolas

Esse é um livro que eu devorei! Pela sua fina espessura, imaginei que fosse uma história rasa, bobinha. Aqueles livros para ler em um final de semana, sabe? E sim, foi lido em um final de semana, mas de raso ele não tem nada! Eu terminei a leitura de cara inchada, despedaçada com a história e apaixonada por cada linha daquelas páginas. As pessoas ao meu redor riam de mim por estar chorando, e eu fazia o quê? Lembrava da história e chorava mais ainda! Nem todo mundo entende o poder de um bom livro 8) Falei sobre a história na resenha dele.


Identidade roubada, de Chevy Stevens

livro identidade roubada

Essa é a história que eu queria ver em um filme! Eu procurei horas pela internet para saber algum vestígio (qualquer boato) de uma adaptação, mas infelizmente não encontrei nada. Eu me agarrei a esse livro e não conseguia mais largar. Se você já leu Quarto, é mais ou menos a mesma sensação. Mas a esperança é a última que morre, e vira e mexe eu caço notícias pra ver se há alguém interessado em produzir um filme. Vai que um dia rola?! ;P Descubra na resenha por que eu amei essa história.


Essas foram as 10 leituras que separei a dedo para recomendar nesse dia tão especial, que é o Dia Mundial do Livro! Espero que tenham gostado das sugestões! Se tiver mais dicas relacionadas, deixe aqui nos comentários!

Imagem de capa: Freepik

Dia Nacional da Leitura

Dia Nacional da Leitura

ler artigo
10 coisas que todo leitor ama – além de livros

10 coisas que todo leitor ama – além de livros

ler artigo
3 livros que marcaram meu 2020

3 livros que marcaram meu 2020

ler artigo

Comente este post!